Esta revisão de literatura teve por objetivo conhecer as produções nacionais e internacionais que se ocuparam em estudar a temática sobre o uso das estratégias de aprendizagem mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. As estratégias de aprendizagem referem-se a métodos conscientes, utilizados pelos estudantes para melhorar sua compreensão, retenção e aplicação do conhecimento. No contexto educacional, onde os alunos enfrentam desafios acadêmicos e estão em um estágio importante do desenvolvimento cognitivo, é fundamental entender como as estratégias de aprendizagem podem influenciar seu desempenho educacional e prepará-los para o futuro. Diante da importância das estratégias para o sucesso na vida escolar do estudante, e das características tecnológicas da atual geração, é relevante conhecer estudos que versam sobre essa temática. Para esta revisão, escolheu-se na plataforma da CAPES, as bases de dados Scopus, Educational Resources Information Center (ERIC) e Web of Science; optou-se também pela biblioteca virtual Google Acadêmico. Utilizou-se as palavras-chave em Língua Inglesa: “learning strategies”, “digital technologies” e “self-regulated learning”. Em Língua Portuguesa: “estratégias de aprendizagem”, “aprendizagem autorregulada” e “tecnologias digitais”. Os critérios de inclusão foram: a) artigos em português, espanhol e inglês e b) palavraschave no título ou resumo. Como resultados retornaram 191 publicações. Critérios de exclusão: a) estudos em que apareceram estratégias de ensino-aprendizagem; b) artigos que não abordaram Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e c) estudos sobre estratégias de aprendizagem com tecnologias para ensino de línguas estrangeiras. 15 artigos duplicados foram excluídos e após análise de títulos e resumos, 170 estudos foram descartados; restaram seis publicações que foram analisadas na íntegra. Espera-se que ao conhecer os estudos sobre estratégias de aprendizagem mediadas pelas tecnologias digitais, profissionais da área educacional possam ter subsídios para entender o comportamento dos estudantes com relação ao uso dessas estratégias.