O trabalho do Professor tutor é fundamental para orientação e desenvolvimento de habilidades inerente a aprendizagem através da educação a distância (EaD), é nesta perspectiva que desenvolve a criação de experiências e aprendizagens autogerida dos educandos. Os estudantes de EaD usam princípios educacionais, teorias da aprendizagem e pesquisas, utilizam diversas ferramentas e ambientes virtuais que facilitem a aquisição de conhecimentos e habilidades. Professor -Tutor planeja, acompanha, orienta, dar feedback imediato para sanar dúvidas e apresentar elementos que precisa de melhoria, ajuda o aluno a sentir-se mais de perto, motivando-o para dar continuidade ao curso. A integração das tecnologias emergentes com o moodle, as plataformas digitais, como a e-learning etc., e diferentes ferramentas é propício para o campo da educação a distância, auxiliando no desenvolvimento no trabalho do professor-tutor e aprendiz, assim, tornar-se um campo flexível e em evolução para entender as necessidades da educação moderna. Este estudo versa sobre uma revisão de literatura de caráter exploratório de natureza qualitativa, o objetivo deste artigo é conhecer o AVA Moodle e operacionalizar diferentes funcionalidades e ferramentas de feedback e monitoramento dos estudantes no Moodle. Para tanto, foram definidos dois objetivos específicos tais como: analisar e conhecer o ambiente virtual de aprendizagem AVA, para desenvolver aprendizagem autogerida e avaliar o papel do Professor-Tutor como mediação da aprendizagem online na EaD. Para promover o exercício da interatividade e da colaboração o Professor-Tutor precisa ser dialógico, saber interagir e avaliar cada situação, desta forma possa desenvolver as habilidades acadêmicas nos educandos. Neste sentido, o campo da EaD torna-se um campo fecundo para a inovação educacional e a comunidade da pesquisa. Esta é uma etapa muito importante para a evolução dos momentos teórico e prático, caracterizando sua importância para o desenvolvimento e acompanhamento dos métodos de ensino e aprendizagem.