IMPACTOS DAS TDICS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA EREM EDSON SIMÕES EM SÃO JOSÉ DO EGITO-PE
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119413 "edicao_id" => 377 "trabalho_id" => 6514 "inscrito_id" => 3229 "titulo" => "IMPACTOS DAS TDICS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA EREM EDSON SIMÕES EM SÃO JOSÉ DO EGITO-PE" "resumo" => "A pesquisa aqui estabelecida retratou a realidade vivenciada por discentes e docentes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Edson Simões na cidade de São José do Egito PE, seus objetivos se pautaram em analisar os impactos da pandemia da COVID-19 nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em contexto de ensino remoto no ensino de sociologia, considerando a medida sanitária de distanciamento social. Ou seja, os dados apresentados demonstraram como os alunos da referida escola conseguiram em virtude do distanciamento necessário administrar seus estudos e o uso das TDICs, mediante as dificuldades de acessibilidade por parte do aparelhamento tecnológico. Destacamos ainda como docentes e discentes conseguiram se adaptar a utilização desses meios com a rapidez necessária na qual o momento pedia. tendo como base, as contribuições teóricas de Pierre Lévy (2000), Manuel Castells (1999 – 2005), Adam Schaff (1985). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem do ensino de Sociologia, no Ensino Médio, através do aparelhamento digital, e desenvolver meios que possibilitassem uma melhor resolução para os problemas elencados. Consideramos que apesar da Pandemia da COVID-19 e seus reflexos no ensino de Sociologia através das aulas remotas, foi mostrado a importância que tem o uso das TDICs e seu direcionamento pedagógico nesse momento ímpar de aprendizagem para discentes e docentes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID3229_TB6514_01102024223238.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:33:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN JONES LEITE HENRIQUE DIAS" "autor_nome_curto" => "ALAN JONES LEIT" "autor_email" => "alan.mercury@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119413 "edicao_id" => 377 "trabalho_id" => 6514 "inscrito_id" => 3229 "titulo" => "IMPACTOS DAS TDICS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA EREM EDSON SIMÕES EM SÃO JOSÉ DO EGITO-PE" "resumo" => "A pesquisa aqui estabelecida retratou a realidade vivenciada por discentes e docentes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Edson Simões na cidade de São José do Egito PE, seus objetivos se pautaram em analisar os impactos da pandemia da COVID-19 nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em contexto de ensino remoto no ensino de sociologia, considerando a medida sanitária de distanciamento social. Ou seja, os dados apresentados demonstraram como os alunos da referida escola conseguiram em virtude do distanciamento necessário administrar seus estudos e o uso das TDICs, mediante as dificuldades de acessibilidade por parte do aparelhamento tecnológico. Destacamos ainda como docentes e discentes conseguiram se adaptar a utilização desses meios com a rapidez necessária na qual o momento pedia. tendo como base, as contribuições teóricas de Pierre Lévy (2000), Manuel Castells (1999 – 2005), Adam Schaff (1985). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem do ensino de Sociologia, no Ensino Médio, através do aparelhamento digital, e desenvolver meios que possibilitassem uma melhor resolução para os problemas elencados. Consideramos que apesar da Pandemia da COVID-19 e seus reflexos no ensino de Sociologia através das aulas remotas, foi mostrado a importância que tem o uso das TDICs e seu direcionamento pedagógico nesse momento ímpar de aprendizagem para discentes e docentes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID3229_TB6514_01102024223238.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:33:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN JONES LEITE HENRIQUE DIAS" "autor_nome_curto" => "ALAN JONES LEIT" "autor_email" => "alan.mercury@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 377 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "logo" => null "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 377 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "logo" => null "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 246 "edicao_id" => 377 "codigo" => "978-65-5222-022-6" "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "prefacio" => """ O Congresso Nacional de Educação – CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Ceará, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central “Inovação e Sustentabilidade na Educação: desafios e possibilidades na era digital”, o congresso proporcionou um espaço fecundo para a troca de experiências, reflexões críticas e proposições que buscam transformar práticas pedagógicas à luz das demandas tecnológicas do século XXI.