A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) abrange o ensino desde a qualificação profissional até ao nível de pós-graduação stricto-sensu profissional, capacitando diferentes indivíduos para uma atuação profissional significativa na realidade em que estão inseridos, de forma a promover a transformação dessa realidade. O emprego de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino, representa uma ferramenta para aplicação de metodologias ativas de ensino, as quais contrastam com o modelo tradicional de ensino e permitem que o discente outrora espectador, seja agora protagonista na construção do conhecimento, tendo o professor como auxiliar neste processo e não como transmissor do conhecimento. O presente trabalho, busca através de uma revisão narrativa da literatura, de caráter qualitativo, dissertar sobre o uso das TICs no âmbito da EPT, trazendo em pauta os principais avanços e desafios encontrados nesse processo. O emprego dessas tecnologias facilita a absorção do conhecimento construído no ambiente educacional, assim como permite aos alunos a construção de uma autonomia na busca pelo saber. A inclusão digital ainda representa um grande desafio a vencer, prejudicando a forma como os alunos percebem e utilizam as TICs no processo de ensino-aprendizagem, não restringindo-se a ausência de contato com dispositivos tecnológicos e acesso à internet. Compreender a importância da aplicação das TICs no processo de ensino-aprendizagem e como é possível preencher as lacunas existentes, tendo como base os diferentes cenários geográficos e socioeconômicos das instituições de ensino brasileiras, consiste em uma etapa para transpor os desafios oriundos dessa face da educação.