Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO PIBID

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O presente estudo relata experiências didáticas realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com Núcleo de Estudo Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI MÃE FAUSTA), voltadas à formação dos licenciandos em Educação Física. Com base nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, as quais tornam obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas, buscou-se contribuir com o currículo da Educação Física, desenvolvendo atividades que exploraram conteúdos como danças tradicionais, jogos de matriz africana, brincadeiras indígenas e discussões sobre identidade e racismo. Objetiva-se preparar os futuros docentes para aplicar a temática das relações étnico-raciais na educação. No contexto das atividades desenvolvidas, destacam-se oficinas temáticas, rodas de conversa e intervenções em sala de aula, possibilitando refletir sobre como o corpo, o movimento e a cultura podem dialogar para promover uma educação inclusiva e antirracista. As atividades foram realizadas em escolas públicas da região para que construíssem um espaço de pertencimento para os alunos. A troca de saberes entre bolsistas do PIBID, professores, supervisores e membros do NEABI foi fundamental para enriquecer o processo formativo, tanto dos estudantes da educação básica, quanto dos futuros professores. O Programa PIBID se revelou um espaço de aproximação entre teoria e prática, permitindo que os acadêmicos de Educação Física pudessem vivenciar metodologias de ação para a aplicação das leis que regulamentam o ensino da cultura afro-brasileira, africana e indígena. A interação direta com as realidades vivenciadas nas escolas públicas contribuiu para que os futuros professores compreendessem as necessidades e desafios de incorporar a diversidade étnico-racial no cotidiano escolar. Concluímos que a Educação Física escolar é fundamental para a inclusão da educação antirracista no âmbito escolar. O PIBID demonstra-se uma ferramenta estratégica para ampliar conhecimentos e ressignificar a função social das licenciaturas.

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