Este estudo explora a relevância do Ensino de História no contexto escolar como uma ferramenta fundamental para promover uma cultura de inclusão e respeito à diversidade humana, em consonância com os debates contemporâneos sobre decolonialidade, liberdade, interculturalidade e relações étnico-raciais. Para este fim, fundamentamos nossa abordagem teórica nas obras de Jacques Le Goff em "História e Memória", Paul Ricoeur em "Tempo e Narrativa" e Paulo Freire em "Pedagogia da Autonomia", além de propostas teóricas que defendem a educação histórica como um meio de conscientização humanizada e crítica, como aquelas de Jörn Rüsen. Metodologicamente, este estudo se baseia em uma revisão narrativa da literatura, integrando conceitos de história, memória, sociedade e cidadania, onde analisamos os desafios enfrentados pelo ambiente escolar na promoção da cidadania e na construção de uma convivência pautada no respeito à diversidade socioeconômica e étnico-racial. Além disso, este exercício de revisão é motivado pela experiência prática no ensino da História, que ocorre em uma instituição de formação profissionalizante, visando o desenvolvimento de profissionais com competências técnicas e formação para a cidadania. Nossos resultados ressaltam a importância da criação de espaços educacionais que enalteçam a memória e a história, como forma de cultivar atitudes de respeito e valorização dos direitos e da diversidade humana.