Em nossa contemporaneidade, presenciamos o surgimento de novas possibilidades de recursos de linguagens digitais, sobretudo através da Inteligência Artificial para a construção e geração de textos e imagens. Ainda que a Inteligência Artificial (IA) exista desde a década de 1950, esta ferramenta tem viabilizado a análise de dados que podem ajudar os educadores a identificar áreas de dificuldade dos alunos e adaptar o ensino de acordo com suas necessidades específicas. Contribuem para este debate Alcântara, 2023. Castells, 2015 e 2021; Lévy, 1993. Pelzl, 2022. Nascimento, 2023, autores que, notadamente, fundamentam esta discussão sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial (IA) na educação. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa é investigar os desafios sociais do compartilhamento de conteúdo gerado pela Inteligência Artificial, especialmente relacionados a Deepfakes e Fake News. Para isso, pretende-se observar das intervenções pedagógicas possíveis que as escolas podem se utilizar no enfrentamento à desinformação.