Este estudo tem por objetivo analisar a viabilidade da utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como abordagem para as práticas pedagógicas no ensino integral. Essa modalidade busca garantir o desenvolvimento global dos alunos por meio de metodologias diferenciadas no processo ensino aprendizagem dos alunos. Para isso é necessário integrar no currículo atividades práticas partindo de estratégias como o DUA em conexão com as TDIC, haja vista, que o Desenho Universal para a Aprendizagem promove a colaboração no trabalho e estimula a troca de experiências e quando associado as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ampliam as oportunidades de aprendizado. O estudo se caracteriza pela pesquisa bibliográfica. Desta forma, a princípio realizou-se um levantamento bibliográfico no Banco de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da Capes a fim de levantar a literatura pertinente ao assunto. Após a seleção e leitura do material bibliográfico observou-se que é possível utilizar as TDIC em conjunto com o DUA como estratégias pedagógicas para o ensino integral. Ambas as abordagens concordam com a concepção de que a educação tem a responsabilidade de garantir o pleno desenvolvimento das pessoas, abrangendo suas habilidades intelectuais, físicas, emocionais, sociais e culturais.