A FORMAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO EMPREENDEDORISMO NEOLIBERAL: UM OLHAR PARA OS SUJEITOS DO CURSO SUBSEQUENTE TÉCNICO EM PANIFICAÇÃO DO IFRS- CÂMPUS PORTO ALEGRE.
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No entanto, recaem sobre os direitos, as manifestações de interesse do mercado educacional, que sustenta uma lógica desviante da LDB. Tais desvios são apreendidos por mecanismos de direção e domínio do status quo e das diretrizes políticas e societais. Assim, observamos a partir de análise da (BNCC) e Lei n.13.415/2017, com foco nos Cursos Subsequentes, que são ofertados sob a ótica do empreendedorismo. Entendemos que essas diretrizes e ofertas educativas estimulam a oferta de um conhecimento fragmentado. Em concreto, buscamos demonstrar que tais políticas, imersas no ethos do capitalismo neoliberal, visam estimular uma educação conformadora, na qual há um afinamento com teorias e direcionamentos à formação de mentalidade pela verve meritocrática, onde o empreendedorismo é alçado como prática educativa para a possibilidade de inserção e ascensão no mercado de trabalho. 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O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n ◀Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem o ▶ O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. 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Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira não universaliza a escola básica e reproduz a lógica da educação profissional e tecnológica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constituição Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educação básica de nível médio é um direito universal. Logo, a educação profissional e tecnológica deve articular-se com a educação básica. Para Saviani (2007), então, o papel da escola de nível médio dever ser de recuperar a relação entre o conhecimento e prática do trabalho. 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