Estudos apontam a importância do conhecimento sobre as estratégias metacognitivas para o desenvolvimento da consciência e reflexão da própria aprendizagem. A metacognição, que envolve o pensamento sobre o próprio pensamento, permite aos indivíduos monitorar e regular seu processo de aprendizagem incluindo a capacidade de utilizar as estratégias de aprendizagem metacognitivas de planejamento, controle e avaliação do aprendizado. Ao ensinar explicitamente as estratégias de aprendizagem metacognitivas, os professores oportunizam que os estudantes desenvolvam uma aprendizagem mais significativa e consciente permitindo a adaptação e ajustes necessários durante o processo além de uma aplicação mais eficiente do conhecimento em diferentes contextos. Compreender e aplicar estratégias metacognitivas pode ser particularmente benéfico para estudantes que enfrentam desafios de aprendizagem, pois fornece ferramentas para que eles se tornem aprendizes mais autônomos e autoconfiantes. A pesquisa em psicologia cognitiva sugere que a metacognição é um fator determinante na aprendizagem instrucional, influenciando os processos de informações e regulação da aprendizagem. Portanto, é importante que professores e estudantes estejam cientes dessas estratégias e as incorporem em suas práticas educacionais. A implementação de estratégias metacognitivas no ensino pode incluir atividades que encorajam os estudantes a tornarem-se mais conscientes de seus padrões de pensamento além de desenvolver habilidades para gerenciar seu próprio aprendizado de maneira mais eficaz. Dessa maneira, a consciência e reflexão na aprendizagem, juntamente com a aplicação de estratégias metacognitivas, são componentes essenciais para o sucesso educacional e o desenvolvimento contínuo de habilidades de aprendizagem ao longo da vida. O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa, concebido a partir de uma revisão dos materiais bibliográficos publicados pelo referencial teórico e realização de leituras formativas englobando análise textual, temática e interpretativa. Como conclusão identificamos que as estratégias metacognitivas favorecem a aprendizagem reflexiva e consciente.