Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-020-2

ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: REFLEXÃO E CONSCIÊNCIA DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119366
    "edicao_id" => 375
    "trabalho_id" => 7883
    "inscrito_id" => 19823
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: REFLEXÃO E CONSCIÊNCIA DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Estudos apontam a importância do conhecimento sobre as estratégias metacognitivas para o desenvolvimento da consciência e reflexão da própria aprendizagem. A metacognição, que envolve o pensamento sobre o próprio pensamento, permite aos indivíduos monitorar e regular seu processo de aprendizagem incluindo a capacidade de utilizar as estratégias de aprendizagem metacognitivas de planejamento, controle e avaliação do aprendizado. Ao ensinar explicitamente as estratégias de aprendizagem metacognitivas, os professores oportunizam que os estudantes desenvolvam uma aprendizagem mais significativa e consciente permitindo a adaptação e ajustes necessários durante o processo além de uma aplicação mais eficiente do conhecimento em diferentes contextos. Compreender e aplicar estratégias metacognitivas pode ser particularmente benéfico para estudantes que enfrentam desafios de aprendizagem, pois fornece ferramentas para que eles se tornem aprendizes mais autônomos e autoconfiantes. A pesquisa em psicologia cognitiva sugere que a metacognição é um fator determinante na aprendizagem instrucional, influenciando os processos de informações e regulação da aprendizagem. Portanto, é importante que professores e estudantes estejam cientes dessas estratégias e as incorporem em suas práticas educacionais. A implementação de estratégias metacognitivas no ensino pode incluir atividades que encorajam os estudantes a tornarem-se mais conscientes de seus padrões de pensamento além de desenvolver habilidades para gerenciar seu próprio aprendizado de maneira mais eficaz. Dessa maneira, a consciência e reflexão na aprendizagem, juntamente com a aplicação de estratégias metacognitivas, são componentes essenciais para o sucesso educacional e o desenvolvimento contínuo de habilidades de aprendizagem ao longo da vida. O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa, concebido a partir de uma revisão dos materiais bibliográficos publicados pelo referencial teórico e realização de leituras formativas englobando análise textual, temática e interpretativa. Como conclusão identificamos que as estratégias metacognitivas favorecem a aprendizagem reflexiva e consciente."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID19823_TB7883_05102024180639.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:27:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA JANUÁRIA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Cristina"
    "autor_email" => "cristina.preceptora@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119366
    "edicao_id" => 375
    "trabalho_id" => 7883
    "inscrito_id" => 19823
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: REFLEXÃO E CONSCIÊNCIA DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Estudos apontam a importância do conhecimento sobre as estratégias metacognitivas para o desenvolvimento da consciência e reflexão da própria aprendizagem. A metacognição, que envolve o pensamento sobre o próprio pensamento, permite aos indivíduos monitorar e regular seu processo de aprendizagem incluindo a capacidade de utilizar as estratégias de aprendizagem metacognitivas de planejamento, controle e avaliação do aprendizado. Ao ensinar explicitamente as estratégias de aprendizagem metacognitivas, os professores oportunizam que os estudantes desenvolvam uma aprendizagem mais significativa e consciente permitindo a adaptação e ajustes necessários durante o processo além de uma aplicação mais eficiente do conhecimento em diferentes contextos. Compreender e aplicar estratégias metacognitivas pode ser particularmente benéfico para estudantes que enfrentam desafios de aprendizagem, pois fornece ferramentas para que eles se tornem aprendizes mais autônomos e autoconfiantes. A pesquisa em psicologia cognitiva sugere que a metacognição é um fator determinante na aprendizagem instrucional, influenciando os processos de informações e regulação da aprendizagem. Portanto, é importante que professores e estudantes estejam cientes dessas estratégias e as incorporem em suas práticas educacionais. A implementação de estratégias metacognitivas no ensino pode incluir atividades que encorajam os estudantes a tornarem-se mais conscientes de seus padrões de pensamento além de desenvolver habilidades para gerenciar seu próprio aprendizado de maneira mais eficaz. Dessa maneira, a consciência e reflexão na aprendizagem, juntamente com a aplicação de estratégias metacognitivas, são componentes essenciais para o sucesso educacional e o desenvolvimento contínuo de habilidades de aprendizagem ao longo da vida. O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa, concebido a partir de uma revisão dos materiais bibliográficos publicados pelo referencial teórico e realização de leituras formativas englobando análise textual, temática e interpretativa. Como conclusão identificamos que as estratégias metacognitivas favorecem a aprendizagem reflexiva e consciente."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID19823_TB7883_05102024180639.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:27:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA JANUÁRIA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Cristina"
    "autor_email" => "cristina.preceptora@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 375
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
        "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 375
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
        "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 244
                "edicao_id" => 375
                "codigo" => "978-65-5222-020-2"
                "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Entrela&ccedil;ando Saberes: Ensino e as Interse&ccedil;&otilde;es no Cen&aacute;rio Contempor&acirc;neo<br />\r\n
                  &Eacute; com grande entusiasmo que apresentamos o cap&iacute;tulo &ldquo;Ensino e suas Interse&ccedil;&otilde;es&rdquo;, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflex&atilde;o sobre as complexas intersec&ccedil;&otilde;es que moldam o campo educacional contempor&acirc;neo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o CONEDU, um dos mais importantes eventos cient&iacute;ficos da &aacute;rea no pa&iacute;s, os &nbsp;trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreens&atilde;o dos desafios e oportunidades que se apresentam &agrave; educa&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  A educa&ccedil;&atilde;o, como um campo em constante transforma&ccedil;&atilde;o, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos &agrave;s novas complexidades que surgem no cen&aacute;rio atual, marcado por profundas transforma&ccedil;&otilde;es sociais e tecnol&oacute;gicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste cap&iacute;tulo, buscamos compreender como esses fen&ocirc;menos interagem, desafiam e reconfiguram as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as trajet&oacute;rias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implica&ccedil;&otilde;es dessas interse&ccedil;&otilde;es para a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW"
                "conselho_editorial" => """
                  DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n
                  JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n
                  CEC&Iacute;LIA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n
                  &Aacute;QUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n
                  ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n
                  LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf"
                "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 244
                "edicao_id" => 375
                "codigo" => "978-65-5222-020-2"
                "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Entrela&ccedil;ando Saberes: Ensino e as Interse&ccedil;&otilde;es no Cen&aacute;rio Contempor&acirc;neo<br />\r\n
                  &Eacute; com grande entusiasmo que apresentamos o cap&iacute;tulo &ldquo;Ensino e suas Interse&ccedil;&otilde;es&rdquo;, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflex&atilde;o sobre as complexas intersec&ccedil;&otilde;es que moldam o campo educacional contempor&acirc;neo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o CONEDU, um dos mais importantes eventos cient&iacute;ficos da &aacute;rea no pa&iacute;s, os &nbsp;trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreens&atilde;o dos desafios e oportunidades que se apresentam &agrave; educa&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  A educa&ccedil;&atilde;o, como um campo em constante transforma&ccedil;&atilde;o, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos &agrave;s novas complexidades que surgem no cen&aacute;rio atual, marcado por profundas transforma&ccedil;&otilde;es sociais e tecnol&oacute;gicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste cap&iacute;tulo, buscamos compreender como esses fen&ocirc;menos interagem, desafiam e reconfiguram as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as trajet&oacute;rias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implica&ccedil;&otilde;es dessas interse&ccedil;&otilde;es para a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW"
                "conselho_editorial" => """
                  DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n
                  JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n
                  CEC&Iacute;LIA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n
                  &Aacute;QUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n
                  ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n
                  LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf"
                "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Estudos apontam a importância do conhecimento sobre as estratégias metacognitivas para o desenvolvimento da consciência e reflexão da própria aprendizagem. A metacognição, que envolve o pensamento sobre o próprio pensamento, permite aos indivíduos monitorar e regular seu processo de aprendizagem incluindo a capacidade de utilizar as estratégias de aprendizagem metacognitivas de planejamento, controle e avaliação do aprendizado. Ao ensinar explicitamente as estratégias de aprendizagem metacognitivas, os professores oportunizam que os estudantes desenvolvam uma aprendizagem mais significativa e consciente permitindo a adaptação e ajustes necessários durante o processo além de uma aplicação mais eficiente do conhecimento em diferentes contextos. Compreender e aplicar estratégias metacognitivas pode ser particularmente benéfico para estudantes que enfrentam desafios de aprendizagem, pois fornece ferramentas para que eles se tornem aprendizes mais autônomos e autoconfiantes. A pesquisa em psicologia cognitiva sugere que a metacognição é um fator determinante na aprendizagem instrucional, influenciando os processos de informações e regulação da aprendizagem. Portanto, é importante que professores e estudantes estejam cientes dessas estratégias e as incorporem em suas práticas educacionais. A implementação de estratégias metacognitivas no ensino pode incluir atividades que encorajam os estudantes a tornarem-se mais conscientes de seus padrões de pensamento além de desenvolver habilidades para gerenciar seu próprio aprendizado de maneira mais eficaz. Dessa maneira, a consciência e reflexão na aprendizagem, juntamente com a aplicação de estratégias metacognitivas, são componentes essenciais para o sucesso educacional e o desenvolvimento contínuo de habilidades de aprendizagem ao longo da vida. O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa, concebido a partir de uma revisão dos materiais bibliográficos publicados pelo referencial teórico e realização de leituras formativas englobando análise textual, temática e interpretativa. Como conclusão identificamos que as estratégias metacognitivas favorecem a aprendizagem reflexiva e consciente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.