Artigo CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-022-6

ALFABETIZAÇÃO NA ERA DIGITAL: CONTRIBUTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O CICLO ALFABETIZADOR

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 19 - Tecnologias e educação
0 of 0
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119398 "edicao_id" => 377 "trabalho_id" => 3426 "inscrito_id" => 7091 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA ERA DIGITAL: CONTRIBUTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O CICLO ALFABETIZADOR" "resumo" => "Nas últimas décadas, a tecnologia vem transformando os métodos de ensino e aprendizagem, bem como criando novos desafios e oportunidades na educação, em especial, no ciclo alfabetizador da educação básica. Nesta perspectiva, o presente estudo visa explorar a alfabetização na era digital por meio do uso de metodologia ativa e aprendizagem significativa. Metodologicamente, este trabalho é de abordagem qualitativa, no qual realizou-se um estudo de caso, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, além de uma revisão bibliográfica sobre a temática em questão para fundamentar a abordagem teórica. O objetivo deste, é investigar como as práticas de alfabetização podem ser potencializadas pelo uso de tecnologias digitais e metodologias ativas, a fim de promover uma aprendizagem significativa para os educandos. A pesquisa contou com a colaboração de professores de uma escola de educação básica da cidade de Pentecostes-CE, com experiência em tecnologias digitais em sala de aula e prática de metodologias ativas. Foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas, conduzidas individualmente, permitindo uma análise das percepções e práticas docentes no contexto da alfabetização digital. A análise de dados na pesquisa ocorreu por meio da análise temática. Esse processo envolveu a identificação de temas significativos e sua interpretação em relação ao objeto de estudo. Os resultados indicam que o uso integrado de tecnologias digitais e metodologias ativas facilitam a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e colaborativos, promovendo, dessa forma, uma alfabetização envolvente e significativa. Conclui-se que a alfabetização na era digital, apoiada por metodologia ativa e aprendizagem significativa, representa uma abordagem promissora para enfrentar os desafios da educação contemporânea. O estudo reforça ainda, a necessidade de formação contínua dos professores nas áreas de tecnologia educacional e metodologias inovadoras, visando integrar os benefícios da educação digital no processo de ensino e aprendizagem.Nas últimas décadas, a tecnologia vem transformando os métodos de ensino e aprendizagem, bem como criando novos desafios e oportunidades na educação, em especia" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID7091_TB3426_21102024200721.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:33:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS RENÊE MARTINS MACIEL" "autor_nome_curto" => "RENÊE MARTINS" "autor_email" => "carlosrenee2005@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119398 "edicao_id" => 377 "trabalho_id" => 3426 "inscrito_id" => 7091 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA ERA DIGITAL: CONTRIBUTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O CICLO ALFABETIZADOR" "resumo" => "Nas últimas décadas, a tecnologia vem transformando os métodos de ensino e aprendizagem, bem como criando novos desafios e oportunidades na educação, em especial, no ciclo alfabetizador da educação básica. Nesta perspectiva, o presente estudo visa explorar a alfabetização na era digital por meio do uso de metodologia ativa e aprendizagem significativa. Metodologicamente, este trabalho é de abordagem qualitativa, no qual realizou-se um estudo de caso, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, além de uma revisão bibliográfica sobre a temática em questão para fundamentar a abordagem teórica. O objetivo deste, é investigar como as práticas de alfabetização podem ser potencializadas pelo uso de tecnologias digitais e metodologias ativas, a fim de promover uma aprendizagem significativa para os educandos. A pesquisa contou com a colaboração de professores de uma escola de educação básica da cidade de Pentecostes-CE, com experiência em tecnologias digitais em sala de aula e prática de metodologias ativas. Foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas, conduzidas individualmente, permitindo uma análise das percepções e práticas docentes no contexto da alfabetização digital. A análise de dados na pesquisa ocorreu por meio da análise temática. Esse processo envolveu a identificação de temas significativos e sua interpretação em relação ao objeto de estudo. Os resultados indicam que o uso integrado de tecnologias digitais e metodologias ativas facilitam a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e colaborativos, promovendo, dessa forma, uma alfabetização envolvente e significativa. Conclui-se que a alfabetização na era digital, apoiada por metodologia ativa e aprendizagem significativa, representa uma abordagem promissora para enfrentar os desafios da educação contemporânea. O estudo reforça ainda, a necessidade de formação contínua dos professores nas áreas de tecnologia educacional e metodologias inovadoras, visando integrar os benefícios da educação digital no processo de ensino e aprendizagem.Nas últimas décadas, a tecnologia vem transformando os métodos de ensino e aprendizagem, bem como criando novos desafios e oportunidades na educação, em especia" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID7091_TB3426_21102024200721.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:33:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS RENÊE MARTINS MACIEL" "autor_nome_curto" => "RENÊE MARTINS" "autor_email" => "carlosrenee2005@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 377 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "logo" => null "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 377 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "logo" => null "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 246 "edicao_id" => 377 "codigo" => "978-65-5222-022-6" "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "prefacio" => """ O Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e Sustentabilidade na Educa&ccedil;&atilde;o: desafios e possibilidades na era digital&rdquo;, o congresso proporcionou um espa&ccedil;o fecundo para a troca de experi&ecirc;ncias, reflex&otilde;es cr&iacute;ticas e proposi&ccedil;&otilde;es que buscam transformar pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas &agrave; luz das demandas tecnol&oacute;gicas do s&eacute;culo XXI.<br />\r\nO Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisado <br />\r\n O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acirc;neo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\nO Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acir <br />\r\n Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, na educa&ccedil;&atilde;o a dist&acirc;ncia, bem como em contextos de forma&ccedil;&atilde;o continuada e inclus&atilde;o digital. Os artigos aqui reunidos trazem investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de experi&ecirc;ncias que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ativas, no desenvolvimento de compet&ecirc;ncias digitais, na promo&ccedil;&atilde;o da aprendizagem personalizada e na constru&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\nEste e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;s <br />\r\n As contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os avan&ccedil;os quanto os desafios. Discuss&otilde;es sobre &eacute;tica digital, desigualdades no acesso &agrave;s ferramentas tecnol&oacute;gicas e estrat&eacute;gias para integrar tecnologias emergentes como intelig&ecirc;ncia artificial, realidade virtual e gamifica&ccedil;&atilde;o revelam o compromisso dos participantes com a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\nAs contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os a <br />\r\n Al&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribui&ccedil;&otilde;es deste e-book n&atilde;o apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas tamb&eacute;m constituem uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o e orienta&ccedil;&atilde;o para pesquisadores e profissionais da educa&ccedil;&atilde;o que enfrentam os desafios da transforma&ccedil;&atilde;o digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\nAl&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativ <br />\r\n Que este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conectada, acess&iacute;vel e significativa.<br />\r\nQue este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conect &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n &nbsp; """ "conselho_editorial" => """ FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM<br />\r\n MARLUCE TORQUATO LIMA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO<br />\r\n LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n OT&Aacute;VIO VIEIRA SOBREIRA J&Uacute;NIOR<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n MAYARA SET&Uacute;BAL OLIVEIRA ARA&Uacute;JO<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n GERMANA COSTA PAIX&Atilde;O<br />\r\n SHIRLIANE DE ARA&Uacute;JO SOUSA<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf" "arquivo" => "11022025144841-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-02-11 14:48:41" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 246 "edicao_id" => 377 "codigo" => "978-65-5222-022-6" "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "prefacio" => """ O Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e Sustentabilidade na Educa&ccedil;&atilde;o: desafios e possibilidades na era digital&rdquo;, o congresso proporcionou um espa&ccedil;o fecundo para a troca de experi&ecirc;ncias, reflex&otilde;es cr&iacute;ticas e proposi&ccedil;&otilde;es que buscam transformar pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas &agrave; luz das demandas tecnol&oacute;gicas do s&eacute;culo XXI.<br />\r\nO Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisado <br />\r\n O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acirc;neo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\nO Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acir <br />\r\n Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, na educa&ccedil;&atilde;o a dist&acirc;ncia, bem como em contextos de forma&ccedil;&atilde;o continuada e inclus&atilde;o digital. Os artigos aqui reunidos trazem investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de experi&ecirc;ncias que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ativas, no desenvolvimento de compet&ecirc;ncias digitais, na promo&ccedil;&atilde;o da aprendizagem personalizada e na constru&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\nEste e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;s <br />\r\n As contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os avan&ccedil;os quanto os desafios. Discuss&otilde;es sobre &eacute;tica digital, desigualdades no acesso &agrave;s ferramentas tecnol&oacute;gicas e estrat&eacute;gias para integrar tecnologias emergentes como intelig&ecirc;ncia artificial, realidade virtual e gamifica&ccedil;&atilde;o revelam o compromisso dos participantes com a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\nAs contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os a <br />\r\n Al&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribui&ccedil;&otilde;es deste e-book n&atilde;o apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas tamb&eacute;m constituem uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o e orienta&ccedil;&atilde;o para pesquisadores e profissionais da educa&ccedil;&atilde;o que enfrentam os desafios da transforma&ccedil;&atilde;o digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\nAl&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativ <br />\r\n Que este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conectada, acess&iacute;vel e significativa.<br />\r\nQue este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conect &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n &nbsp; """ "conselho_editorial" => """ FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM<br />\r\n MARLUCE TORQUATO LIMA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO<br />\r\n LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n OT&Aacute;VIO VIEIRA SOBREIRA J&Uacute;NIOR<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n MAYARA SET&Uacute;BAL OLIVEIRA ARA&Uacute;JO<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n GERMANA COSTA PAIX&Atilde;O<br />\r\n SHIRLIANE DE ARA&Uacute;JO SOUSA<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf" "arquivo" => "11022025144841-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-02-11 14:48:41" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Nas últimas décadas, a tecnologia vem transformando os métodos de ensino e aprendizagem, bem como criando novos desafios e oportunidades na educação, em especial, no ciclo alfabetizador da educação básica. Nesta perspectiva, o presente estudo visa explorar a alfabetização na era digital por meio do uso de metodologia ativa e aprendizagem significativa. Metodologicamente, este trabalho é de abordagem qualitativa, no qual realizou-se um estudo de caso, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, além de uma revisão bibliográfica sobre a temática em questão para fundamentar a abordagem teórica. O objetivo deste, é investigar como as práticas de alfabetização podem ser potencializadas pelo uso de tecnologias digitais e metodologias ativas, a fim de promover uma aprendizagem significativa para os educandos. A pesquisa contou com a colaboração de professores de uma escola de educação básica da cidade de Pentecostes-CE, com experiência em tecnologias digitais em sala de aula e prática de metodologias ativas. Foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas, conduzidas individualmente, permitindo uma análise das percepções e práticas docentes no contexto da alfabetização digital. A análise de dados na pesquisa ocorreu por meio da análise temática. Esse processo envolveu a identificação de temas significativos e sua interpretação em relação ao objeto de estudo. Os resultados indicam que o uso integrado de tecnologias digitais e metodologias ativas facilitam a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e colaborativos, promovendo, dessa forma, uma alfabetização envolvente e significativa. Conclui-se que a alfabetização na era digital, apoiada por metodologia ativa e aprendizagem significativa, representa uma abordagem promissora para enfrentar os desafios da educação contemporânea. O estudo reforça ainda, a necessidade de formação contínua dos professores nas áreas de tecnologia educacional e metodologias inovadoras, visando integrar os benefícios da educação digital no processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.