A inserção da tecnologia digital, por meio de plataformas educacionais vem auxiliando no desenvolvimento das práticas pedagógicas e contribuindo com a aprendizagem dos estudantes. No estado do Paraná, a plataforma quizizz é utilizada em todas as disciplinas escolares para a realização de atividades extraclasse, por ser gamificada, ela pode tornar o processo de aprendizagem atrativo e interessante. Neste sentido, este trabalho, tem por objetivo analisar as vantagens e desvantagens da utilização da plataforma quizizz para avaliação dos conceitos de carbono e hidrocarbonetos e identificar a apropriação destes, quando proporcionados a partir da mediação didática. Para isso, foi elaborada uma sequência didática de oito horas aulas, sendo as últimas duas destinadas à realização da avaliação na plataforma gamificada. As atividades realizadas em classe, seguiu o princípio da Teoria da Ação Mediada, no entanto, em seis aulas os exercícios foram realizados em cartolina e caderno. Identificamos evidencias de que o engajamento e a participação dos estudantes ao realizar atividades a partir da ação mediada em sala de aula foi satisfatório. No entanto, ao realizar a avaliação do conhecimento em recurso mediacional, na plataforma quizizz, não obtivemos resultados satisfatórios. Apontamos que, entre as desvantagens da utilização da plataforma para a avaliação, encontra-se o excesso de tecnologia aplicado ao ensino, que ocasionou a desmotivação do estudante, E este, por sua vez, não demonstrou apropriação dos conceitos. Entre as vantagens, citamos a colaboração com o professor, otimizando o processo de correção de avaliações. Com a frequente utilização de plataformas educacionais para o ensino e a aprendizagem em atividades extraclasse, sugerimos uma investigação sobre a aceitabilidade e contribuição destas, com o processo de aquisição do conhecimento na rede pública de ensino.