Discute-se neste capítulo os manifestos contextuais sobre a qualidade de vida no trabalho dos profissionais da Educação, oportunizando uma partilha ontológica sobre o Programa Qualidade de Vida implementado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Desta forma, tem como objetivo, ampliar o debate sobre a qualidade de vida no trabalho dos profissionais da Educação, sobretudo, no serviço público brasileiro. Refere-se a um ensaio textual organizado em três sessões: 1. Concepções teóricas sobre a qualidade de vida; 2. Qualidade de vida no trabalho em educação; 3. O Programa Qualidade de Vida do IFCE: trajetos formativos iniciais e futuros. Neste constructo textual são discutidas algumas concepções teóricas sobre a qualidade de vida, em especial, no trabalho dos profissionais da Educação se estreitando ao debate no serviço público. Apresenta-se a gênese contextual do Programa Qualidade de Vida do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, tecendo suas trajetórias de implantação, desafios de execução e propostas de futuro. Considera- se importante esta partilha de experiências e imperativo que possamos discutir sobre a saúde do trabalhador da Educação no intuito de se fomentar estratégias facilitadoras de implementação de políticas e programas voltados à qualidade de vida de servidores das instituições públicas de ensino.