ANÁLISE DE ARTIGOS SOBRE OFICINAS PEDAGÓGICAS NO PIBID: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120742 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 476 "inscrito_id" => 1334 "titulo" => "ANÁLISE DE ARTIGOS SOBRE OFICINAS PEDAGÓGICAS NO PIBID: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo analisa a importância e a relevância das oficinas pedagógicas no ensino da Matemática, com foco na atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica narrativa, na qual foram analisados artigos acadêmicos sobre oficinas pedagógicas. Para a coleta de dados, foi utilizado o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Sendo definidos critérios de busca para garantir a relevância e especificidade dos resultados. Os termos utilizados para a pesquisa foram “Oficina Pibid Matemática”, no qual foram analisados os que continham aplicações nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que essas oficinas promovem um aprendizado mais dinâmico e significativo, contribuindo para a superação das dificuldades comumente enfrentadas no ensino tradicional da Matemática. A utilização de materiais concretos, jogos e ferramentas tecnológicas se mostrou eficaz na ampliação do interesse dos alunos e na aquisição do conhecimento matemático. Além disso, foi evidenciado que a participação dos bolsistas do PIBID nessas práticas é essencial para sua formação docente, permitindo a vivência de desafios reais da sala de aula e a construção de experiências pedagógicas inovadoras. Por fim, o estudo destaca a necessidade de pesquisas futuras para avaliar os impactos de longo prazo das oficinas no aprendizado matemático e explorar novas metodologias para fortalecer essa abordagem didática." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1334_TB476_06032025092007.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEC SANDER PRESTES DAVILA" "autor_nome_curto" => "ALEC DAVILA" "autor_email" => "alec.davilaprestes@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120742 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 476 "inscrito_id" => 1334 "titulo" => "ANÁLISE DE ARTIGOS SOBRE OFICINAS PEDAGÓGICAS NO PIBID: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo analisa a importância e a relevância das oficinas pedagógicas no ensino da Matemática, com foco na atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica narrativa, na qual foram analisados artigos acadêmicos sobre oficinas pedagógicas. Para a coleta de dados, foi utilizado o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Sendo definidos critérios de busca para garantir a relevância e especificidade dos resultados. Os termos utilizados para a pesquisa foram “Oficina Pibid Matemática”, no qual foram analisados os que continham aplicações nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que essas oficinas promovem um aprendizado mais dinâmico e significativo, contribuindo para a superação das dificuldades comumente enfrentadas no ensino tradicional da Matemática. A utilização de materiais concretos, jogos e ferramentas tecnológicas se mostrou eficaz na ampliação do interesse dos alunos e na aquisição do conhecimento matemático. Além disso, foi evidenciado que a participação dos bolsistas do PIBID nessas práticas é essencial para sua formação docente, permitindo a vivência de desafios reais da sala de aula e a construção de experiências pedagógicas inovadoras. Por fim, o estudo destaca a necessidade de pesquisas futuras para avaliar os impactos de longo prazo das oficinas no aprendizado matemático e explorar novas metodologias para fortalecer essa abordagem didática." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1334_TB476_06032025092007.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEC SANDER PRESTES DAVILA" "autor_nome_curto" => "ALEC DAVILA" "autor_email" => "alec.davilaprestes@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }