Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ANÁLISE DAS MUDANÇAS NO PIBID ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2024 NA PERSPECTIVA DE SUA LEGISLAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120478
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 107
    "inscrito_id" => 628
    "titulo" => "ANÁLISE DAS MUDANÇAS NO PIBID ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2024 NA PERSPECTIVA DE SUA LEGISLAÇÃO"
    "resumo" => "Esse trabalho compõe um projeto de pesquisa mais amplo e em andamento que tem como um de seus objetivos específicos a análise das mudanças pelas quais o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) passou desde a sua criação até o ano de 2024. Para tanto, utilizamo-nos da técnica de análise documental, contemplando 2 decretos e 14 portarias. Como arcabouço teórico-metodológico, fundamentamo-nos em importantes referenciais que discutem a formação de professores, sob diferentes perspectivas. A análise preliminar dos dados nos permite identificar que os objetivos do Pibid focam no incentivo ao magistério, na melhoria da qualidade da educação básica e no estreitamento da relação universidade-escola. Sobre as atribuições, a ênfase é dada à quantidade de horas de dedicação dos alunos ao Programa, no desempenho acadêmico, na assiduidade e na socialização dos resultados dos trabalhos desenvolvidos em eventos. A partir do ano de 2016, passou a ser permitido que os estudantes bolsistas tenham vínculo empregatício, desde que não seja na mesma Instituição de Ensino Superior (IES) e escola em que o projeto Pibid esteja vinculado. A duração das bolsas dos estudantes varia nos documentos entre 12 e 24 meses, com exceção da recente Portaria n. 90/2024, que coloca a possibilidade de recebimento de bolsa por até 60 meses. Sobre o período do curso em que os alunos poderiam ingressar como bolsistas, as portarias publicadas a partir de 2018 possibilitaram a participação de estudantes matriculados desde o primeiro período do curso. Tais mudanças nos documentos do Pibid refletem, de certa maneira, as mudanças do perfil dos estudantes dos cursos de licenciatura nas IES públicas nos últimos anos, além buscarem, com a extensão do tempo de duração das bolsas e pela permissão de vínculo empregatício, a participação de estudantes trabalhadores nos subprojetos, incentivando a permanência nos cursos de formação de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_ID628_TB107_25032025102848.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANNA B FAVARIN"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANNA B F"
    "autor_email" => "geovannafavarin@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120478
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 107
    "inscrito_id" => 628
    "titulo" => "ANÁLISE DAS MUDANÇAS NO PIBID ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2024 NA PERSPECTIVA DE SUA LEGISLAÇÃO"
    "resumo" => "Esse trabalho compõe um projeto de pesquisa mais amplo e em andamento que tem como um de seus objetivos específicos a análise das mudanças pelas quais o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) passou desde a sua criação até o ano de 2024. Para tanto, utilizamo-nos da técnica de análise documental, contemplando 2 decretos e 14 portarias. Como arcabouço teórico-metodológico, fundamentamo-nos em importantes referenciais que discutem a formação de professores, sob diferentes perspectivas. A análise preliminar dos dados nos permite identificar que os objetivos do Pibid focam no incentivo ao magistério, na melhoria da qualidade da educação básica e no estreitamento da relação universidade-escola. Sobre as atribuições, a ênfase é dada à quantidade de horas de dedicação dos alunos ao Programa, no desempenho acadêmico, na assiduidade e na socialização dos resultados dos trabalhos desenvolvidos em eventos. A partir do ano de 2016, passou a ser permitido que os estudantes bolsistas tenham vínculo empregatício, desde que não seja na mesma Instituição de Ensino Superior (IES) e escola em que o projeto Pibid esteja vinculado. A duração das bolsas dos estudantes varia nos documentos entre 12 e 24 meses, com exceção da recente Portaria n. 90/2024, que coloca a possibilidade de recebimento de bolsa por até 60 meses. Sobre o período do curso em que os alunos poderiam ingressar como bolsistas, as portarias publicadas a partir de 2018 possibilitaram a participação de estudantes matriculados desde o primeiro período do curso. Tais mudanças nos documentos do Pibid refletem, de certa maneira, as mudanças do perfil dos estudantes dos cursos de licenciatura nas IES públicas nos últimos anos, além buscarem, com a extensão do tempo de duração das bolsas e pela permissão de vínculo empregatício, a participação de estudantes trabalhadores nos subprojetos, incentivando a permanência nos cursos de formação de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_ID628_TB107_25032025102848.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANNA B FAVARIN"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANNA B F"
    "autor_email" => "geovannafavarin@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Esse trabalho compõe um projeto de pesquisa mais amplo e em andamento que tem como um de seus objetivos específicos a análise das mudanças pelas quais o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) passou desde a sua criação até o ano de 2024. Para tanto, utilizamo-nos da técnica de análise documental, contemplando 2 decretos e 14 portarias. Como arcabouço teórico-metodológico, fundamentamo-nos em importantes referenciais que discutem a formação de professores, sob diferentes perspectivas. A análise preliminar dos dados nos permite identificar que os objetivos do Pibid focam no incentivo ao magistério, na melhoria da qualidade da educação básica e no estreitamento da relação universidade-escola. Sobre as atribuições, a ênfase é dada à quantidade de horas de dedicação dos alunos ao Programa, no desempenho acadêmico, na assiduidade e na socialização dos resultados dos trabalhos desenvolvidos em eventos. A partir do ano de 2016, passou a ser permitido que os estudantes bolsistas tenham vínculo empregatício, desde que não seja na mesma Instituição de Ensino Superior (IES) e escola em que o projeto Pibid esteja vinculado. A duração das bolsas dos estudantes varia nos documentos entre 12 e 24 meses, com exceção da recente Portaria n. 90/2024, que coloca a possibilidade de recebimento de bolsa por até 60 meses. Sobre o período do curso em que os alunos poderiam ingressar como bolsistas, as portarias publicadas a partir de 2018 possibilitaram a participação de estudantes matriculados desde o primeiro período do curso. Tais mudanças nos documentos do Pibid refletem, de certa maneira, as mudanças do perfil dos estudantes dos cursos de licenciatura nas IES públicas nos últimos anos, além buscarem, com a extensão do tempo de duração das bolsas e pela permissão de vínculo empregatício, a participação de estudantes trabalhadores nos subprojetos, incentivando a permanência nos cursos de formação de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.