A tutoria na perspectiva das comunidades de aprendizagem é uma forma inovadora de ensino capaz de atender as demandas da sociedade atual. Com o objetivo de implementar a tutoria e conseguir parcerias para a problemática do tabagismo em uma localidade na cidade do Recife, o projeto de pesquisa Como posso cuidar do meu pulmão? foi iniciado na Escola Municipal Bola na Rede. Como metodologia realizamos uma pesquisa-ação de acordo com Michel Thiollent. Para a organização do projeto foram adotados três elementos: (1) a sociocracia, como forma de organização dos encontros; (2) a tutoria aplicada em comunidade de aprendizagem, de acordo com o proposto por José Pacheco e (3) o Bullet journal, proposto por Ryder Carrol, como forma de acompanhar a execução da pesquisa. Dentre as ações aplicamos um questionário de pesquisa e realizamos uma palestra que contou com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Unidade de Saúde da Família (USF) Gilberto Freire. A Escola Municipal Bola na Rede atende os bairros de Bola na Rede, Morada Verde e Bom Clima. Na localidade 10,3% dos moradores são fumantes. Na pesquisa, que contou com a participação de 48 entrevistados, constatamos que 61,4% (n=27) nunca participaram de aulas e/ou atividades de prevenção e combate ao tabagismo em toda sua vida escolar. Para intervenção na comunidade foi realizada uma palestra pelos pesquisadores da UFPE, apresentação dos resultados da pesquisa pelos estudantes da escola e explicação sobre o tabagismo pelos agentes de saúde. Uma carta solicitando ações que promovam a educação para a saúde foi entregue a Secretaria de Saúde do Recife. A implementação da tutoria no projeto e o estabelecimento de parcerias demonstraram que ações conjuntas são necessárias para promover a orientação e a conscientização da comunidade, e com isso prevenir os riscos de doenças pulmonares.