ENSINO E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E CIDADANIA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119343 "edicao_id" => 375 "trabalho_id" => 427 "inscrito_id" => 1184 "titulo" => "ENSINO E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E CIDADANIA" "resumo" => "Este estudo explora a relevância do Ensino de História no contexto escolar como uma ferramenta fundamental para promover uma cultura de inclusão e respeito à diversidade humana, em consonância com os debates contemporâneos sobre decolonialidade, liberdade, interculturalidade e relações étnico-raciais. Para este fim, fundamentamos nossa abordagem teórica nas obras de Jacques Le Goff em "História e Memória", Paul Ricoeur em "Tempo e Narrativa" e Paulo Freire em "Pedagogia da Autonomia", além de propostas teóricas que defendem a educação histórica como um meio de conscientização humanizada e crítica, como aquelas de Jörn Rüsen. Metodologicamente, este estudo se baseia em uma revisão narrativa da literatura, integrando conceitos de história, memória, sociedade e cidadania, onde analisamos os desafios enfrentados pelo ambiente escolar na promoção da cidadania e na construção de uma convivência pautada no respeito à diversidade socioeconômica e étnico-racial. Além disso, este exercício de revisão é motivado pela experiência prática no ensino da História, que ocorre em uma instituição de formação profissionalizante, visando o desenvolvimento de profissionais com competências técnicas e formação para a cidadania. Nossos resultados ressaltam a importância da criação de espaços educacionais que enalteçam a memória e a história, como forma de cultivar atitudes de respeito e valorização dos direitos e da diversidade humana." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID1184_TB427_28102024093501.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:27:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA CRUZ" "autor_email" => "anacruce@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119343 "edicao_id" => 375 "trabalho_id" => 427 "inscrito_id" => 1184 "titulo" => "ENSINO E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E CIDADANIA" "resumo" => "Este estudo explora a relevância do Ensino de História no contexto escolar como uma ferramenta fundamental para promover uma cultura de inclusão e respeito à diversidade humana, em consonância com os debates contemporâneos sobre decolonialidade, liberdade, interculturalidade e relações étnico-raciais. Para este fim, fundamentamos nossa abordagem teórica nas obras de Jacques Le Goff em "História e Memória", Paul Ricoeur em "Tempo e Narrativa" e Paulo Freire em "Pedagogia da Autonomia", além de propostas teóricas que defendem a educação histórica como um meio de conscientização humanizada e crítica, como aquelas de Jörn Rüsen. Metodologicamente, este estudo se baseia em uma revisão narrativa da literatura, integrando conceitos de história, memória, sociedade e cidadania, onde analisamos os desafios enfrentados pelo ambiente escolar na promoção da cidadania e na construção de uma convivência pautada no respeito à diversidade socioeconômica e étnico-racial. Além disso, este exercício de revisão é motivado pela experiência prática no ensino da História, que ocorre em uma instituição de formação profissionalizante, visando o desenvolvimento de profissionais com competências técnicas e formação para a cidadania. Nossos resultados ressaltam a importância da criação de espaços educacionais que enalteçam a memória e a história, como forma de cultivar atitudes de respeito e valorização dos direitos e da diversidade humana." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID1184_TB427_28102024093501.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:27:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA CRUZ" "autor_email" => "anacruce@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 375 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "logo" => null "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 375 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "logo" => null "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 244 "edicao_id" => 375 "codigo" => "978-65-5222-020-2" "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "prefacio" => """ Entrelaçando Saberes: Ensino e as Interseções no Cenário Contemporâneo<br />\r\n É com grande entusiasmo que apresentamos o capítulo “Ensino e suas Interseções”, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflexão sobre as complexas intersecções que moldam o campo educacional contemporâneo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educação, o CONEDU, um dos mais importantes eventos científicos da área no país, os trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos desafios e oportunidades que se apresentam à educação brasileira.<br />\r\n A educação, como um campo em constante transformação, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos às novas complexidades que surgem no cenário atual, marcado por profundas transformações sociais e tecnológicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste capítulo, buscamos compreender como esses fenômenos interagem, desafiam e reconfiguram as práticas pedagógicas e as trajetórias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implicações dessas interseções para a construção de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo práticas pedagógicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LAÍS ZACHOW" "conselho_editorial" => """ DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n CECÍLIA SANTOS SILVA<br />\r\n GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n ÁQUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n LUCIMARA LAÍS ZACHOW<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf" "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 244 "edicao_id" => 375 "codigo" => "978-65-5222-020-2" "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "prefacio" => """ Entrelaçando Saberes: Ensino e as Interseções no Cenário Contemporâneo<br />\r\n É com grande entusiasmo que apresentamos o capítulo “Ensino e suas Interseções”, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflexão sobre as complexas intersecções que moldam o campo educacional contemporâneo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educação, o CONEDU, um dos mais importantes eventos científicos da área no país, os trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos desafios e oportunidades que se apresentam à educação brasileira.<br />\r\n A educação, como um campo em constante transformação, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos às novas complexidades que surgem no cenário atual, marcado por profundas transformações sociais e tecnológicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste capítulo, buscamos compreender como esses fenômenos interagem, desafiam e reconfiguram as práticas pedagógicas e as trajetórias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implicações dessas interseções para a construção de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo práticas pedagógicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LAÍS ZACHOW" "conselho_editorial" => """ DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n CECÍLIA SANTOS SILVA<br />\r\n GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n ÁQUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n LUCIMARA LAÍS ZACHOW<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf" "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }