A Cultura Maker é um movimento que valoriza a criatividade, a experimentação e o aprendizado prático, proporcionando um ambiente onde o aprender-fazendo é central. A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) tem reconhecido a importância dessa abordagem e investido significativamente na formação de seus professores e na implantação de laboratórios Maker nas escolas municipais. Essa iniciativa visa preparar os docentes para essa nova metodologia, representando uma nova era na educação do município. O objetivo deste trabalho é fazer um relato de experiência sobre a formação oferecida pela PMF e refletir sobre os desafios e perspectivas desse novo projeto nas escolas. Inicialmente, doze escolas foram selecionadas por meio de um edital para receberem laboratórios Maker. Estes laboratórios são equipados com impressoras 3D, plotters, cortadoras a laser, ferramentas de marcenaria e materiais diversos para a construção de projetos. Cada escola enviou para a formação um membro da gestão e quatro docentes de diversas áreas. A formação abrangeu treinamento em metodologias ativas de ensino, como a aprendizagem baseada em projetos (PBL), design thinking e sala de aula invertida, além de orientações sobre como integrar a Cultura Maker ao currículo escolar de forma interdisciplinar, potencializando o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Contudo, a implementação da Cultura Maker enfrenta vários desafios, como a infraestrutura, a resistência à mudança por parte de alguns docentes e a formação contínua de professores em larga escala. No entanto, as perspectivas são promissoras. Conclui-se que a implementação dessa cultura tem o potencial de transformar a educação, tornando-a mais dinâmica e alinhada às demandas contemporâneas. A formação de professores é essencial para que a implementação seja satisfatória. Superar os desafios mencionados requer um esforço conjunto de todos os envolvidos na educação, desde gestores até professores e alunos. Palavras-chave: cultura maker, formação de professores, educação.