A pesquisa aqui estabelecida retratou a realidade vivenciada por discentes e docentes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Edson Simões na cidade de São José do Egito PE, seus objetivos se pautaram em analisar os impactos da pandemia da COVID-19 nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em contexto de ensino remoto no ensino de sociologia, considerando a medida sanitária de distanciamento social. Ou seja, os dados apresentados demonstraram como os alunos da referida escola conseguiram em virtude do distanciamento necessário administrar seus estudos e o uso das TDICs, mediante as dificuldades de acessibilidade por parte do aparelhamento tecnológico. Destacamos ainda como docentes e discentes conseguiram se adaptar a utilização desses meios com a rapidez necessária na qual o momento pedia. tendo como base, as contribuições teóricas de Pierre Lévy (2000), Manuel Castells (1999 – 2005), Adam Schaff (1985). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem do ensino de Sociologia, no Ensino Médio, através do aparelhamento digital, e desenvolver meios que possibilitassem uma melhor resolução para os problemas elencados. Consideramos que apesar da Pandemia da COVID-19 e seus reflexos no ensino de Sociologia através das aulas remotas, foi mostrado a importância que tem o uso das TDICs e seu direcionamento pedagógico nesse momento ímpar de aprendizagem para discentes e docentes.