Este artigo tem por objetivo analisar o papel do uso de tecnologias digitais na reprodução das desigualdades no processo de ensino e aprendizagem entre alunos do ensino médio do campo, sobretudo no Colégio Estadual do Campo Mamédio Batista Lobão, no distrito de Lagoa Grande/BA. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e coletadas informações por meio de questionários e de autoavaliações de estudantes ao longo do ano de 2021, que foi um período de uso mais intensivo de tecnologias digitais em decorrência do ensino remoto e híbrido. As tecnologias móveis utilizadas para fins pedagógicos resguardam a potencialidade de contribuírem para aprendizagens essenciais. Entretanto, o uso por si só destes recursos não permite uma aprendizagem mais inclusiva. A aplicação de metodologias ativas por meio de tecnologias digitais, mesmo diante de transformações progressivas na escola, contrapostas à necessidade de transformações profundas, é necessária, mas insuficiente para uma aprendizagem efetiva quando as desigualdades de várias matizes se entrelaçam. As condições objetivas de vida dos estudantes reproduzem desigualdades no âmbito cultural e contribuem para o recrudescimento de condições sociais desiguais, à medida que aprendizagens essenciais não se efetivam. A aplicação de metodologias ativas de forma eficaz e eficiente são interdependentes de políticas públicas mais amplas e de transformações profundas nas escolas, na formação docente e na sociedade.