O jogo de Xadrez, que surgiu como uma vertente de um antigo jogo chamado Shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, teve início no século VI. Existem evidências históricas que dizem que ele se originou no continente asiático, mas o seu país de origem é incerto. Alguns concordam que ele foi inventado na Índia, mas há aqueles que contestam e afirmam que ele surgiu na China. Esse jogo, para aqueles não familiarizados, parece à primeira vista bastante complicado, e por isso é considerado por muitos “um desafio intelectual”. Estudos indicam que a atividade enxadrística pode proporcionar diversos benefícios aos seus praticantes, dentre eles, por exemplo, o auxílio à prevenção do Alzheimer. Além de benéfico, o Xadrez fascina pela ampla necessidade de estratégias e habilidades que facilmente se relacionam com a Matemática, mesmo que inconscientemente. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar algumas das diversas aplicações matemáticas que envolvem o jogo de Xadrez, que é mundialmente jogado, tanto presencialmente quanto online. Nesse sentido, foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica (Fonseca, 2002), de natureza qualitativa (Minayo, 2001), de modo que foram coletados diversos artigos, revistas, teses e dissertações, em operadores de busca eletrônica, as diferentes aplicações da Matemática no Xadrez. Os resultados que constam neste artigo apresentam que há diversas pesquisas que apontam uma conexão interdisciplinar entre o jogo de Xadrez e a Matemática, observada no ensino de assuntos como a Probabilidade, a Análise Combinatória, Plano Cartesiano, Funções, Geometria, etc.