O artigo objetiva discutir como a equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTM reinventou a reorganização dos espaços escolares no processo de formação continuada dos professores no período do Ensino Remoto Emergencial adotado durante a pandemia da COVID-19. Tendo como delineamento a metodologia do estudo de caso para descrever, explicar e explorar os fenômenos ocorridos durante o período de formação continuada dos professores no ensino remoto. Nessa construção reflexiva, alguns autores contribuíram com a análise, Simondon (2020), Lévy (2003), Kenski (2012) e Freire (2013). Um processo de reflexão sobre as ações desenvolvidas e os desafios que foram emergindo no percurso do fazer docente no período da pandemia. Como resultado, pode-se perceber que esses desafios instigaram a promoção de ações voltadas ao empoderamento dos professores formadores e professores cursistas na interação com as tecnologias, apresentando-lhes possibilidades de desenvolver aulas remotas e não presenciais por meio de estratégias ativas, tendo o aluno como protagonista do processo ensino-aprendizagem. Em termos de desafios, aprendizagens construídas e perspectivas para o período pós-pandemia, ficou perceptível que os professores passaram a reconhecer a importância das tecnologias na sua prática pedagógica para a inserção da escola na cibercultura, mesmo reconhecendo que a exclusão digital e a falta de formação técnica e pedagógica, bem como, a infraestrutura precária são fortes óbices para essa integração. Apesar disso, conclui-se que as ações desenvolvidas pelo NTM, juntamente com o desejo do professor de aprender a utilizar as TDIC, proporcionaram aulas remotas mais participativas, colaborativas e criativas.