INTERVENÇÃO PRÁTICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120432 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 451 "titulo" => "INTERVENÇÃO PRÁTICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA" "resumo" => "As Estratégias Saúde da Família (ESF) devem ter ao menos um educador físico para realizar atividades físicas no local, com o objetivo de promover a saúde da população do bairro onde o posto atende. O estudo foi desenvolvido na disciplina Prática como Componente Curricular (PCC) IV, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa, onde os estudantes realizaram duas visitas e uma atividade em uma ESF em Uruguaiana/ RS. Esse texto tem como objetivo relatar uma atividade realizada por um grupo de docentes realizada na ESF 04. Na ESF Cohab II, conversando com o pessoal da ESF constatou-se que a comunidade era composta majoritariamente por idosos, principalmente mulheres acima de 50 anos, com limitações físicas e psicológicas. Durante a visita inicial, o educador físico do local destacou um dos desafios enfrentados, como: um enxame de abelhas que dificultava as aulas de ioga, problema que permanecia sem solução devido à demora da prefeitura e à resistência dos moradores em eliminar as abelhas. A partir desse contexto, foi planejado, junto à docente responsável pelo componente curricular e ao educador físico, uma atividade adaptada às necessidades da comunidade, considerando as observações realizadas na intenção de promover saúde física e mental das participantes. No dia da atividade, houve grande adesão e receptividade das alunas, ao realizar as atividades propostas, as participantes se envolveram ativamente, colaborando para sua execução de forma que se sentissem apoiadas e motivadas, destacando-se a interação positiva entre os estudantes e a comunidade. Ao final, realizou-se uma roda de conversa para abordar a importância do exercício físico e colher feedback, proporcionando um momento de reflexão sobre a experiência. Esse processo contribuiu significativamente para a formação prática dos discentes, reforçando competências pedagógicas e a compreensão das demandas específicas de grupos vulneráveis." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID451_TB43_10032025214900.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO DALCIN" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pdalcin0407@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120432 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 451 "titulo" => "INTERVENÇÃO PRÁTICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA" "resumo" => "As Estratégias Saúde da Família (ESF) devem ter ao menos um educador físico para realizar atividades físicas no local, com o objetivo de promover a saúde da população do bairro onde o posto atende. O estudo foi desenvolvido na disciplina Prática como Componente Curricular (PCC) IV, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa, onde os estudantes realizaram duas visitas e uma atividade em uma ESF em Uruguaiana/ RS. Esse texto tem como objetivo relatar uma atividade realizada por um grupo de docentes realizada na ESF 04. Na ESF Cohab II, conversando com o pessoal da ESF constatou-se que a comunidade era composta majoritariamente por idosos, principalmente mulheres acima de 50 anos, com limitações físicas e psicológicas. Durante a visita inicial, o educador físico do local destacou um dos desafios enfrentados, como: um enxame de abelhas que dificultava as aulas de ioga, problema que permanecia sem solução devido à demora da prefeitura e à resistência dos moradores em eliminar as abelhas. A partir desse contexto, foi planejado, junto à docente responsável pelo componente curricular e ao educador físico, uma atividade adaptada às necessidades da comunidade, considerando as observações realizadas na intenção de promover saúde física e mental das participantes. No dia da atividade, houve grande adesão e receptividade das alunas, ao realizar as atividades propostas, as participantes se envolveram ativamente, colaborando para sua execução de forma que se sentissem apoiadas e motivadas, destacando-se a interação positiva entre os estudantes e a comunidade. Ao final, realizou-se uma roda de conversa para abordar a importância do exercício físico e colher feedback, proporcionando um momento de reflexão sobre a experiência. Esse processo contribuiu significativamente para a formação prática dos discentes, reforçando competências pedagógicas e a compreensão das demandas específicas de grupos vulneráveis." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID451_TB43_10032025214900.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO DALCIN" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pdalcin0407@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }