O presente estudo traz um panorama dos efeitos do neoliberalismo na política pública de educação, especialmente no tocante ao acesso, permanência e êxito na educação profissional e tecnológica. Foi desenvolvido com o objetivo de analisar os avanços e retrocessos à educação em meio à expansão do neoliberalismo, tendo em vista que o desmonte das políticas públicas foi e ainda é recorrente e se transveste em discursos de inclusão, sem incluir, de acesso, que se mostra insuficiente, e de permanência, com poucos recursos orçamentários que garantam, de fato, a manutenção dos alunos no ambiente acadêmico. Para tanto, foi necessário elaborar um resgate histórico da política de educação no país, seguido da identificação dos avanços e retrocessos ocorridos desde a concepção de educação como um direito fundamental, e por último, foram analisados de que forma o avanço do neoliberalismo influencia nesse cenário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde os dados foram obtidos a partir da pesquisa bibliográfica e interpretados à luz da análise de conteúdo. Diante disso, verificou-se que apesar de ser um direito constitucional, a educação ainda não atinge todos os cantos do país, e que o avanço neoliberal tem fomentado a iniciativa privada e contribuído com o sucateamento das Instituições Públicas de Ensino. Na educação profissional e tecnológica federal há incontestável expansão dos Institutos Federais. Porém, ela vem acompanhada da ausência de investimentos massivos de manutenção e de novos concursos públicos para atender a demanda por profissionais para esses espaços, contribuindo para a precarização do ensino. Dessa forma, conclui-se que apesar da educação ser um direito previsto na Constituição Federal, ainda não chega com qualidade aos locais mais longínquos, e que apesar da criação e expansão dos Institutos Federais para os municípios interioranos, há a necessidade de outros políticas públicas que promovam a permanência e o êxito estudantil.