O ENSINO DE BIOLOGIA E AS ABELHAS SEM FERRÃO: CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE AS ABELHAS NATIVAS ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119351 "edicao_id" => 375 "trabalho_id" => 4325 "inscrito_id" => 13933 "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA E AS ABELHAS SEM FERRÃO: CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE AS ABELHAS NATIVAS ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "O conhecimento sobre as abelhas nativas é muito escasso, apesar de serem fundamentais para o meio ambiente, é importante que os estudantes do Ensino Médio tenham contato durante as aulas de Biologia com esse grupo de animais. As abelhas pertencem à ordem Hymenoptera, com cerca de 115.000 espécies descritas até o momento sendo fundamentais no processo de polinização das plantas. As abelhas nativas, conhecidas como abelhas-sem-ferrão (ASF) são prejudicadas pela ação do homem, pois destroem seu habitat com queimadas e desmatamento ou mesmo na busca da obtenção do mel. Objetivou-se desenvolver, com os estudantes, o protagonismo e o ensino por investigação, por meio das atividades desenvolvidas sobre as abelhas nativas, destacando a sua importância para o meio ambiente. Foi desenvolvido uma pesquisa com 28 estudantes de duas turmas da 2ª série do Ensino Médio, da ECIEEFM José Vitorino de Medeiros, em Sossêgo/Paraíba, que teve como pressuposto teórico-metodológico a abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através do questionário diagnóstico e a observação participante. Foram desenvolvidos estudos teóricos, alinhadas às aulas práticas sobre as abelhas nativas. Foram utilizadas para desenvolvimento das atividades, dez questões norteadoras para levantamento de hipóteses, uso de metodologias ativas, incluindo a sala de aula invertida e aulas práticas sobre as abelhas nativas, abelhas do gênero Apis e vespas. A partir das atividades desenvolvidas, constatou-se o protagonismo estudantil desenvolvido durante todo o percurso das atividades, além do ensino investigativo realizado. Alinhadas a isso, os estudantes conseguiram desenvolver conhecimentos necessários que poderão ser usados dentro e fora da escola. Com isso, percebeu-se que é possível desenvolver atividades práticas com os estudantes, tornando- os protagonistas e multiplicadores do aprendizado nas comunidades." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID13933_TB4325_13062024214530.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:27:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO TARDELLI DA COSTA MACEDO" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "tardellicosta@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119351 "edicao_id" => 375 "trabalho_id" => 4325 "inscrito_id" => 13933 "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA E AS ABELHAS SEM FERRÃO: CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE AS ABELHAS NATIVAS ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "O conhecimento sobre as abelhas nativas é muito escasso, apesar de serem fundamentais para o meio ambiente, é importante que os estudantes do Ensino Médio tenham contato durante as aulas de Biologia com esse grupo de animais. As abelhas pertencem à ordem Hymenoptera, com cerca de 115.000 espécies descritas até o momento sendo fundamentais no processo de polinização das plantas. As abelhas nativas, conhecidas como abelhas-sem-ferrão (ASF) são prejudicadas pela ação do homem, pois destroem seu habitat com queimadas e desmatamento ou mesmo na busca da obtenção do mel. Objetivou-se desenvolver, com os estudantes, o protagonismo e o ensino por investigação, por meio das atividades desenvolvidas sobre as abelhas nativas, destacando a sua importância para o meio ambiente. Foi desenvolvido uma pesquisa com 28 estudantes de duas turmas da 2ª série do Ensino Médio, da ECIEEFM José Vitorino de Medeiros, em Sossêgo/Paraíba, que teve como pressuposto teórico-metodológico a abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através do questionário diagnóstico e a observação participante. Foram desenvolvidos estudos teóricos, alinhadas às aulas práticas sobre as abelhas nativas. Foram utilizadas para desenvolvimento das atividades, dez questões norteadoras para levantamento de hipóteses, uso de metodologias ativas, incluindo a sala de aula invertida e aulas práticas sobre as abelhas nativas, abelhas do gênero Apis e vespas. A partir das atividades desenvolvidas, constatou-se o protagonismo estudantil desenvolvido durante todo o percurso das atividades, além do ensino investigativo realizado. Alinhadas a isso, os estudantes conseguiram desenvolver conhecimentos necessários que poderão ser usados dentro e fora da escola. Com isso, percebeu-se que é possível desenvolver atividades práticas com os estudantes, tornando- os protagonistas e multiplicadores do aprendizado nas comunidades." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID13933_TB4325_13062024214530.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:27:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO TARDELLI DA COSTA MACEDO" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "tardellicosta@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 375 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "logo" => null "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 375 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17" "logo" => null "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png" "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 244 "edicao_id" => 375 "codigo" => "978-65-5222-020-2" "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "prefacio" => """ Entrelaçando Saberes: Ensino e as Interseções no Cenário Contemporâneo<br />\r\n É com grande entusiasmo que apresentamos o capítulo “Ensino e suas Interseções”, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflexão sobre as complexas intersecções que moldam o campo educacional contemporâneo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educação, o CONEDU, um dos mais importantes eventos científicos da área no país, os trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos desafios e oportunidades que se apresentam à educação brasileira.<br />\r\n A educação, como um campo em constante transformação, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos às novas complexidades que surgem no cenário atual, marcado por profundas transformações sociais e tecnológicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste capítulo, buscamos compreender como esses fenômenos interagem, desafiam e reconfiguram as práticas pedagógicas e as trajetórias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implicações dessas interseções para a construção de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo práticas pedagógicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LAÍS ZACHOW" "conselho_editorial" => """ DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n CECÍLIA SANTOS SILVA<br />\r\n GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n ÁQUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n LUCIMARA LAÍS ZACHOW<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf" "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 244 "edicao_id" => 375 "codigo" => "978-65-5222-020-2" "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)" "prefacio" => """ Entrelaçando Saberes: Ensino e as Interseções no Cenário Contemporâneo<br />\r\n É com grande entusiasmo que apresentamos o capítulo “Ensino e suas Interseções”, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflexão sobre as complexas intersecções que moldam o campo educacional contemporâneo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educação, o CONEDU, um dos mais importantes eventos científicos da área no país, os trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreensão dos desafios e oportunidades que se apresentam à educação brasileira.<br />\r\n A educação, como um campo em constante transformação, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos às novas complexidades que surgem no cenário atual, marcado por profundas transformações sociais e tecnológicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste capítulo, buscamos compreender como esses fenômenos interagem, desafiam e reconfiguram as práticas pedagógicas e as trajetórias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implicações dessas interseções para a construção de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo práticas pedagógicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LAÍS ZACHOW" "conselho_editorial" => """ DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n MÁRCIA BRANDÃO RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n CECÍLIA SANTOS SILVA<br />\r\n GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n ÁQUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n LUCIMARA LAÍS ZACHOW<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf" "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:30:38" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }