As redes sociais são consideradas ferramentas pedagógicas, pois permitem conectividade e suporte social, descoberta colaborativa de informações, criação de conteúdo e agregação de conhecimento. Além da comunicação direta, as redes sociais possibilitam que a escola mostre, por meio de postagens, seu processo de ensino, permitindo que as famílias conheçam o trabalho da instituição com as crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem na educação. Este trabalho teve como objetivo analisar os desafios enfrentados pela gestão escolar no uso das redes sociais para a comunicação escolar e nas relações escola-comunidade na era digital. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com gestores de escolas privadas na cidade de Itaueira, interior do Piauí. Os resultados indicaram que ainda não existem metodologias estabelecidas para o uso das redes sociais como ferramentas educacionais, embora os resultados dessa inovação estejam atraindo as famílias para mais perto do ambiente escolar. Observou-se também que o aplicativo Telegram facilita a comunicação instantânea e o compartilhamento de mídia armazenada na nuvem. Quanto ao Instagram e Facebook, foram mais eficazes para divulgação de eventos e atividades escolares. Espera-se que este estudo seja continuado para comparar a atuação das redes sociais em escolas públicas e incentivar capacitações para o gerenciamento de redes sociais com foco educacional, promovendo uma integração mais efetiva entre a comunidade escolar e as famílias.