ESTUDANTES MULHERES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFEPT (2019-2023)
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119437 "edicao_id" => 378 "trabalho_id" => 301 "inscrito_id" => 4107 "titulo" => "ESTUDANTES MULHERES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFEPT (2019-2023)" "resumo" => """ Historicamente, o acesso das mulheres à educação, inclusive à Educação\r\n Profissional, ocorreu acompanhada da restrição aos conhecimentos não relaciona-\r\n dos sócio-culturalmente a papéis tidos como femininos. Atualmente, os Institutos\r\n Federais (IFs) despontam como instituições de Educação Profissional e Tecnológica\r\n (EPT) que buscam a formação integral de todos(as) os(as) estudantes, combatendo,\r\n portanto, desigualdades de gênero. Neste artigo, analisamos a produção científica\r\n do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)\r\n sobre estudantes mulheres nos cursos técnicos integrados dos IFs de 2019 a 2023.\r\n Constituíram-se referenciais teóricos autores que abordam sobre a EPT, como\r\n Pacheco (2015) e Frigotto (2018); e sobre gênero, como Rocha (2016), Bolzani (2017)\r\n e Kovaleski et al . (2013). O estudo é de natureza qualitativa, de caráter exploratório\r\n e bibliográfico, do tipo “Estado do Conhecimento”. Como fonte de pesquisa, utiliza-\r\n mos o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de\r\n Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Observatório do ProfEPT. Os trabalhos foram\r\n selecionados a partir da leitura dos títulos, resumos e palavras-chave. Para a análise,\r\n utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos sete trabalhos, que foram lidos na íntegra. Os resultados das produções mostraram que\r\n as mulheres ganharam espaço nos cursos técnicos integrados dos IFs. Apesar disso,\r\n as relações de gênero continuam impactando negativamente o acesso e a perma-\r\n nência das mulheres em áreas majoritariamente ocupadas por homens. Nos cursos\r\n dessas áreas, tradicionalmente tidas como masculinas, os índices de matrícula são\r\n menores e os de evasão são maiores por parte das mulheres. Ressaltamos a neces-\r\n sidade de mais pesquisas que abordem o tema das desigualdades de gênero no\r\n âmbito dos IFs para aprofundamento desses achados.\r\n Palavras-chave: Gênero, Cursos técnicos integrados, Institutos Federais, Educação\r\n Profissional e Tecnológica, Estado do conhecimento. """ "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID4107_TB301_14102024150538.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:36:08" "updated_at" => "2025-01-31 15:40:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE KAROLINE GUERRA DE BARROS" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycekarolineguerraadv@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:39:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119437 "edicao_id" => 378 "trabalho_id" => 301 "inscrito_id" => 4107 "titulo" => "ESTUDANTES MULHERES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFEPT (2019-2023)" "resumo" => """ Historicamente, o acesso das mulheres à educação, inclusive à Educação\r\n Profissional, ocorreu acompanhada da restrição aos conhecimentos não relaciona-\r\n dos sócio-culturalmente a papéis tidos como femininos. Atualmente, os Institutos\r\n Federais (IFs) despontam como instituições de Educação Profissional e Tecnológica\r\n (EPT) que buscam a formação integral de todos(as) os(as) estudantes, combatendo,\r\n portanto, desigualdades de gênero. Neste artigo, analisamos a produção científica\r\n do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)\r\n sobre estudantes mulheres nos cursos técnicos integrados dos IFs de 2019 a 2023.\r\n Constituíram-se referenciais teóricos autores que abordam sobre a EPT, como\r\n Pacheco (2015) e Frigotto (2018); e sobre gênero, como Rocha (2016), Bolzani (2017)\r\n e Kovaleski et al . (2013). O estudo é de natureza qualitativa, de caráter exploratório\r\n e bibliográfico, do tipo “Estado do Conhecimento”. Como fonte de pesquisa, utiliza-\r\n mos o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de\r\n Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Observatório do ProfEPT. Os trabalhos foram\r\n selecionados a partir da leitura dos títulos, resumos e palavras-chave. Para a análise,\r\n utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos sete trabalhos, que foram lidos na íntegra. Os resultados das produções mostraram que\r\n as mulheres ganharam espaço nos cursos técnicos integrados dos IFs. Apesar disso,\r\n as relações de gênero continuam impactando negativamente o acesso e a perma-\r\n nência das mulheres em áreas majoritariamente ocupadas por homens. Nos cursos\r\n dessas áreas, tradicionalmente tidas como masculinas, os índices de matrícula são\r\n menores e os de evasão são maiores por parte das mulheres. Ressaltamos a neces-\r\n sidade de mais pesquisas que abordem o tema das desigualdades de gênero no\r\n âmbito dos IFs para aprofundamento desses achados.\r\n Palavras-chave: Gênero, Cursos técnicos integrados, Institutos Federais, Educação\r\n Profissional e Tecnológica, Estado do conhecimento. """ "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID4107_TB301_14102024150538.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:36:08" "updated_at" => "2025-01-31 15:40:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE KAROLINE GUERRA DE BARROS" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycekarolineguerraadv@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:39:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 378 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "logo" => null "capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "timbrado" => "6791194aa91db_22012025131402.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:04" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 378 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-educacao-profissional-e-tecnologica-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT20" "logo" => null "capa" => "6791194aa8397_22012025131402.jpg" "timbrado" => "6791194aa91db_22012025131402.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:04" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 247 "edicao_id" => 378 "codigo" => "978-65-5222-023-3" "capa" => "6791194aaaf77_22012025131402.png" "titulo" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "prefacio" => """ Esta obra é uma coletânea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no X Congresso Nacional de Educação. Reúne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do currículo no ensino médio integrado, analisam práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica, bem como buscam compreender os recursos didáticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\n O debate sobre a educação profissional e tecnológica continua abarcando a dicotomia educação para o “fazer” versus educação para o “pensar”. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira não universaliza a escola básica e reproduz a lógica da educação profissional e tecnológica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constituição Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educação básica de nível médio é um direito universal. Logo, a educação profissional e tecnológica deve articular-se com a educação básica. Para Saviani (2007), então, o papel da escola de nível médio dever ser de recuperar a relação entre o conhecimento e prática do trabalho. Moraes e Küller (2016) reforçam que, quanto à educação profissional, objetiva adquirir competências, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada função profissional; isto atrelado à formação integral do cidadão.<br />\r\n Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, vivências, experiências e perfil dos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica - os docentes e os técnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de formação desses sujeitos. <br />\r\n Apresentam, também, relatos de experiências de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre currículo e avaliação, sobre os desafios para a integração curricular e apresentam produtos educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica.<br />\r\n São discutidas, ainda, de maneira específica, as questões relativas à permanência e êxito de estudantes, bem como suas (des)motivações para estudar. Além disso, traz o debate sobre inclusão, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino já citada.<br />\r\n Trabalhos de revisão bibliográfica também são encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princípio educativo e sobre o conceito de educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, as reflexões, experiências e discussões abordadas nesta coletânea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educação profissional e tecnológica e sua importância para a superação da dualidade entre a educação para o “fazer” versus educação para o “pensar”.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n JANEÍNE DE OLIVEIRA VALIDO<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA<br />\r\n ARLENE LEÃO DE LIMA DUARTE<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES<br />\r\n FRANCISCO DINIZ JÚNIOR<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA<br />\r\n FRANCISCO GUIMARÃES DE ASSIS<br />\r\n MARCOS ANTÔNIO DA SILVA<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679a6182079f1_29012025141234.pdf" "arquivo" => "28012025152127-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:12:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 247 "edicao_id" => 378 "codigo" => "978-65-5222-023-3" "capa" => "6791194aaaf77_22012025131402.png" "titulo" => "CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)" "prefacio" => """ Esta obra é uma coletânea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no X Congresso Nacional de Educação. Reúne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do currículo no ensino médio integrado, analisam práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica, bem como buscam compreender os recursos didáticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\n O debate sobre a educação profissional e tecnológica continua abarcando a dicotomia educação para o “fazer” versus educação para o “pensar”. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira não universaliza a escola básica e reproduz a lógica da educação profissional e tecnológica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constituição Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educação básica de nível médio é um direito universal. Logo, a educação profissional e tecnológica deve articular-se com a educação básica. Para Saviani (2007), então, o papel da escola de nível médio dever ser de recuperar a relação entre o conhecimento e prática do trabalho. Moraes e Küller (2016) reforçam que, quanto à educação profissional, objetiva adquirir competências, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada função profissional; isto atrelado à formação integral do cidadão.<br />\r\n Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, vivências, experiências e perfil dos profissionais da Educação Profissional e Tecnológica - os docentes e os técnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de formação desses sujeitos. <br />\r\n Apresentam, também, relatos de experiências de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre currículo e avaliação, sobre os desafios para a integração curricular e apresentam produtos educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica.<br />\r\n São discutidas, ainda, de maneira específica, as questões relativas à permanência e êxito de estudantes, bem como suas (des)motivações para estudar. Além disso, traz o debate sobre inclusão, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino já citada.<br />\r\n Trabalhos de revisão bibliográfica também são encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princípio educativo e sobre o conceito de educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, as reflexões, experiências e discussões abordadas nesta coletânea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educação profissional e tecnológica e sua importância para a superação da dualidade entre a educação para o “fazer” versus educação para o “pensar”.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n JANEÍNE DE OLIVEIRA VALIDO<br />\r\n GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA<br />\r\n PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA<br />\r\n ARLENE LEÃO DE LIMA DUARTE<br />\r\n DIEGO DOS SANTOS ALVES<br />\r\n FRANCISCO DINIZ JÚNIOR<br />\r\n JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA<br />\r\n FRANCISCO GUIMARÃES DE ASSIS<br />\r\n MARCOS ANTÔNIO DA SILVA<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO<br />\r\n GÉSSIKA CECÍLIA CARVALHO DA SILVA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679a6182079f1_29012025141234.pdf" "arquivo" => "28012025152127-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:39:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:12:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }