Artigo CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-022-6

“PROGRAMAR PARA AVANÇAR”: PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA COMO MEIO DE PROMOVER A INCLUSÃO TECNOLÓGICA E SOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES DA MICRORREGIÃO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 19 - Tecnologias e educação
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119414
    "edicao_id" => 377
    "trabalho_id" => 6532
    "inscrito_id" => 16636
    "titulo" => "“PROGRAMAR PARA AVANÇAR”: PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA COMO MEIO DE PROMOVER A INCLUSÃO TECNOLÓGICA E SOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES DA MICRORREGIÃO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO"
    "resumo" => "Este relato narra a implementação bem-sucedida do projeto “Programar para Avançar - Letramento em Programação e Robótica para Alunos da Rede Pública”. Desenvolvido nos anos de 2022 e 2023, o projeto foi dedicado a despertar o interesse de alunos das escolas públicas do interior do Espírito Santo pela Ciência da Computação, promovendo inclusão tecnológica e socialização. Para isso, o Ifes campus Barra de São Francisco propôs a aplicação de dois cursos complementares focados em metodologias ativas: "Criação de Jogos com Programação em Linguagem de Blocos (Scratch)" e "Robótica Educativa com Conjunto LEGO Spike Prime", ambos visando a incorporação das melhores práticas em pensamento computacional e programação disponíveis atualmente no mercado. Foram estabelecidas parcerias com as secretarias de educação de três municípios, visando garantir o acesso dos alunos ao campus do Ifes, sobretudo daqueles menos favorecidos financeiramente, com fornecimento de transporte e alimentação. O financiamento do projeto foi obtido por meio de recursos próprios e pelo edital SETEC/MEC, totalizando 165 mil reais ao longo de dois anos. Como resultado, 12 turmas de adolescentes foram atendidas, com mais de 1000 projetos desenvolvidos durante as aulas. Na robótica, uma infinidade de robôs foram desenvolvidos, evidenciando o uso do raciocínio lógico e do trabalho colaborativo. Os resultados foram significativos, com 356 novas matrículas geradas e uma taxa de conclusão de 80%. Todos os participantes tiveram seu primeiro contato com o IF através do projeto e 100% deles recomendariam os cursos para amigos. Destaca-se também a participação feminina: 38,4% dos participantes. A experiência foi enriquecedora, evidenciando que aprender programação vai além da técnica, podendo impactar positivamente a forma de pensar e proporcionando oportunidades de inclusão social e acesso ao conhecimento tecnológico. O projeto não só ensinou a criar jogos e montar robôs, mas também abriu portas para um futuro mais inclusivo e tecnologicamente capacitado."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID16636_TB6532_18102024162623.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:33:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEYDER VAGNER RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "HEYDER"
    "autor_email" => "heyderamos@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119414
    "edicao_id" => 377
    "trabalho_id" => 6532
    "inscrito_id" => 16636
    "titulo" => "“PROGRAMAR PARA AVANÇAR”: PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA COMO MEIO DE PROMOVER A INCLUSÃO TECNOLÓGICA E SOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES DA MICRORREGIÃO NOROESTE DO ESPÍRITO SANTO"
    "resumo" => "Este relato narra a implementação bem-sucedida do projeto “Programar para Avançar - Letramento em Programação e Robótica para Alunos da Rede Pública”. Desenvolvido nos anos de 2022 e 2023, o projeto foi dedicado a despertar o interesse de alunos das escolas públicas do interior do Espírito Santo pela Ciência da Computação, promovendo inclusão tecnológica e socialização. Para isso, o Ifes campus Barra de São Francisco propôs a aplicação de dois cursos complementares focados em metodologias ativas: "Criação de Jogos com Programação em Linguagem de Blocos (Scratch)" e "Robótica Educativa com Conjunto LEGO Spike Prime", ambos visando a incorporação das melhores práticas em pensamento computacional e programação disponíveis atualmente no mercado. Foram estabelecidas parcerias com as secretarias de educação de três municípios, visando garantir o acesso dos alunos ao campus do Ifes, sobretudo daqueles menos favorecidos financeiramente, com fornecimento de transporte e alimentação. O financiamento do projeto foi obtido por meio de recursos próprios e pelo edital SETEC/MEC, totalizando 165 mil reais ao longo de dois anos. Como resultado, 12 turmas de adolescentes foram atendidas, com mais de 1000 projetos desenvolvidos durante as aulas. Na robótica, uma infinidade de robôs foram desenvolvidos, evidenciando o uso do raciocínio lógico e do trabalho colaborativo. Os resultados foram significativos, com 356 novas matrículas geradas e uma taxa de conclusão de 80%. Todos os participantes tiveram seu primeiro contato com o IF através do projeto e 100% deles recomendariam os cursos para amigos. Destaca-se também a participação feminina: 38,4% dos participantes. A experiência foi enriquecedora, evidenciando que aprender programação vai além da técnica, podendo impactar positivamente a forma de pensar e proporcionando oportunidades de inclusão social e acesso ao conhecimento tecnológico. O projeto não só ensinou a criar jogos e montar robôs, mas também abriu portas para um futuro mais inclusivo e tecnologicamente capacitado."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID16636_TB6532_18102024162623.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:33:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEYDER VAGNER RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "HEYDER"
    "autor_email" => "heyderamos@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 377
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
        "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 377
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
        "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 246
                "edicao_id" => 377
                "codigo" => "978-65-5222-022-6"
                "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e Sustentabilidade na Educa&ccedil;&atilde;o: desafios e possibilidades na era digital&rdquo;, o congresso proporcionou um espa&ccedil;o fecundo para a troca de experi&ecirc;ncias, reflex&otilde;es cr&iacute;ticas e proposi&ccedil;&otilde;es que buscam transformar pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas &agrave; luz das demandas tecnol&oacute;gicas do s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acirc;neo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, na educa&ccedil;&atilde;o a dist&acirc;ncia, bem como em contextos de forma&ccedil;&atilde;o continuada e inclus&atilde;o digital. Os artigos aqui reunidos trazem investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de experi&ecirc;ncias que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ativas, no desenvolvimento de compet&ecirc;ncias digitais, na promo&ccedil;&atilde;o da aprendizagem personalizada e na constru&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os avan&ccedil;os quanto os desafios. Discuss&otilde;es sobre &eacute;tica digital, desigualdades no acesso &agrave;s ferramentas tecnol&oacute;gicas e estrat&eacute;gias para integrar tecnologias emergentes como intelig&ecirc;ncia artificial, realidade virtual e gamifica&ccedil;&atilde;o revelam o compromisso dos participantes com a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Al&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribui&ccedil;&otilde;es deste e-book n&atilde;o apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas tamb&eacute;m constituem uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o e orienta&ccedil;&atilde;o para pesquisadores e profissionais da educa&ccedil;&atilde;o que enfrentam os desafios da transforma&ccedil;&atilde;o digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Que este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conectada, acess&iacute;vel e significativa.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM<br />\r\n
                  MARLUCE TORQUATO LIMA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n
                  MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n
                  MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n
                  RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO<br />\r\n
                  LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n
                  ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO VIEIRA SOBREIRA J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n
                  MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n
                  MAYARA SET&Uacute;BAL OLIVEIRA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n
                  ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n
                  GERMANA COSTA PAIX&Atilde;O<br />\r\n
                  SHIRLIANE DE ARA&Uacute;JO SOUSA<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf"
                "arquivo" => "28012025152333-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 246
                "edicao_id" => 377
                "codigo" => "978-65-5222-022-6"
                "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e Sustentabilidade na Educa&ccedil;&atilde;o: desafios e possibilidades na era digital&rdquo;, o congresso proporcionou um espa&ccedil;o fecundo para a troca de experi&ecirc;ncias, reflex&otilde;es cr&iacute;ticas e proposi&ccedil;&otilde;es que buscam transformar pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas &agrave; luz das demandas tecnol&oacute;gicas do s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acirc;neo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, na educa&ccedil;&atilde;o a dist&acirc;ncia, bem como em contextos de forma&ccedil;&atilde;o continuada e inclus&atilde;o digital. Os artigos aqui reunidos trazem investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de experi&ecirc;ncias que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ativas, no desenvolvimento de compet&ecirc;ncias digitais, na promo&ccedil;&atilde;o da aprendizagem personalizada e na constru&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os avan&ccedil;os quanto os desafios. Discuss&otilde;es sobre &eacute;tica digital, desigualdades no acesso &agrave;s ferramentas tecnol&oacute;gicas e estrat&eacute;gias para integrar tecnologias emergentes como intelig&ecirc;ncia artificial, realidade virtual e gamifica&ccedil;&atilde;o revelam o compromisso dos participantes com a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Al&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribui&ccedil;&otilde;es deste e-book n&atilde;o apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas tamb&eacute;m constituem uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o e orienta&ccedil;&atilde;o para pesquisadores e profissionais da educa&ccedil;&atilde;o que enfrentam os desafios da transforma&ccedil;&atilde;o digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Que este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conectada, acess&iacute;vel e significativa.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM<br />\r\n
                  MARLUCE TORQUATO LIMA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n
                  MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n
                  MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n
                  RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO<br />\r\n
                  LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n
                  ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO VIEIRA SOBREIRA J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n
                  MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n
                  MAYARA SET&Uacute;BAL OLIVEIRA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n
                  ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n
                  GERMANA COSTA PAIX&Atilde;O<br />\r\n
                  SHIRLIANE DE ARA&Uacute;JO SOUSA<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf"
                "arquivo" => "28012025152333-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este relato narra a implementação bem-sucedida do projeto “Programar para Avançar - Letramento em Programação e Robótica para Alunos da Rede Pública”. Desenvolvido nos anos de 2022 e 2023, o projeto foi dedicado a despertar o interesse de alunos das escolas públicas do interior do Espírito Santo pela Ciência da Computação, promovendo inclusão tecnológica e socialização. Para isso, o Ifes campus Barra de São Francisco propôs a aplicação de dois cursos complementares focados em metodologias ativas: "Criação de Jogos com Programação em Linguagem de Blocos (Scratch)" e "Robótica Educativa com Conjunto LEGO Spike Prime", ambos visando a incorporação das melhores práticas em pensamento computacional e programação disponíveis atualmente no mercado. Foram estabelecidas parcerias com as secretarias de educação de três municípios, visando garantir o acesso dos alunos ao campus do Ifes, sobretudo daqueles menos favorecidos financeiramente, com fornecimento de transporte e alimentação. O financiamento do projeto foi obtido por meio de recursos próprios e pelo edital SETEC/MEC, totalizando 165 mil reais ao longo de dois anos. Como resultado, 12 turmas de adolescentes foram atendidas, com mais de 1000 projetos desenvolvidos durante as aulas. Na robótica, uma infinidade de robôs foram desenvolvidos, evidenciando o uso do raciocínio lógico e do trabalho colaborativo. Os resultados foram significativos, com 356 novas matrículas geradas e uma taxa de conclusão de 80%. Todos os participantes tiveram seu primeiro contato com o IF através do projeto e 100% deles recomendariam os cursos para amigos. Destaca-se também a participação feminina: 38,4% dos participantes. A experiência foi enriquecedora, evidenciando que aprender programação vai além da técnica, podendo impactar positivamente a forma de pensar e proporcionando oportunidades de inclusão social e acesso ao conhecimento tecnológico. O projeto não só ensinou a criar jogos e montar robôs, mas também abriu portas para um futuro mais inclusivo e tecnologicamente capacitado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.