GENÉTICA MOLECULAR E O USO DE SUAS TÉCNICAS NA PERÍCIA FORENSE: UMA ABORDAGEM LÚDICA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119368 "edicao_id" => 375 "trabalho_id" => 8481 "inscrito_id" => 20338 "titulo" => "GENÉTICA MOLECULAR E O USO DE SUAS TÉCNICAS NA PERÍCIA FORENSE: UMA ABORDAGEM LÚDICA" "resumo" => "Desde a década de 1980, a Genética Molecular tem sido fundamental para a identificação de moléculas, estruturas e vestígios humanos, especialmente na resolução de casos criminais por meio da análise do DNA. Essas técnicas são essenciais para identificar vestígios de indivíduos presentes em cenas de crime, utilizando amostras biológicas. Sendo aplicáveis a diversos tipos de casos, como homicídios, crimes sexuais e cadáveres carbonizados ou em decomposição. Este artigo tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre a química envolvida no estudo da molécula do DNA e nas técnicas de genética molecular aplicadas na perícia forense. Para tanto, foi desenvolvida de forma lúdica, uma tirinha em quadrinhos, buscando mostrar ilustrações mais claras e objetivas sobre o tema. A partir dessa abordagem, a presente pesquisa pode ser caracterizada como quanto-qualitativa. O material foi distribuído para discentes de Graduação em Licenciatura em Química de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Os alunos tiveram a oportunidade de expressar seus conhecimentos sobre o tema por meio de um formulário on-line. Os resultados obtidos foram tabulados, a partir desses dados foi possível observar a importância do estudo da química na análise laboratorial do DNA na perícia forense. Adicionalmente, pode-se inferir, que a utilização da atividade lúdica proposta, mostrou-se uma boa estratégia de ensino-aprendizagem para o público-alvo de graduandos em licenciatura." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID20338_TB8481_27102024193508.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:27:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELANNE CRISTINA SOUZA DE SENA FONTINELE" "autor_nome_curto" => "DELANNE" "autor_email" => "del_sena@yahoo.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119368 "edicao_id" => 375 "trabalho_id" => 8481 "inscrito_id" => 20338 "titulo" => "GENÉTICA MOLECULAR E O USO DE SUAS TÉCNICAS NA PERÍCIA FORENSE: UMA ABORDAGEM LÚDICA" "resumo" => "Desde a década de 1980, a Genética Molecular tem sido fundamental para a identificação de moléculas, estruturas e vestígios humanos, especialmente na resolução de casos criminais por meio da análise do DNA. Essas técnicas são essenciais para identificar vestígios de indivíduos presentes em cenas de crime, utilizando amostras biológicas. Sendo aplicáveis a diversos tipos de casos, como homicídios, crimes sexuais e cadáveres carbonizados ou em decomposição. Este artigo tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre a química envolvida no estudo da molécula do DNA e nas técnicas de genética molecular aplicadas na perícia forense. Para tanto, foi desenvolvida de forma lúdica, uma tirinha em quadrinhos, buscando mostrar ilustrações mais claras e objetivas sobre o tema. A partir dessa abordagem, a presente pesquisa pode ser caracterizada como quanto-qualitativa. O material foi distribuído para discentes de Graduação em Licenciatura em Química de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Os alunos tiveram a oportunidade de expressar seus conhecimentos sobre o tema por meio de um formulário on-line. Os resultados obtidos foram tabulados, a partir desses dados foi possível observar a importância do estudo da química na análise laboratorial do DNA na perícia forense. Adicionalmente, pode-se inferir, que a utilização da atividade lúdica proposta, mostrou-se uma boa estratégia de ensino-aprendizagem para o público-alvo de graduandos em licenciatura." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID20338_TB8481_27102024193508.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:27:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELANNE CRISTINA SOUZA DE SENA FONTINELE" "autor_nome_curto" => "DELANNE" "autor_email" => "del_sena@yahoo.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 375 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "logo" => null "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 375 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "logo" => null "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 244 "edicao_id" => 375 "codigo" => "978-65-5222-020-2" "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "prefacio" => """ Entrelaçando Saberes: Ensino e as Interseções no Cenário Contemporâneo<br />\r\n É com grande entusiasmo que apresentamos o capítulo “Ensino e suas Interseções”, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflexão sobre as complexas intersecções que moldam o campo educacional contemporâneo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educação, o CONEDU, um dos mais importantes eventos científicos da área no país, os trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos desafios e oportunidades que se apresentam à educação brasileira.<br />\r\n A educação, como um campo em constante transformação, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos às novas complexidades que surgem no cenário atual, marcado por profundas transformações sociais e tecnológicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste capítulo, buscamos compreender como esses fenômenos interagem, desafiam e reconfiguram as práticas pedagógicas e as trajetórias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implicações dessas interseções para a construção de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo práticas pedagógicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LAÍS ZACHOW" "conselho_editorial" => """ DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n CECÍLIA SANTOS SILVA<br />\r\n GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n ÁQUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n LUCIMARA LAÍS ZACHOW<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf" "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 244 "edicao_id" => 375 "codigo" => "978-65-5222-020-2" "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "prefacio" => """ Entrelaçando Saberes: Ensino e as Interseções no Cenário Contemporâneo<br />\r\n É com grande entusiasmo que apresentamos o capítulo “Ensino e suas Interseções”, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflexão sobre as complexas intersecções que moldam o campo educacional contemporâneo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educação, o CONEDU, um dos mais importantes eventos científicos da área no país, os trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos desafios e oportunidades que se apresentam à educação brasileira.<br />\r\n A educação, como um campo em constante transformação, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos às novas complexidades que surgem no cenário atual, marcado por profundas transformações sociais e tecnológicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste capítulo, buscamos compreender como esses fenômenos interagem, desafiam e reconfiguram as práticas pedagógicas e as trajetórias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implicações dessas interseções para a construção de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo práticas pedagógicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LAÍS ZACHOW" "conselho_editorial" => """ DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n CECÍLIA SANTOS SILVA<br />\r\n GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n ÁQUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n LUCIMARA LAÍS ZACHOW<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf" "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }