Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-020-2

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES.

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119344
    "edicao_id" => 375
    "trabalho_id" => 1201
    "inscrito_id" => 6430
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES."
    "resumo" => "Este estudo é uma revisão bibliográfica narrativa e tem como objetivo analisar dissertações e teses que versam sobre as estratégias de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio. Para o levantamento de dados, foi realizada a busca na Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD), com os descritores “estratégia de aprendizagem” e “Ensino Médio”, restringindo as buscas para os últimos cinco anos (2018-2023). Observou-se a escassez de dissertações e teses produzidas nesse espaço-tempo sobre a temática, bem como a carência de estudos sobre um material instrucional contendo as estratégias de aprendizagem, como utilizá-las e separá-las por áreas do conhecimento. De acordo com as pesquisas, as estratégias de aprendizagem podem ter impacto positivo na forma como os alunos estruturam seus processos em sua trajetória acadêmica. Futuros estudos podem contribuir para que estudantes tenham autonomia no aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas, bem como ser útil para um melhor desempenho em exames de admissão, como o vestibular/ENEM. Ao incorporar estratégias de aprendizagem em sua prática pedagógica, os professores continuamente refletem sobre sua própria abordagem de ensino e conseguem proporcionar aos alunos uma aprendizagem com autonomia e mais eficácia, de acordo com os estudos abordados alunos que utilizam estratégias de aprendizagem para a aquisição do conhecimento possuem um desempenho melhor em relação aos que não fazem uso."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6430_TB1201_02102024114555.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:27:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA LAZZERIS PENSO"
    "autor_nome_curto" => "Larissa Lazzeri"
    "autor_email" => "larissalazzeris@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119344
    "edicao_id" => 375
    "trabalho_id" => 1201
    "inscrito_id" => 6430
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES."
    "resumo" => "Este estudo é uma revisão bibliográfica narrativa e tem como objetivo analisar dissertações e teses que versam sobre as estratégias de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio. Para o levantamento de dados, foi realizada a busca na Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD), com os descritores “estratégia de aprendizagem” e “Ensino Médio”, restringindo as buscas para os últimos cinco anos (2018-2023). Observou-se a escassez de dissertações e teses produzidas nesse espaço-tempo sobre a temática, bem como a carência de estudos sobre um material instrucional contendo as estratégias de aprendizagem, como utilizá-las e separá-las por áreas do conhecimento. De acordo com as pesquisas, as estratégias de aprendizagem podem ter impacto positivo na forma como os alunos estruturam seus processos em sua trajetória acadêmica. Futuros estudos podem contribuir para que estudantes tenham autonomia no aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas, bem como ser útil para um melhor desempenho em exames de admissão, como o vestibular/ENEM. Ao incorporar estratégias de aprendizagem em sua prática pedagógica, os professores continuamente refletem sobre sua própria abordagem de ensino e conseguem proporcionar aos alunos uma aprendizagem com autonomia e mais eficácia, de acordo com os estudos abordados alunos que utilizam estratégias de aprendizagem para a aquisição do conhecimento possuem um desempenho melhor em relação aos que não fazem uso."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6430_TB1201_02102024114555.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:27:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA LAZZERIS PENSO"
    "autor_nome_curto" => "Larissa Lazzeri"
    "autor_email" => "larissalazzeris@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 375
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
        "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 375
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
        "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 244
                "edicao_id" => 375
                "codigo" => "978-65-5222-020-2"
                "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Entrela&ccedil;ando Saberes: Ensino e as Interse&ccedil;&otilde;es no Cen&aacute;rio Contempor&acirc;neo<br />\r\n
                  &Eacute; com grande entusiasmo que apresentamos o cap&iacute;tulo &ldquo;Ensino e suas Interse&ccedil;&otilde;es&rdquo;, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflex&atilde;o sobre as complexas intersec&ccedil;&otilde;es que moldam o campo educacional contempor&acirc;neo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o CONEDU, um dos mais importantes eventos cient&iacute;ficos da &aacute;rea no pa&iacute;s, os &nbsp;trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreens&atilde;o dos desafios e oportunidades que se apresentam &agrave; educa&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  A educa&ccedil;&atilde;o, como um campo em constante transforma&ccedil;&atilde;o, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos &agrave;s novas complexidades que surgem no cen&aacute;rio atual, marcado por profundas transforma&ccedil;&otilde;es sociais e tecnol&oacute;gicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste cap&iacute;tulo, buscamos compreender como esses fen&ocirc;menos interagem, desafiam e reconfiguram as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as trajet&oacute;rias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implica&ccedil;&otilde;es dessas interse&ccedil;&otilde;es para a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW"
                "conselho_editorial" => """
                  DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n
                  JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n
                  CEC&Iacute;LIA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n
                  &Aacute;QUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n
                  ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n
                  LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf"
                "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 244
                "edicao_id" => 375
                "codigo" => "978-65-5222-020-2"
                "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Entrela&ccedil;ando Saberes: Ensino e as Interse&ccedil;&otilde;es no Cen&aacute;rio Contempor&acirc;neo<br />\r\n
                  &Eacute; com grande entusiasmo que apresentamos o cap&iacute;tulo &ldquo;Ensino e suas Interse&ccedil;&otilde;es&rdquo;, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflex&atilde;o sobre as complexas intersec&ccedil;&otilde;es que moldam o campo educacional contempor&acirc;neo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o CONEDU, um dos mais importantes eventos cient&iacute;ficos da &aacute;rea no pa&iacute;s, os &nbsp;trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreens&atilde;o dos desafios e oportunidades que se apresentam &agrave; educa&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  A educa&ccedil;&atilde;o, como um campo em constante transforma&ccedil;&atilde;o, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos &agrave;s novas complexidades que surgem no cen&aacute;rio atual, marcado por profundas transforma&ccedil;&otilde;es sociais e tecnol&oacute;gicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste cap&iacute;tulo, buscamos compreender como esses fen&ocirc;menos interagem, desafiam e reconfiguram as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as trajet&oacute;rias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implica&ccedil;&otilde;es dessas interse&ccedil;&otilde;es para a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW"
                "conselho_editorial" => """
                  DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n
                  JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n
                  CEC&Iacute;LIA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n
                  &Aacute;QUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n
                  ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n
                  LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf"
                "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este estudo é uma revisão bibliográfica narrativa e tem como objetivo analisar dissertações e teses que versam sobre as estratégias de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio. Para o levantamento de dados, foi realizada a busca na Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD), com os descritores “estratégia de aprendizagem” e “Ensino Médio”, restringindo as buscas para os últimos cinco anos (2018-2023). Observou-se a escassez de dissertações e teses produzidas nesse espaço-tempo sobre a temática, bem como a carência de estudos sobre um material instrucional contendo as estratégias de aprendizagem, como utilizá-las e separá-las por áreas do conhecimento. De acordo com as pesquisas, as estratégias de aprendizagem podem ter impacto positivo na forma como os alunos estruturam seus processos em sua trajetória acadêmica. Futuros estudos podem contribuir para que estudantes tenham autonomia no aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas, bem como ser útil para um melhor desempenho em exames de admissão, como o vestibular/ENEM. Ao incorporar estratégias de aprendizagem em sua prática pedagógica, os professores continuamente refletem sobre sua própria abordagem de ensino e conseguem proporcionar aos alunos uma aprendizagem com autonomia e mais eficácia, de acordo com os estudos abordados alunos que utilizam estratégias de aprendizagem para a aquisição do conhecimento possuem um desempenho melhor em relação aos que não fazem uso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.