Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO PARA PROFESSORES: APOIO À CRIAÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120408
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 304
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO PARA PROFESSORES: APOIO À CRIAÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Com o intuito de obter informações que pudessem subsidiar a elaboração de um livro paradidático para a promoção de hábitos saudáveis em aulas de matemática, foi enviado um questionário para professores da Rede Municipal de Ensino de Joinville. De forma geral, este trabalho se constitui em um estudo qualitativo, com o objetivo de identificar as percepções dos docentes frente a quatro temáticas principais (livro paradidático, hábitos saudáveis, Educação Matemática Crítica e unidade temática números da BNCC). Isto posto, neste artigo será retratado o processo de elaboração, validação, aplicação e análise das respostas dadas para as questões do referido questionário. A base teórica foi a Educação Matemática Crítica, com apoio teórico de Ole Skovsmose (2007; 2014) e para respaldar a validação do questionário, foram utilizadas as ideias de Antônio Carlos Gil (1989). Por fim, a análise das respostas ao questionário foi embasada com a trajetória de análise de conteúdo proposta por Romeu Gomes (2016). Foi constatado que os professores utilizam pouco os livros paradidáticos em sala de aula, bem como não abordam ou pouco abordam questões relacionadas aos hábitos saudáveis em aulas de matemáticas, assim como diversas outras constatações. Os objetivos do artigo foram atingidos, pois foi possível identificar conhecimentos e opiniões dos professores sobre os temas abordados no questionário, que em muito contribuirão para a elaboração do livro paradidático de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID304_TB13_31032025102921.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILLYN NATÁLIA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EMILLYN"
    "autor_email" => "emillynnatalia@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120408
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 304
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO PARA PROFESSORES: APOIO À CRIAÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Com o intuito de obter informações que pudessem subsidiar a elaboração de um livro paradidático para a promoção de hábitos saudáveis em aulas de matemática, foi enviado um questionário para professores da Rede Municipal de Ensino de Joinville. De forma geral, este trabalho se constitui em um estudo qualitativo, com o objetivo de identificar as percepções dos docentes frente a quatro temáticas principais (livro paradidático, hábitos saudáveis, Educação Matemática Crítica e unidade temática números da BNCC). Isto posto, neste artigo será retratado o processo de elaboração, validação, aplicação e análise das respostas dadas para as questões do referido questionário. A base teórica foi a Educação Matemática Crítica, com apoio teórico de Ole Skovsmose (2007; 2014) e para respaldar a validação do questionário, foram utilizadas as ideias de Antônio Carlos Gil (1989). Por fim, a análise das respostas ao questionário foi embasada com a trajetória de análise de conteúdo proposta por Romeu Gomes (2016). Foi constatado que os professores utilizam pouco os livros paradidáticos em sala de aula, bem como não abordam ou pouco abordam questões relacionadas aos hábitos saudáveis em aulas de matemáticas, assim como diversas outras constatações. Os objetivos do artigo foram atingidos, pois foi possível identificar conhecimentos e opiniões dos professores sobre os temas abordados no questionário, que em muito contribuirão para a elaboração do livro paradidático de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID304_TB13_31032025102921.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILLYN NATÁLIA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EMILLYN"
    "autor_email" => "emillynnatalia@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Com o intuito de obter informações que pudessem subsidiar a elaboração de um livro paradidático para a promoção de hábitos saudáveis em aulas de matemática, foi enviado um questionário para professores da Rede Municipal de Ensino de Joinville. De forma geral, este trabalho se constitui em um estudo qualitativo, com o objetivo de identificar as percepções dos docentes frente a quatro temáticas principais (livro paradidático, hábitos saudáveis, Educação Matemática Crítica e unidade temática números da BNCC). Isto posto, neste artigo será retratado o processo de elaboração, validação, aplicação e análise das respostas dadas para as questões do referido questionário. A base teórica foi a Educação Matemática Crítica, com apoio teórico de Ole Skovsmose (2007; 2014) e para respaldar a validação do questionário, foram utilizadas as ideias de Antônio Carlos Gil (1989). Por fim, a análise das respostas ao questionário foi embasada com a trajetória de análise de conteúdo proposta por Romeu Gomes (2016). Foi constatado que os professores utilizam pouco os livros paradidáticos em sala de aula, bem como não abordam ou pouco abordam questões relacionadas aos hábitos saudáveis em aulas de matemáticas, assim como diversas outras constatações. Os objetivos do artigo foram atingidos, pois foi possível identificar conhecimentos e opiniões dos professores sobre os temas abordados no questionário, que em muito contribuirão para a elaboração do livro paradidático de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.