Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-020-2

A MATEMÁTICA E O JOGO DE XADREZ: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES, RELAÇÕES E APLICAÇÕES DO JOGO COM A MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119348
    "edicao_id" => 375
    "trabalho_id" => 3625
    "inscrito_id" => 11777
    "titulo" => "A MATEMÁTICA E O JOGO DE XADREZ: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES, RELAÇÕES E APLICAÇÕES DO JOGO COM A MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O jogo de Xadrez, que surgiu como uma vertente de um antigo jogo chamado Shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, teve início no século VI. Existem evidências históricas que dizem que ele se originou no continente asiático, mas o seu país de origem é incerto. Alguns concordam que ele foi inventado na Índia, mas há aqueles que contestam e afirmam que ele surgiu na China. Esse jogo, para aqueles não familiarizados, parece à primeira vista bastante complicado, e por isso é considerado por muitos “um desafio intelectual”. Estudos indicam que a atividade enxadrística pode proporcionar diversos benefícios aos seus praticantes, dentre eles, por exemplo, o auxílio à prevenção do Alzheimer. Além de benéfico, o Xadrez fascina pela ampla necessidade de estratégias e habilidades que facilmente se relacionam com a Matemática, mesmo que inconscientemente. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar algumas das diversas aplicações matemáticas que envolvem o jogo de Xadrez, que é mundialmente jogado, tanto presencialmente quanto online. Nesse sentido, foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica (Fonseca, 2002), de natureza qualitativa (Minayo, 2001), de modo que foram coletados diversos artigos, revistas, teses e dissertações, em operadores de busca eletrônica, as diferentes aplicações da Matemática no Xadrez. Os resultados que constam neste artigo apresentam que há diversas pesquisas que apontam uma conexão interdisciplinar entre o jogo de Xadrez e a Matemática, observada no ensino de assuntos como a Probabilidade, a Análise Combinatória, Plano Cartesiano, Funções, Geometria, etc."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11777_TB3625_27102024235908.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:27:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILANE CAROLINE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAILANE"
    "autor_email" => "railanecaroline01@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119348
    "edicao_id" => 375
    "trabalho_id" => 3625
    "inscrito_id" => 11777
    "titulo" => "A MATEMÁTICA E O JOGO DE XADREZ: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES, RELAÇÕES E APLICAÇÕES DO JOGO COM A MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O jogo de Xadrez, que surgiu como uma vertente de um antigo jogo chamado Shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, teve início no século VI. Existem evidências históricas que dizem que ele se originou no continente asiático, mas o seu país de origem é incerto. Alguns concordam que ele foi inventado na Índia, mas há aqueles que contestam e afirmam que ele surgiu na China. Esse jogo, para aqueles não familiarizados, parece à primeira vista bastante complicado, e por isso é considerado por muitos “um desafio intelectual”. Estudos indicam que a atividade enxadrística pode proporcionar diversos benefícios aos seus praticantes, dentre eles, por exemplo, o auxílio à prevenção do Alzheimer. Além de benéfico, o Xadrez fascina pela ampla necessidade de estratégias e habilidades que facilmente se relacionam com a Matemática, mesmo que inconscientemente. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar algumas das diversas aplicações matemáticas que envolvem o jogo de Xadrez, que é mundialmente jogado, tanto presencialmente quanto online. Nesse sentido, foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica (Fonseca, 2002), de natureza qualitativa (Minayo, 2001), de modo que foram coletados diversos artigos, revistas, teses e dissertações, em operadores de busca eletrônica, as diferentes aplicações da Matemática no Xadrez. Os resultados que constam neste artigo apresentam que há diversas pesquisas que apontam uma conexão interdisciplinar entre o jogo de Xadrez e a Matemática, observada no ensino de assuntos como a Probabilidade, a Análise Combinatória, Plano Cartesiano, Funções, Geometria, etc."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11777_TB3625_27102024235908.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:27:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILANE CAROLINE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAILANE"
    "autor_email" => "railanecaroline01@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 375
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
        "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 375
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
        "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 244
                "edicao_id" => 375
                "codigo" => "978-65-5222-020-2"
                "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Entrela&ccedil;ando Saberes: Ensino e as Interse&ccedil;&otilde;es no Cen&aacute;rio Contempor&acirc;neo<br />\r\n
                  &Eacute; com grande entusiasmo que apresentamos o cap&iacute;tulo &ldquo;Ensino e suas Interse&ccedil;&otilde;es&rdquo;, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflex&atilde;o sobre as complexas intersec&ccedil;&otilde;es que moldam o campo educacional contempor&acirc;neo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o CONEDU, um dos mais importantes eventos cient&iacute;ficos da &aacute;rea no pa&iacute;s, os &nbsp;trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreens&atilde;o dos desafios e oportunidades que se apresentam &agrave; educa&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  A educa&ccedil;&atilde;o, como um campo em constante transforma&ccedil;&atilde;o, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos &agrave;s novas complexidades que surgem no cen&aacute;rio atual, marcado por profundas transforma&ccedil;&otilde;es sociais e tecnol&oacute;gicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste cap&iacute;tulo, buscamos compreender como esses fen&ocirc;menos interagem, desafiam e reconfiguram as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as trajet&oacute;rias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implica&ccedil;&otilde;es dessas interse&ccedil;&otilde;es para a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW"
                "conselho_editorial" => """
                  DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n
                  JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n
                  CEC&Iacute;LIA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n
                  &Aacute;QUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n
                  ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n
                  LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf"
                "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 244
                "edicao_id" => 375
                "codigo" => "978-65-5222-020-2"
                "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Entrela&ccedil;ando Saberes: Ensino e as Interse&ccedil;&otilde;es no Cen&aacute;rio Contempor&acirc;neo<br />\r\n
                  &Eacute; com grande entusiasmo que apresentamos o cap&iacute;tulo &ldquo;Ensino e suas Interse&ccedil;&otilde;es&rdquo;, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflex&atilde;o sobre as complexas intersec&ccedil;&otilde;es que moldam o campo educacional contempor&acirc;neo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o CONEDU, um dos mais importantes eventos cient&iacute;ficos da &aacute;rea no pa&iacute;s, os &nbsp;trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreens&atilde;o dos desafios e oportunidades que se apresentam &agrave; educa&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  A educa&ccedil;&atilde;o, como um campo em constante transforma&ccedil;&atilde;o, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos &agrave;s novas complexidades que surgem no cen&aacute;rio atual, marcado por profundas transforma&ccedil;&otilde;es sociais e tecnol&oacute;gicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste cap&iacute;tulo, buscamos compreender como esses fen&ocirc;menos interagem, desafiam e reconfiguram as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as trajet&oacute;rias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implica&ccedil;&otilde;es dessas interse&ccedil;&otilde;es para a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW"
                "conselho_editorial" => """
                  DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n
                  JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n
                  CEC&Iacute;LIA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n
                  &Aacute;QUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n
                  ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n
                  LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf"
                "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O jogo de Xadrez, que surgiu como uma vertente de um antigo jogo chamado Shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, teve início no século VI. Existem evidências históricas que dizem que ele se originou no continente asiático, mas o seu país de origem é incerto. Alguns concordam que ele foi inventado na Índia, mas há aqueles que contestam e afirmam que ele surgiu na China. Esse jogo, para aqueles não familiarizados, parece à primeira vista bastante complicado, e por isso é considerado por muitos “um desafio intelectual”. Estudos indicam que a atividade enxadrística pode proporcionar diversos benefícios aos seus praticantes, dentre eles, por exemplo, o auxílio à prevenção do Alzheimer. Além de benéfico, o Xadrez fascina pela ampla necessidade de estratégias e habilidades que facilmente se relacionam com a Matemática, mesmo que inconscientemente. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar algumas das diversas aplicações matemáticas que envolvem o jogo de Xadrez, que é mundialmente jogado, tanto presencialmente quanto online. Nesse sentido, foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica (Fonseca, 2002), de natureza qualitativa (Minayo, 2001), de modo que foram coletados diversos artigos, revistas, teses e dissertações, em operadores de busca eletrônica, as diferentes aplicações da Matemática no Xadrez. Os resultados que constam neste artigo apresentam que há diversas pesquisas que apontam uma conexão interdisciplinar entre o jogo de Xadrez e a Matemática, observada no ensino de assuntos como a Probabilidade, a Análise Combinatória, Plano Cartesiano, Funções, Geometria, etc.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.