Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS EXPERIMENTAIS NO PIBID/IFSUL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Em novembro de 2024, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) foi contemplado com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é voltado para estudantes de licenciatura e tem como objetivo proporcionar vivências pedagógicas práticas, promover a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica e incentivar a formação de professores comprometidos com a inovação educacional. Dentro desse contexto, um grupo de bolsistas planeja o desenvolvimento de roteiros experimentais para a disciplina de Ciências, com foco nos estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Tal ideia partiu das necessidades apresentadas pelos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, localizada em Pelotas, Rio Grande do Sul. Os roteiros experimentais consistem em ferramentas pedagógicas estruturadas para orientar os estudantes na execução de atividades práticas que envolvem observação, experimentação e análise de fenômenos científicos. Esses materiais incluem objetivos claros, instruções detalhadas e questionamentos que promovem o pensamento crítico. Sendo assim, o desenvolvimento dessas atividades é de suma relevância, pois oferece aos alunos a oportunidade de construir conhecimentos de maneira ativa e contextualizada, facilitando a compreensão de conceitos abstratos. Além disso, essas práticas fomentam o desenvolvimento de habilidades essenciais como a resolução de problemas, a colaboração em grupo e a comunicação de resultados. Diante desse cenário, iremos investigar a possibilidade da elaboração e aplicação de roteiros experimentais gerarem situações de engajamento dos estudantes na busca de compreensão dos fenômenos e conteúdos e, consequentemente, um aprendizado relevante em Ciências. Acreditamos que tal metodologia favorece o comprometimento nas aulas de Ciências, a melhoria do desempenho escolar e a consolidação de uma compreensão mais profunda dos conteúdos científicos, contribuindo para o desenvolvimento de alunos mais críticos, observadores e reflexivos.

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