Este estudo é uma revisão bibliográfica narrativa e tem como objetivo analisar dissertações e teses que versam sobre as estratégias de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio. Para o levantamento de dados, foi realizada a busca na Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD), com os descritores “estratégia de aprendizagem” e “Ensino Médio”, restringindo as buscas para os últimos cinco anos (2018-2023). Observou-se a escassez de dissertações e teses produzidas nesse espaço-tempo sobre a temática, bem como a carência de estudos sobre um material instrucional contendo as estratégias de aprendizagem, como utilizá-las e separá-las por áreas do conhecimento. De acordo com as pesquisas, as estratégias de aprendizagem podem ter impacto positivo na forma como os alunos estruturam seus processos em sua trajetória acadêmica. Futuros estudos podem contribuir para que estudantes tenham autonomia no aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas, bem como ser útil para um melhor desempenho em exames de admissão, como o vestibular/ENEM. Ao incorporar estratégias de aprendizagem em sua prática pedagógica, os professores continuamente refletem sobre sua própria abordagem de ensino e conseguem proporcionar aos alunos uma aprendizagem com autonomia e mais eficácia, de acordo com os estudos abordados alunos que utilizam estratégias de aprendizagem para a aquisição do conhecimento possuem um desempenho melhor em relação aos que não fazem uso.