ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES.
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119344 "edicao_id" => 375 "trabalho_id" => 1201 "inscrito_id" => 6430 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES." "resumo" => "Este estudo é uma revisão bibliográfica narrativa e tem como objetivo analisar dissertações e teses que versam sobre as estratégias de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio. Para o levantamento de dados, foi realizada a busca na Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD), com os descritores “estratégia de aprendizagem” e “Ensino Médio”, restringindo as buscas para os últimos cinco anos (2018-2023). Observou-se a escassez de dissertações e teses produzidas nesse espaço-tempo sobre a temática, bem como a carência de estudos sobre um material instrucional contendo as estratégias de aprendizagem, como utilizá-las e separá-las por áreas do conhecimento. De acordo com as pesquisas, as estratégias de aprendizagem podem ter impacto positivo na forma como os alunos estruturam seus processos em sua trajetória acadêmica. Futuros estudos podem contribuir para que estudantes tenham autonomia no aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas, bem como ser útil para um melhor desempenho em exames de admissão, como o vestibular/ENEM. Ao incorporar estratégias de aprendizagem em sua prática pedagógica, os professores continuamente refletem sobre sua própria abordagem de ensino e conseguem proporcionar aos alunos uma aprendizagem com autonomia e mais eficácia, de acordo com os estudos abordados alunos que utilizam estratégias de aprendizagem para a aquisição do conhecimento possuem um desempenho melhor em relação aos que não fazem uso." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6430_TB1201_02102024114555.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:27:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LAZZERIS PENSO" "autor_nome_curto" => "Larissa Lazzeri" "autor_email" => "larissalazzeris@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119344 "edicao_id" => 375 "trabalho_id" => 1201 "inscrito_id" => 6430 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES." "resumo" => "Este estudo é uma revisão bibliográfica narrativa e tem como objetivo analisar dissertações e teses que versam sobre as estratégias de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio. Para o levantamento de dados, foi realizada a busca na Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD), com os descritores “estratégia de aprendizagem” e “Ensino Médio”, restringindo as buscas para os últimos cinco anos (2018-2023). Observou-se a escassez de dissertações e teses produzidas nesse espaço-tempo sobre a temática, bem como a carência de estudos sobre um material instrucional contendo as estratégias de aprendizagem, como utilizá-las e separá-las por áreas do conhecimento. De acordo com as pesquisas, as estratégias de aprendizagem podem ter impacto positivo na forma como os alunos estruturam seus processos em sua trajetória acadêmica. Futuros estudos podem contribuir para que estudantes tenham autonomia no aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas, bem como ser útil para um melhor desempenho em exames de admissão, como o vestibular/ENEM. Ao incorporar estratégias de aprendizagem em sua prática pedagógica, os professores continuamente refletem sobre sua própria abordagem de ensino e conseguem proporcionar aos alunos uma aprendizagem com autonomia e mais eficácia, de acordo com os estudos abordados alunos que utilizam estratégias de aprendizagem para a aquisição do conhecimento possuem um desempenho melhor em relação aos que não fazem uso." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID6430_TB1201_02102024114555.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:27:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LAZZERIS PENSO" "autor_nome_curto" => "Larissa Lazzeri" "autor_email" => "larissalazzeris@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 375 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "logo" => null "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 375 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "logo" => null "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 244 "edicao_id" => 375 "codigo" => "978-65-5222-020-2" "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "prefacio" => """ Entrelaçando Saberes: Ensino e as Interseções no Cenário Contemporâneo<br />\r\n É com grande entusiasmo que apresentamos o capítulo “Ensino e suas Interseções”, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflexão sobre as complexas intersecções que moldam o campo educacional contemporâneo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educação, o CONEDU, um dos mais importantes eventos científicos da área no país, os trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos desafios e oportunidades que se apresentam à educação brasileira.<br />\r\n A educação, como um campo em constante transformação, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos às novas complexidades que surgem no cenário atual, marcado por profundas transformações sociais e tecnológicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste capítulo, buscamos compreender como esses fenômenos interagem, desafiam e reconfiguram as práticas pedagógicas e as trajetórias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implicações dessas interseções para a construção de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo práticas pedagógicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LAÍS ZACHOW" "conselho_editorial" => """ DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n CECÍLIA SANTOS SILVA<br />\r\n GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n ÁQUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n LUCIMARA LAÍS ZACHOW<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf" "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 244 "edicao_id" => 375 "codigo" => "978-65-5222-020-2" "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "prefacio" => """ Entrelaçando Saberes: Ensino e as Interseções no Cenário Contemporâneo<br />\r\n É com grande entusiasmo que apresentamos o capítulo “Ensino e suas Interseções”, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflexão sobre as complexas intersecções que moldam o campo educacional contemporâneo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educação, o CONEDU, um dos mais importantes eventos científicos da área no país, os trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos desafios e oportunidades que se apresentam à educação brasileira.<br />\r\n A educação, como um campo em constante transformação, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos às novas complexidades que surgem no cenário atual, marcado por profundas transformações sociais e tecnológicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste capítulo, buscamos compreender como esses fenômenos interagem, desafiam e reconfiguram as práticas pedagógicas e as trajetórias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implicações dessas interseções para a construção de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo práticas pedagógicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LAÍS ZACHOW" "conselho_editorial" => """ DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n CECÍLIA SANTOS SILVA<br />\r\n GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n ÁQUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n LUCIMARA LAÍS ZACHOW<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf" "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }