No ensino de ciências, compreender e aplicar grandezas e medidas é fundamental para a correta interpretação e aplicação de conceitos científicos. Grandezas são propriedades que podem ser quantificadas, como comprimento, massa, tempo e temperatura, e a medição é o processo de determinar essas propriedades com precisão. Este estudo tem como objetivo avaliar a compreensão dos alunos sobre a importância das medidas e grandezas, com foco especial em volume e capacidade, e como essas habilidades são aplicadas em atividades cotidianas e experimentos científicos. Foi aplicado oficinas e questionários aos alunos graduandos em ciências biológicas do módulo I em uma instituição pública de ensino superior, para avaliar sua compreensão sobre a relevância das medidas e grandezas. O questionário abordou questões sobre a aplicação prática de medir volumes e capacidades, bem como a habilidade de conhecer os tipos de medidas e converter entre unidades do Sistema Internacional (SI). Os resultados das práticas realizadas nas oficinas e do questionário aplicado mostraram que muitos alunos reconhecem a importância das grandezas e medidas em suas atividades diárias e em experimentos científicos, isso se deve às experiências práticas com atividades que estabelecem essa correlação. Eles destacaram que medir volumes e capacidades é essencial para medir líquidos e realizar experimentos laboratoriais. Pois a relação e a diferenciação entre volume e capacidade, associação entre as medidas de tempo e comprimento também foram trabalhadas nas oficinas. Além disso, a habilidade de converter unidades é fundamental para resolver problemas e interpretar dados científicos. A compreensão de grandezas e medidas é fundamental para o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas. O estudo revela que essas habilidades são essenciais para realizar experimentos científicos e analisar os resultados, contribuindo para uma base sólida em ciências e outras áreas do conhecimento.