<br />\r\n <br />\r\n O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 – Tecnologias e Educação) veio discutir o impacto das tecnologias no cenário educacional contemporâneo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n <br />\r\n Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educação básica e superior, na educação a distância, bem como em contextos de formação continuada e inclusão digital. Os artigos aqui reunidos trazem investigações e relatos de experiências que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de práticas pedagógicas ativas, no desenvolvimento de competências digitais, na promoção da aprendizagem personalizada e na construção de espaços de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n <br />\r\n As contribuições refletem a riqueza e a complexidade das interações entre educação e tecnologia, destacando tanto os avanços quanto os desafios. Discussões sobre ética digital, desigualdades no acesso às ferramentas tecnológicas e estratégias para integrar tecnologias emergentes como inteligência artificial, realidade virtual e gamificação revelam o compromisso dos participantes com a construção de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n <br />\r\n Além disso, o GT 19 reafirmou a importância de iniciativas que promovam a formação de professores para o uso crítico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribuições deste e-book não apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas também constituem uma fonte de inspiração e orientação para pesquisadores e profissionais da educação que enfrentam os desafios da transformação digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n <br />\r\n Que este e-book seja um marco na construção coletiva de saberes e práticas que possibilitem uma educação cada vez mais conectada, acessível e significativa.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM<br />\r\n MARLUCE TORQUATO LIMA GONÇALVES<br />\r\n FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n THIAGO ACÁCIO RAPOSO<br />\r\n LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n OTÁVIO VIEIRA SOBREIRA JÚNIOR<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n MAYARA SETÚBAL OLIVEIRA ARAÚJO<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n GERMANA COSTA PAIXÃO<br />\r\n SHIRLIANE DE ARAÚJO SOUSA<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf" "arquivo" => "11022025144841-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-02-11 14:48:41" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 246 "edicao_id" => 377 "codigo" => "978-65-5222-022-6" "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "prefacio" => """ O Congresso Nacional de Educação – CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Ceará, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central “Inovação e Sustentabilidade na Educação: desafios e possibilidades na era digital”, o congresso proporcionou um espaço fecundo para a troca de experiências, reflexões críticas e proposições que buscam transformar práticas pedagógicas à luz das demandas tecnológicas do século XXI.<br />\r\n <br />\r\n O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 – Tecnologias e Educação) veio discutir o impacto das tecnologias no cenário educacional contemporâneo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n <br />\r\n Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educação básica e superior, na educação a distância, bem como em contextos de formação continuada e inclusão digital. Os artigos aqui reunidos trazem investigações e relatos de experiências que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de práticas pedagógicas ativas, no desenvolvimento de competências digitais, na promoção da aprendizagem personalizada e na construção de espaços de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n <br />\r\n As contribuições refletem a riqueza e a complexidade das interações entre educação e tecnologia, destacando tanto os avanços quanto os desafios. Discussões sobre ética digital, desigualdades no acesso às ferramentas tecnológicas e estratégias para integrar tecnologias emergentes como inteligência artificial, realidade virtual e gamificação revelam o compromisso dos participantes com a construção de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n <br />\r\n Além disso, o GT 19 reafirmou a importância de iniciativas que promovam a formação de professores para o uso crítico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribuições deste e-book não apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas também constituem uma fonte de inspiração e orientação para pesquisadores e profissionais da educação que enfrentam os desafios da transformação digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n <br />\r\n Que este e-book seja um marco na construção coletiva de saberes e práticas que possibilitem uma educação cada vez mais conectada, acessível e significativa.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM<br />\r\n MARLUCE TORQUATO LIMA GONÇALVES<br />\r\n FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n THIAGO ACÁCIO RAPOSO<br />\r\n LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n OTÁVIO VIEIRA SOBREIRA JÚNIOR<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n MAYARA SETÚBAL OLIVEIRA ARAÚJO<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n GERMANA COSTA PAIXÃO<br />\r\n SHIRLIANE DE ARAÚJO SOUSA<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf" "arquivo" => "11022025144841-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-02-11 14:48:41" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }