Artigo CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-022-6

ORGÂNICA MASTER: ANÁLISE DE UM JOGO DE CARTAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA

Palavra-chaves: JOGOS EDUCATIVOS, QUÍMICA ORGÂNICA, APRENDIZAGEM GAMIFICADA E-book GT 19 - Tecnologias e educação
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119538
    "edicao_id" => 377
    "trabalho_id" => 8376
    "inscrito_id" => 19414
    "titulo" => "ORGÂNICA MASTER: ANÁLISE DE UM JOGO DE CARTAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => "Os jogos educativos têm o potencial de atuar como um recurso complementar no processo de ensino e aprendizagem de química. Eles desempenham um papel importante no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes, ao familiarizá-los com conceitos específicos e despertar o interesse pelo estudo desses conteúdos. Este trabalho teve como objetivo adotar uma abordagem lúdica ao ensinar conceitos de química orgânica para alunos do ensino médio. Nesse contexto, foi desenvolvido um jogo didático para alunos do 3º ano do ensino médio onde foi utilizado como pressuposto teórico a teoria da aprendizagem significativa abordada por David Ausubel e a teoria da motivação intrínseca de Deci e Ryan. O jogo inclui tabuleiros e cartas que abordam diversos conceitos de química orgânica, como as classificações das cadeias carbônicas, formas de representação dos compostos, funções orgânicas, características estruturais, bem como as propriedades físicas e químicas dos compostos apresentados. O jogo foi aplicado em uma turma do ensino médio regular da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte durante o primeiro semestre de 2024. O estudo adota uma abordagem metodológica que combina elementos qualitativos e quantitativos. Para avaliar o desempenho da atividade lúdica proposta, foram utilizados formulários, registros fotográficos e depoimentos dos alunos que participaram das partidas. A participação ativa dos alunos nas aulas, o aumento do envolvimento social, a motivação demonstrada na construção de fatores cognitivos e a melhoria na compreensão e interconexão conceitual, são indicadores positivos obtidos. A aplicação do jogo revelou que ele é uma estratégia dinâmica no processo de ensino e aprendizagem de conceitos de química orgânica, confirmado por meio das observações visuais, dos depoimentos dos alunos após cada partida e da análise das respostas nos questionários."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => "JOGOS EDUCATIVOS, QUÍMICA ORGÂNICA, APRENDIZAGEM GAMIFICADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "67aba3af46183_11022025162327.pdf"
    "created_at" => "2025-02-11 16:23:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO FREIRE MENDES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO FREIRE"
    "autor_email" => "rfreireml@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119538
    "edicao_id" => 377
    "trabalho_id" => 8376
    "inscrito_id" => 19414
    "titulo" => "ORGÂNICA MASTER: ANÁLISE DE UM JOGO DE CARTAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => "Os jogos educativos têm o potencial de atuar como um recurso complementar no processo de ensino e aprendizagem de química. Eles desempenham um papel importante no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes, ao familiarizá-los com conceitos específicos e despertar o interesse pelo estudo desses conteúdos. Este trabalho teve como objetivo adotar uma abordagem lúdica ao ensinar conceitos de química orgânica para alunos do ensino médio. Nesse contexto, foi desenvolvido um jogo didático para alunos do 3º ano do ensino médio onde foi utilizado como pressuposto teórico a teoria da aprendizagem significativa abordada por David Ausubel e a teoria da motivação intrínseca de Deci e Ryan. O jogo inclui tabuleiros e cartas que abordam diversos conceitos de química orgânica, como as classificações das cadeias carbônicas, formas de representação dos compostos, funções orgânicas, características estruturais, bem como as propriedades físicas e químicas dos compostos apresentados. O jogo foi aplicado em uma turma do ensino médio regular da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte durante o primeiro semestre de 2024. O estudo adota uma abordagem metodológica que combina elementos qualitativos e quantitativos. Para avaliar o desempenho da atividade lúdica proposta, foram utilizados formulários, registros fotográficos e depoimentos dos alunos que participaram das partidas. A participação ativa dos alunos nas aulas, o aumento do envolvimento social, a motivação demonstrada na construção de fatores cognitivos e a melhoria na compreensão e interconexão conceitual, são indicadores positivos obtidos. A aplicação do jogo revelou que ele é uma estratégia dinâmica no processo de ensino e aprendizagem de conceitos de química orgânica, confirmado por meio das observações visuais, dos depoimentos dos alunos após cada partida e da análise das respostas nos questionários."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => "JOGOS EDUCATIVOS, QUÍMICA ORGÂNICA, APRENDIZAGEM GAMIFICADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "67aba3af46183_11022025162327.pdf"
    "created_at" => "2025-02-11 16:23:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO FREIRE MENDES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO FREIRE"
    "autor_email" => "rfreireml@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 377
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
        "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 377
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
        "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 246
                "edicao_id" => 377
                "codigo" => "978-65-5222-022-6"
                "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e Sustentabilidade na Educa&ccedil;&atilde;o: desafios e possibilidades na era digital&rdquo;, o congresso proporcionou um espa&ccedil;o fecundo para a troca de experi&ecirc;ncias, reflex&otilde;es cr&iacute;ticas e proposi&ccedil;&otilde;es que buscam transformar pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas &agrave; luz das demandas tecnol&oacute;gicas do s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acirc;neo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, na educa&ccedil;&atilde;o a dist&acirc;ncia, bem como em contextos de forma&ccedil;&atilde;o continuada e inclus&atilde;o digital. Os artigos aqui reunidos trazem investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de experi&ecirc;ncias que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ativas, no desenvolvimento de compet&ecirc;ncias digitais, na promo&ccedil;&atilde;o da aprendizagem personalizada e na constru&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os avan&ccedil;os quanto os desafios. Discuss&otilde;es sobre &eacute;tica digital, desigualdades no acesso &agrave;s ferramentas tecnol&oacute;gicas e estrat&eacute;gias para integrar tecnologias emergentes como intelig&ecirc;ncia artificial, realidade virtual e gamifica&ccedil;&atilde;o revelam o compromisso dos participantes com a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Al&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribui&ccedil;&otilde;es deste e-book n&atilde;o apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas tamb&eacute;m constituem uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o e orienta&ccedil;&atilde;o para pesquisadores e profissionais da educa&ccedil;&atilde;o que enfrentam os desafios da transforma&ccedil;&atilde;o digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Que este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conectada, acess&iacute;vel e significativa.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM<br />\r\n
