Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-020-2

O ENSINO DE BIOLOGIA E AS ABELHAS SEM FERRÃO: CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE AS ABELHAS NATIVAS ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119351
    "edicao_id" => 375
    "trabalho_id" => 4325
    "inscrito_id" => 13933
    "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA E AS ABELHAS SEM FERRÃO: CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE AS ABELHAS NATIVAS ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO"
    "resumo" => "O conhecimento sobre as abelhas nativas é muito escasso, apesar de serem fundamentais para o meio ambiente, é importante que os estudantes do Ensino Médio tenham contato durante as aulas de Biologia com esse grupo de animais. As abelhas pertencem à ordem Hymenoptera, com cerca de 115.000 espécies descritas até o momento sendo fundamentais no processo de polinização das plantas. As abelhas nativas, conhecidas como abelhas-sem-ferrão (ASF) são prejudicadas pela ação do homem, pois destroem seu habitat com queimadas e desmatamento ou mesmo na busca da obtenção do mel. Objetivou-se desenvolver, com os estudantes, o protagonismo e o ensino por investigação, por meio das atividades desenvolvidas sobre as abelhas nativas, destacando a sua importância para o meio ambiente. Foi desenvolvido uma pesquisa com 28 estudantes de duas turmas da 2ª série do Ensino Médio, da ECIEEFM José Vitorino de Medeiros, em Sossêgo/Paraíba, que teve como pressuposto teórico-metodológico a abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através do questionário diagnóstico e a observação participante. Foram desenvolvidos estudos teóricos, alinhadas às aulas práticas sobre as abelhas nativas. Foram utilizadas para desenvolvimento das atividades, dez questões norteadoras para levantamento de hipóteses, uso de metodologias ativas, incluindo a sala de aula invertida e aulas práticas sobre as abelhas nativas, abelhas do gênero Apis e vespas. A partir das atividades desenvolvidas, constatou-se o protagonismo estudantil desenvolvido durante todo o percurso das atividades, além do ensino investigativo realizado. Alinhadas a isso, os estudantes conseguiram desenvolver conhecimentos necessários que poderão ser usados dentro e fora da escola. Com isso, percebeu-se que é possível desenvolver atividades práticas com os estudantes, tornando- os protagonistas e multiplicadores do aprendizado nas comunidades."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID13933_TB4325_13062024214530.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:27:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO TARDELLI DA COSTA MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "tardellicosta@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119351
    "edicao_id" => 375
    "trabalho_id" => 4325
    "inscrito_id" => 13933
    "titulo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA E AS ABELHAS SEM FERRÃO: CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SOBRE AS ABELHAS NATIVAS ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO"
    "resumo" => "O conhecimento sobre as abelhas nativas é muito escasso, apesar de serem fundamentais para o meio ambiente, é importante que os estudantes do Ensino Médio tenham contato durante as aulas de Biologia com esse grupo de animais. As abelhas pertencem à ordem Hymenoptera, com cerca de 115.000 espécies descritas até o momento sendo fundamentais no processo de polinização das plantas. As abelhas nativas, conhecidas como abelhas-sem-ferrão (ASF) são prejudicadas pela ação do homem, pois destroem seu habitat com queimadas e desmatamento ou mesmo na busca da obtenção do mel. Objetivou-se desenvolver, com os estudantes, o protagonismo e o ensino por investigação, por meio das atividades desenvolvidas sobre as abelhas nativas, destacando a sua importância para o meio ambiente. Foi desenvolvido uma pesquisa com 28 estudantes de duas turmas da 2ª série do Ensino Médio, da ECIEEFM José Vitorino de Medeiros, em Sossêgo/Paraíba, que teve como pressuposto teórico-metodológico a abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através do questionário diagnóstico e a observação participante. Foram desenvolvidos estudos teóricos, alinhadas às aulas práticas sobre as abelhas nativas. Foram utilizadas para desenvolvimento das atividades, dez questões norteadoras para levantamento de hipóteses, uso de metodologias ativas, incluindo a sala de aula invertida e aulas práticas sobre as abelhas nativas, abelhas do gênero Apis e vespas. A partir das atividades desenvolvidas, constatou-se o protagonismo estudantil desenvolvido durante todo o percurso das atividades, além do ensino investigativo realizado. Alinhadas a isso, os estudantes conseguiram desenvolver conhecimentos necessários que poderão ser usados dentro e fora da escola. Com isso, percebeu-se que é possível desenvolver atividades práticas com os estudantes, tornando- os protagonistas e multiplicadores do aprendizado nas comunidades."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID13933_TB4325_13062024214530.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:27:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO TARDELLI DA COSTA MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "tardellicosta@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:30:38"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 375
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
        "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 375
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-ensino-e-suas-intersecces-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "6791182e381d6_22012025130918.png"
        "timbrado" => "6791182e3e064_22012025130918.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 244
                "edicao_id" => 375
                "codigo" => "978-65-5222-020-2"
                "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Entrela&ccedil;ando Saberes: Ensino e as Interse&ccedil;&otilde;es no Cen&aacute;rio Contempor&acirc;neo<br />\r\n
                  &Eacute; com grande entusiasmo que apresentamos o cap&iacute;tulo &ldquo;Ensino e suas Interse&ccedil;&otilde;es&rdquo;, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflex&atilde;o sobre as complexas intersec&ccedil;&otilde;es que moldam o campo educacional contempor&acirc;neo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o CONEDU, um dos mais importantes eventos cient&iacute;ficos da &aacute;rea no pa&iacute;s, os &nbsp;trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreens&atilde;o dos desafios e oportunidades que se apresentam &agrave; educa&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  A educa&ccedil;&atilde;o, como um campo em constante transforma&ccedil;&atilde;o, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos &agrave;s novas complexidades que surgem no cen&aacute;rio atual, marcado por profundas transforma&ccedil;&otilde;es sociais e tecnol&oacute;gicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste cap&iacute;tulo, buscamos compreender como esses fen&ocirc;menos interagem, desafiam e reconfiguram as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as trajet&oacute;rias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implica&ccedil;&otilde;es dessas interse&ccedil;&otilde;es para a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW"
                "conselho_editorial" => """
                  DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n
                  JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n
                  CEC&Iacute;LIA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n
                  &Aacute;QUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n
                  ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n
                  LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf"
                "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 244
                "edicao_id" => 375
                "codigo" => "978-65-5222-020-2"
                "capa" => "6791182e41449_22012025130918.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Entrela&ccedil;ando Saberes: Ensino e as Interse&ccedil;&otilde;es no Cen&aacute;rio Contempor&acirc;neo<br />\r\n
                  &Eacute; com grande entusiasmo que apresentamos o cap&iacute;tulo &ldquo;Ensino e suas Interse&ccedil;&otilde;es&rdquo;, fruto de uma intensa jornada de pesquisa e reflex&atilde;o sobre as complexas intersec&ccedil;&otilde;es que moldam o campo educacional contempor&acirc;neo. Inserido no contexto do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o, o CONEDU, um dos mais importantes eventos cient&iacute;ficos da &aacute;rea no pa&iacute;s, os &nbsp;trabalhos aqui elencados se somam a um conjunto de pesquisas que buscam aprofundar a compreens&atilde;o dos desafios e oportunidades que se apresentam &agrave; educa&ccedil;&atilde;o brasileira.<br />\r\n
                  A educa&ccedil;&atilde;o, como um campo em constante transforma&ccedil;&atilde;o, exige que os educadores e pesquisadores estejam atentos &agrave;s novas complexidades que surgem no cen&aacute;rio atual, marcado por profundas transforma&ccedil;&otilde;es sociais e tecnol&oacute;gicas. Assim, ao analisar os diversos trabalhos constantes neste cap&iacute;tulo, buscamos compreender como esses fen&ocirc;menos interagem, desafiam e reconfiguram as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as trajet&oacute;rias de aprendizagem. Ao longo desta leitura, convidamos o leitor a refletir sobre as implica&ccedil;&otilde;es dessas interse&ccedil;&otilde;es para a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inclusivo, construindo pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas mais justas e transformadoras.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => "PAULA ALMEIDA DE CASTRO E LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW"
                "conselho_editorial" => """
                  DAIANA SONEGO TEMP<br />\r\n
                  JULIA BOLSSONI DOLWITSCH<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  DAYANNE LOPES GOMES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR<br />\r\n
                  CEC&Iacute;LIA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  GERLANE DANTAS DA SILVA<br />\r\n
                  &Aacute;QUILA MATHEUS DE SOUZA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ADRIANA ROCHA SILVA<br />\r\n
                  ANA PAULA MONTEIRO DE MOURA<br />\r\n
                  LUCIMARA LA&Iacute;S ZACHOW<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ec42b73bc_24012025163842.pdf"
                "arquivo" => "24012025163912-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:30:38"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:51"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O conhecimento sobre as abelhas nativas é muito escasso, apesar de serem fundamentais para o meio ambiente, é importante que os estudantes do Ensino Médio tenham contato durante as aulas de Biologia com esse grupo de animais. As abelhas pertencem à ordem Hymenoptera, com cerca de 115.000 espécies descritas até o momento sendo fundamentais no processo de polinização das plantas. As abelhas nativas, conhecidas como abelhas-sem-ferrão (ASF) são prejudicadas pela ação do homem, pois destroem seu habitat com queimadas e desmatamento ou mesmo na busca da obtenção do mel. Objetivou-se desenvolver, com os estudantes, o protagonismo e o ensino por investigação, por meio das atividades desenvolvidas sobre as abelhas nativas, destacando a sua importância para o meio ambiente. Foi desenvolvido uma pesquisa com 28 estudantes de duas turmas da 2ª série do Ensino Médio, da ECIEEFM José Vitorino de Medeiros, em Sossêgo/Paraíba, que teve como pressuposto teórico-metodológico a abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através do questionário diagnóstico e a observação participante. Foram desenvolvidos estudos teóricos, alinhadas às aulas práticas sobre as abelhas nativas. Foram utilizadas para desenvolvimento das atividades, dez questões norteadoras para levantamento de hipóteses, uso de metodologias ativas, incluindo a sala de aula invertida e aulas práticas sobre as abelhas nativas, abelhas do gênero Apis e vespas. A partir das atividades desenvolvidas, constatou-se o protagonismo estudantil desenvolvido durante todo o percurso das atividades, além do ensino investigativo realizado. Alinhadas a isso, os estudantes conseguiram desenvolver conhecimentos necessários que poderão ser usados dentro e fora da escola. Com isso, percebeu-se que é possível desenvolver atividades práticas com os estudantes, tornando- os protagonistas e multiplicadores do aprendizado nas comunidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.