No Brasil a educação financeira ainda é algo que pode ser considerado novo para muitas pessoas, surgindo como um grande desafio educacional atualmente. Passou a ser hábito do universo familiar, por ser obrigatório no ambiente escolar, fazer planejamento financeiros e falar sobre dinheiro, principalmente, com crianças. Em um processo contínuo, a educação financeira desenvolve habilidades para fazer escolhas adequadas ao administrar o seu dinheiro, criando uma mentalidade adequada e saudável para tomadas de decisões durante o ciclo de sua vida. Diante deste contexto o objetivo desta pesquisa foi analisar, junto aos gestores das escolas públicas e particulares do município de Cáceres no Mato Grosso, como está sendo a inserção do ensino da educação financeira no ambiente escolar. Trata -se de uma pesquisa qualitativa, caracterizado como um estudo descritivo, onde foi realizado uma pesquisa de campo por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada, a análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). A partir dos dados obtidos foi possível constatar que as três escolas atuam com a educação financeira com o conteúdo tratado dentro das disciplinas afins. Também pode-se constatar que a escola de iniciativa privada adotou uma disciplina para o primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio. Os gestores entrevistados destacaram a relevância do tema, mas também relataram sobre a existência de dificuldades de inserção da temática como disciplina devido a carga horária e a falta de interesse dos alunos.