O estudo tem como objetivo analisar as plataformas educacionais implantadas no estado do Paraná, identificando suas características, benefícios, desafios e impactos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa se concentrará nas políticas educacionais que impulsionaram a adoção dessas tecnologias, bem como na percepção de professores e alunos sobre sua eficácia. Serão apresentadas as plataformas utilizadas nas escolas públicas estaduais no período de 2015 a 2023, bem como uma breve análise da implementação de plataformas educacionais nas escolas públicas do estado do Paraná, e as mudanças na condução do trabalho pedagógico a partir da adoção e uso dessas tecnologias, nas salas de aula. A adoção de plataformas educacionais tem sido uma tendência crescente no contexto da educação básica, especialmente impulsionada pela necessidade de inovação pedagógica e pela pandemia de COVID-19. No estado do Paraná, diversas plataformas foram implementadas. Esse estudo se justifica pela necessidade de avaliar o impacto dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. O referencial teórico deste estudo se baseia em conceitos de tecnologias educacionais, inovação pedagógica e políticas públicas educacionais. Serão utilizados autores como Moran (2015), Kenski (2012), Fullan (2007), Adrião (2020), Domiciano (2020), Marcolino, Basso, Rosa e Yabuschita (2023). Espera-se identificar as principais plataformas educacionais utilizadas no estado do Paraná e analisar dentro dos limites desse artigo o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem.