LUZ, CÂMERA, AÇÃO...!: PRODUÇÃO DE CURTAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO EMITEC
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119402 "edicao_id" => 377 "trabalho_id" => 4014 "inscrito_id" => 7903 "titulo" => "LUZ, CÂMERA, AÇÃO...!: PRODUÇÃO DE CURTAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO EMITEC" "resumo" => "No intuito de promover o protagonismo discente utilizando as metodologias ativas de aprendizagem no contexto do ensino médio no componente curricular Iniciação Científica, buscamos neste artigo apresentar produtos oriundos de uma atividade interdisciplinar que teve como premissa temáticas voltadas à área de naturezas com o conhecimento de Direitos dos Jovens. Buscando alinhar os objetivos relacionados ao protagonismo estudantil e à cultura digital com as ferramentas tecnológicas incorporadas ao currículo no diálogo colaborativo, essa proposta didático-pedagógica se constrói. As produções audiovisuais identificadas e protagonizadas pelos alunos e alunas de diferentes localidades da Bahia, localizadas na zona rural em áreas longínquas de difícil acesso nos territórios de identidade. Trata-se de uma investigação que teve como produtos uma série de curtas metragens trazendo temáticas envolventes e recheadas de objetos de conhecimento direcionados ao ensino de ciências. Partindo da ideia de que um dos pilares do componente curricular pertencente ao Itinerário Formativo da educação básica, a ‘Iniciação Científica’, a criatividade, empreendedorismo e a investigação científica deve ser vistas como uma forma de identificar possibilidades diversas para atuação como produto de aprendizagem significativa para permitir o diálogo com os documentos norteadores referenciais para o ensino médio da Bahia. Concluímos que é necessário investir em metodologias ativas com o protagonismo estudantil engendrando as ferramentas tecnológicas nas práticas educativas contemporâneas que bisquem dialogar com os objetos de conhecimento para que de forma criativa e inventiva os discentes possam colocar a mão na massa e desenvolver atividades e propostas ativas e envolventes que englobem conteúdos vistos nas disciplinas eletivas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID7903_TB4014_30102024113018.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:33:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA LUCIA PITA DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Sandra Lucia Pi" "autor_email" => "sandrapita@uol.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119402 "edicao_id" => 377 "trabalho_id" => 4014 "inscrito_id" => 7903 "titulo" => "LUZ, CÂMERA, AÇÃO...!: PRODUÇÃO DE CURTAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO EMITEC" "resumo" => "No intuito de promover o protagonismo discente utilizando as metodologias ativas de aprendizagem no contexto do ensino médio no componente curricular Iniciação Científica, buscamos neste artigo apresentar produtos oriundos de uma atividade interdisciplinar que teve como premissa temáticas voltadas à área de naturezas com o conhecimento de Direitos dos Jovens. Buscando alinhar os objetivos relacionados ao protagonismo estudantil e à cultura digital com as ferramentas tecnológicas incorporadas ao currículo no diálogo colaborativo, essa proposta didático-pedagógica se constrói. As produções audiovisuais identificadas e protagonizadas pelos alunos e alunas de diferentes localidades da Bahia, localizadas na zona rural em áreas longínquas de difícil acesso nos territórios de identidade. Trata-se de uma investigação que teve como produtos uma série de curtas metragens trazendo temáticas envolventes e recheadas de objetos de conhecimento direcionados ao ensino de ciências. Partindo da ideia de que um dos pilares do componente curricular pertencente ao Itinerário Formativo da educação básica, a ‘Iniciação Científica’, a criatividade, empreendedorismo e a investigação científica deve ser vistas como uma forma de identificar possibilidades diversas para atuação como produto de aprendizagem significativa para permitir o diálogo com os documentos norteadores referenciais para o ensino médio da Bahia. Concluímos que é necessário investir em metodologias ativas com o protagonismo estudantil engendrando as ferramentas tecnológicas nas práticas educativas contemporâneas que bisquem dialogar com os objetos de conhecimento para que de forma criativa e inventiva os discentes possam colocar a mão na massa e desenvolver atividades e propostas ativas e envolventes que englobem conteúdos vistos nas disciplinas eletivas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID7903_TB4014_30102024113018.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:33:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA LUCIA PITA DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Sandra Lucia Pi" "autor_email" => "sandrapita@uol.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 377 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "logo" => null "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 377 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19" "logo" => null "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg" "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 246 "edicao_id" => 377 "codigo" => "978-65-5222-022-6" "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "prefacio" => """ O Congresso Nacional de Educação – CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Ceará, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central “Inovação e Sustentabilidade na Educação: desafios e possibilidades na era digital”, o congresso proporcionou um espaço fecundo para a troca de experiências, reflexões críticas e proposições que buscam transformar práticas pedagógicas à luz das demandas tecnológicas do século XXI.<br />\r\n <br />\r\n O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 – Tecnologias e Educação) veio discutir o impacto das tecnologias no cenário educacional contemporâneo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n <br />\r\n Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educação básica e superior, na educação a distância, bem como em contextos de formação continuada e inclusão digital. Os artigos aqui reunidos trazem investigações e relatos de experiências que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de práticas pedagógicas ativas, no desenvolvimento de competências digitais, na promoção da aprendizagem personalizada e na construção de espaços de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n <br />\r\n As contribuições refletem a riqueza e a complexidade das interações entre educação e tecnologia, destacando tanto os avanços quanto os desafios. Discussões sobre ética digital, desigualdades no acesso às ferramentas tecnológicas e estratégias para integrar tecnologias emergentes como inteligência artificial, realidade virtual e gamificação revelam o compromisso dos participantes com a construção de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n <br />\r\n Além disso, o GT 19 reafirmou a importância de iniciativas que promovam a formação de professores para o uso crítico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribuições deste e-book não apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas também constituem uma fonte de inspiração e orientação para pesquisadores e profissionais da educação que enfrentam os desafios da transformação digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n <br />\r\n Que este e-book seja um marco na construção coletiva de saberes e práticas que possibilitem uma educação cada vez mais conectada, acessível e significativa.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM<br />\r\n MARLUCE TORQUATO LIMA GONÇALVES<br />\r\n FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n THIAGO ACÁCIO RAPOSO<br />\r\n LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n OTÁVIO VIEIRA SOBREIRA JÚNIOR<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n MAYARA SETÚBAL OLIVEIRA ARAÚJO<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n GERMANA COSTA PAIXÃO<br />\r\n SHIRLIANE DE ARAÚJO SOUSA<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf" "arquivo" => "11022025144841-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-02-11 14:48:41" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 246 "edicao_id" => 377 "codigo" => "978-65-5222-022-6" "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png" "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)" "prefacio" => """ O Congresso Nacional de Educação – CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Ceará, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central “Inovação e Sustentabilidade na Educação: desafios e possibilidades na era digital”, o congresso proporcionou um espaço fecundo para a troca de experiências, reflexões críticas e proposições que buscam transformar práticas pedagógicas à luz das demandas tecnológicas do século XXI.<br />\r\n <br />\r\n O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 – Tecnologias e Educação) veio discutir o impacto das tecnologias no cenário educacional contemporâneo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n <br />\r\n Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educação básica e superior, na educação a distância, bem como em contextos de formação continuada e inclusão digital. Os artigos aqui reunidos trazem investigações e relatos de experiências que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de práticas pedagógicas ativas, no desenvolvimento de competências digitais, na promoção da aprendizagem personalizada e na construção de espaços de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n <br />\r\n As contribuições refletem a riqueza e a complexidade das interações entre educação e tecnologia, destacando tanto os avanços quanto os desafios. Discussões sobre ética digital, desigualdades no acesso às ferramentas tecnológicas e estratégias para integrar tecnologias emergentes como inteligência artificial, realidade virtual e gamificação revelam o compromisso dos participantes com a construção de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n <br />\r\n Além disso, o GT 19 reafirmou a importância de iniciativas que promovam a formação de professores para o uso crítico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribuições deste e-book não apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas também constituem uma fonte de inspiração e orientação para pesquisadores e profissionais da educação que enfrentam os desafios da transformação digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n <br />\r\n Que este e-book seja um marco na construção coletiva de saberes e práticas que possibilitem uma educação cada vez mais conectada, acessível e significativa.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n MARIA LÚCIA SERAFIM<br />\r\n MARLUCE TORQUATO LIMA GONÇALVES<br />\r\n FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n THIAGO ACÁCIO RAPOSO<br />\r\n LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n OTÁVIO VIEIRA SOBREIRA JÚNIOR<br />\r\n RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n MAYARA SETÚBAL OLIVEIRA ARAÚJO<br />\r\n MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n GERMANA COSTA PAIXÃO<br />\r\n SHIRLIANE DE ARAÚJO SOUSA<br />\r\n JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf" "arquivo" => "11022025144841-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:36:42" "updated_at" => "2025-02-11 14:48:41" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }