Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

A QUAL FIM SE DESTINA? A VISÃO DE ESTUDANTES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A escola, espaço a que todas as pessoas têm direito, pode apresentar funções diversas. Deste modo, este trabalho busca compreender a visão de estudantes do Ensino Médio sobre a qual fim se destina a escola, tendo em vista suas experiências enquanto discentes de escolas públicas de Porto Alegre e de Viamão (RS). Concepções tradicionais sugerem que esse seja um local de transmissão de valores e conhecimentos necessários à condição humana e indispensáveis para a organização social. Outras abordagens a pensam como um espaço que propicia a participação ativa dos indivíduos na sociedade e, por consequência, o desenvolvimento de uma postura crítica do mundo. Contudo, esses argumentos, mobilizados por estudiosos da área da Educação, podem não necessariamente refletir a opinião daqueles que são, de fato, os protagonistas dentro da sala de aula: as e os estudantes. A partir de uma abordagem qualitativa, com metodologias que englobam revisão de bibliografias, observações em sala de aula, entrevistas semiestruturadas e conversas informais com estudantes, é possível pensar que a escola, sobretudo o ciclo do Ensino Médio, pode assumir, para as e os discentes, uma função mais “prática” em que a instituição não tem mais como preceito fundamental a formação humana, mas, sim, a preparação para aquilo que os sucede: o mercado de trabalho, tendo a Universidade como porta de entrada ou não. A escola passa a ser, portanto, mais um espaço de conhecimentos utilitaristas em que as aprendizagens servem ao propósito funcional de possibilidades de empregabilidade e menos um local de socialização e formação e desenvolvimento de identidades.

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