                  MARLUCE TORQUATO LIMA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n
                  MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n
                  MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n
                  RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO<br />\r\n
                  LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n
                  ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO VIEIRA SOBREIRA J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n
                  MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n
                  MAYARA SET&Uacute;BAL OLIVEIRA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n
                  ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n
                  GERMANA COSTA PAIX&Atilde;O<br />\r\n
                  SHIRLIANE DE ARA&Uacute;JO SOUSA<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf"
                "arquivo" => "11022025144841-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:48:41"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 246
                "edicao_id" => 377
                "codigo" => "978-65-5222-022-6"
                "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e Sustentabilidade na Educa&ccedil;&atilde;o: desafios e possibilidades na era digital&rdquo;, o congresso proporcionou um espa&ccedil;o fecundo para a troca de experi&ecirc;ncias, reflex&otilde;es cr&iacute;ticas e proposi&ccedil;&otilde;es que buscam transformar pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas &agrave; luz das demandas tecnol&oacute;gicas do s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acirc;neo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, na educa&ccedil;&atilde;o a dist&acirc;ncia, bem como em contextos de forma&ccedil;&atilde;o continuada e inclus&atilde;o digital. Os artigos aqui reunidos trazem investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de experi&ecirc;ncias que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ativas, no desenvolvimento de compet&ecirc;ncias digitais, na promo&ccedil;&atilde;o da aprendizagem personalizada e na constru&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os avan&ccedil;os quanto os desafios. Discuss&otilde;es sobre &eacute;tica digital, desigualdades no acesso &agrave;s ferramentas tecnol&oacute;gicas e estrat&eacute;gias para integrar tecnologias emergentes como intelig&ecirc;ncia artificial, realidade virtual e gamifica&ccedil;&atilde;o revelam o compromisso dos participantes com a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Al&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribui&ccedil;&otilde;es deste e-book n&atilde;o apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas tamb&eacute;m constituem uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o e orienta&ccedil;&atilde;o para pesquisadores e profissionais da educa&ccedil;&atilde;o que enfrentam os desafios da transforma&ccedil;&atilde;o digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Que este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conectada, acess&iacute;vel e significativa.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM<br />\r\n
                  MARLUCE TORQUATO LIMA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n
                  MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n
                  MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n
                  RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO<br />\r\n
                  LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n
                  ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO VIEIRA SOBREIRA J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n
                  MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n
                  MAYARA SET&Uacute;BAL OLIVEIRA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n
                  ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n
                  GERMANA COSTA PAIX&Atilde;O<br />\r\n
                  SHIRLIANE DE ARA&Uacute;JO SOUSA<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf"
                "arquivo" => "11022025144841-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:48:41"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Os jogos educativos têm o potencial de atuar como um recurso complementar no processo de ensino e aprendizagem de química. Eles desempenham um papel importante no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes, ao familiarizá-los com conceitos específicos e despertar o interesse pelo estudo desses conteúdos. Este trabalho teve como objetivo adotar uma abordagem lúdica ao ensinar conceitos de química orgânica para alunos do ensino médio. Nesse contexto, foi desenvolvido um jogo didático para alunos do 3º ano do ensino médio onde foi utilizado como pressuposto teórico a teoria da aprendizagem significativa abordada por David Ausubel e a teoria da motivação intrínseca de Deci e Ryan. O jogo inclui tabuleiros e cartas que abordam diversos conceitos de química orgânica, como as classificações das cadeias carbônicas, formas de representação dos compostos, funções orgânicas, características estruturais, bem como as propriedades físicas e químicas dos compostos apresentados. O jogo foi aplicado em uma turma do ensino médio regular da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte durante o primeiro semestre de 2024. O estudo adota uma abordagem metodológica que combina elementos qualitativos e quantitativos. Para avaliar o desempenho da atividade lúdica proposta, foram utilizados formulários, registros fotográficos e depoimentos dos alunos que participaram das partidas. A participação ativa dos alunos nas aulas, o aumento do envolvimento social, a motivação demonstrada na construção de fatores cognitivos e a melhoria na compreensão e interconexão conceitual, são indicadores positivos obtidos. A aplicação do jogo revelou que ele é uma estratégia dinâmica no processo de ensino e aprendizagem de conceitos de química orgânica, confirmado por meio das observações visuais, dos depoimentos dos alunos após cada partida e da análise das respostas nos questionários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.