TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR PARA OS DESAFIOS DOCENTES
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120466 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 621 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR PARA OS DESAFIOS DOCENTES" "resumo" => "O uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é capaz de potencializar os processos de ensino e aprendizagem em diferentes áreas. No entanto, sua aplicação ainda é limitada por desafios enfrentados pelos professores. Este relato de experiência apresenta uma atividade didática implementada por uma professora estagiária de Física com uma turma do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Santa Maria/RS. Na atividade, foi utilizada como recurso principal uma ferramenta digital de localização familiar aos alunos, pouco explorada em contextos educacionais. Durante a implementação, a professora enfrentou diversas dificuldades, evidenciando a falta de infraestrutura como um dos principais obstáculos para a integração das TDIC na prática docente. Problemas como conexão precária à internet e ausência de manutenção de equipamentos foram constatados no laboratório de informática da escola, onde muitos Chromebooks estavam descarregados, não conectavam à internet ou não funcionavam. Esses fatores corroboram estudos como o de Costa (2012), que apontam questões estruturais como limitadores da utilização de TDIC em sala de aula. Apesar dos desafios enfrentados, a experiência revelou o potencial transformador das TDIC quando integradas de forma planejada ao ensino. Essa vivência reforça a necessidade de Políticas Públicas que fortaleçam investimentos em infraestrutura escolar, para que as tecnologias digitais possam ser incorporadas de maneira proveitosa à prática pedagógica, e em formação docente, a fim de que o professor se sinta preparado para trabalhar com situações adversas, contribuindo para um ensino mais dinâmico e acessível." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID621_TB91_10022025100302.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALIA MARA BATISTI" "autor_nome_curto" => "TALIA" "autor_email" => "talia.batisti@acad.ufsm.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120466 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 621 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR PARA OS DESAFIOS DOCENTES" "resumo" => "O uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é capaz de potencializar os processos de ensino e aprendizagem em diferentes áreas. No entanto, sua aplicação ainda é limitada por desafios enfrentados pelos professores. Este relato de experiência apresenta uma atividade didática implementada por uma professora estagiária de Física com uma turma do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Santa Maria/RS. Na atividade, foi utilizada como recurso principal uma ferramenta digital de localização familiar aos alunos, pouco explorada em contextos educacionais. Durante a implementação, a professora enfrentou diversas dificuldades, evidenciando a falta de infraestrutura como um dos principais obstáculos para a integração das TDIC na prática docente. Problemas como conexão precária à internet e ausência de manutenção de equipamentos foram constatados no laboratório de informática da escola, onde muitos Chromebooks estavam descarregados, não conectavam à internet ou não funcionavam. Esses fatores corroboram estudos como o de Costa (2012), que apontam questões estruturais como limitadores da utilização de TDIC em sala de aula. Apesar dos desafios enfrentados, a experiência revelou o potencial transformador das TDIC quando integradas de forma planejada ao ensino. Essa vivência reforça a necessidade de Políticas Públicas que fortaleçam investimentos em infraestrutura escolar, para que as tecnologias digitais possam ser incorporadas de maneira proveitosa à prática pedagógica, e em formação docente, a fim de que o professor se sinta preparado para trabalhar com situações adversas, contribuindo para um ensino mais dinâmico e acessível." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID621_TB91_10022025100302.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALIA MARA BATISTI" "autor_nome_curto" => "TALIA" "autor_email" => "talia.batisti@acad.ufsm.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }