O presente artigo trata dos Jogos Competitivos de Capoeira (JCCs), um fenômeno recente na história da Capoeira, como estratégia pedagógica, tema que ainda não foi muito abordado e explorado. O objetivo geral é verificar se os JCCs podem ser articulados como estratégia pedagógica dentro e fora da escola. Os objetivos específicos buscam analisar os aspectos esportivo e cultural dos JCCs, descrever o(s) formato(s) que os JCCs se desenvolvem e comparar visões de capoeiristas sobre os JCCs. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com uma parte exploratória, pois busca referencial teórico sobre o tema, e descritiva, por meio de imagens e relatos colhidos com a técnica da observação participante, pois o signatário da pesquisa é capoeirista imerso na prática da Capoeira, tendo participado como jurado de diversos JCCs. O referencial teórico é composto por capoeiristas-pesquisadores imersos no universo da Capoeira. Esse estudo teórico-empírico dos JCCs apontou como resultados iniciais que mesmo explorando o viés esportivo-competitivo da Capoeira, o viés cultural prevalece, sendo portanto uma estratégia pedagógica que desenvolve o ser humano, podendo ser utilizada em ambientes escolares e não-escolares. Em suma, apesar do formato esportivo de alguns JCCs, a Capoeira ainda não foi cooptada pelo capital, ao contrário, colabora para a emancipação humana dos sujeitos históricos, pois alberga os valores civilizatórios afro-brasileiros. O tema ainda necessita ser aprofundado por outras pesquisas que façam uma análise crítica de modelos específicos de JCCs e tragam outras propostas de abordagem dessa estratégia na escola e fora dela.