O conceito matemático de sólido geométrico está interligado a uma estrutura física espacial com forma maciça na qual a produção de sabão é um exemplo significativo e interdisciplinar para o estudo tanto do tema de geometria espacial no componente curricular de matemática como também nos componentes de química, geografia, biologia e língua portuguesa. Quimicamente, a fabricação de sabão se baseia na reação de saponificação, onde gorduras ou óleos (triglicerídeos) reagem com uma base forte, esta reação resulta na formação de glicerol e sais de ácidos graxos, os quais constituem o sabão. A abordagem biológica é essencial para compreender a origem e a composição dos triglicerídeos, enquanto a geografia contribui ao analisar a distribuição geográfica das matérias-primas e os impactos ambientais associados à sua extração e uso, temos também a produção de textos do tipo receitas para fabricação de diferentes tipos de sabão, bem como textos dissertativos argumentativos no componente curricular de língua portuguesa visando além da escrita e ortografia próprios do componente evidenciarem discussão sobre a importância da produção de sabão para a preservação do meio ambiente. Essa metodologia foi aplicada por meio de oficinas pelos professores de uma turma com alunos de 2ª série do ensino médio em uma instituição pública de ensino integral em parceria com os professores e pesquisadores deste trabalho. No ensino, a integração dos conhecimentos de língua portuguesa, matemática, química, biologia e geografia proporcionam uma compreensão abrangente do processo de fabricação do sabão e incentiva o desenvolvimento de práticas sustentáveis e eficazes. A abordagem interdisciplinar enriquece o aprendizado, mostrando como diferentes áreas do conhecimento interagem na prática científica.