O conteúdo de Astronomia não é abordado adequadamente em sala de aula. Nesse contexto, é essencial resgatar a história e a filosofia da ciência para que os alunos compreendam o desenvolvimento científico como uma construção humana. Este trabalho consiste na adaptação e execução do produto educacional do Prof. Me. Tailor Raniere Waiandt (SEDU-ES), intitulada "Sequência didática gamificada para o ensino de gravitação”. A sequência de atividade desenvolvida, teve como objetivo principal promover a gamificação como metodologia ativa de ensino, estimulando o engajamento dos alunos ao partilhar conhecimento e aprendizagens, amparadas por elementos da comunicação visual e da mecânica dos games. Por meio da interdisciplinaridade, os modelos astronômicos expostos na física clássica de Ptolomeu à Isaac Newton foram debatidos nas aulas de Física, Filosofia e Matemática. O projeto foi dividido em sete encontros com três momentos de atividades distintas, que ocorreram em diversos ambientes da escola e com o uso constante de recursos tecnológicos (digitais e analógicos). Apoiando-se nos teóricos Lee Sheldon e Karl Kaap para a aplicação da gamificação, a prática contou com a produção e preenchimento de um quadro de medalhas, desse modo a avaliação ocorreu ao final de cada encontro, de modo qualitativo, enquanto o modo formativo de avaliação se deu durante o processo. A proposta resultou no aumento do interesse dos estudantes na história e filosofia da ciência, bem como na astronomia e no desenvolvimento do senso crítico e autonomia. Devido a esse aumento, foi produzido uma eletiva direcionada à participação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.