Este trabalho versa sobre A Gestão do Plano de Estudo Individual (PEI) no âmbito do campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que tem como objetivo geral a promoção do sucesso dos estudantes e contribui para a redução dos indicadores de evasão e retenção nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, em tempo integral da Instituição. O PEI é uma das modalidades da Progressão Parcial de Estudos (PPE). A PPE possibilita que o estudante seja promovido para o período letivo seguinte, mesmo sem ter tido rendimento satisfatório em até 2 (dois) componentes curriculares do período letivo anterior. A gestão do PEI é conduzida pela Coordenação Técnica Pedagógica (CTP) e tem como objetivos específicos: estimular o compromisso dos coordenadores, professores e alunos na elaboração e execução do PEI; fomentar a consciência ética dos atores envolvidos no processo, no que diz respeito à elaboração e desenvolvimento da ação; e estimular o respeito ao tempo de aprendizagem e características individuais dos estudantes. Para alcançar tais objetivos, são realizadas as seguintes ações: acompanhamentos individuais e coletivos dos discentes e dos ministrantes do PEI; relatos dos docentes e alunos líderes de turma em Conselhos de Classe; feedback aos pais dos estudantes em PEI; e por meio do rendimento acadêmico. A metodologia de pesquisa qualitativa utilizada nesta proposta diz respeito ao estudo de caso. Os dados do período de 2022 e 2023: em 2022: 19 alunos acompanhados em PEI, 18 foram aprovados e 2023, dos 10 alunos em PEI, houve aprovação de todos (100%). Nesse sentido, a gestão do PEI é uma prática pedagógica que contribui para a permanência e o êxito estudantil bem como para a redução dos indicadores de retenção e evasão dos estudantes dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio em tempo integral.