Percebe-se que o Programa de Residência Pedagógica da CAPES, tem contribuído de forma significativa e problematizadora na formação inicial de professores. Em cenários onde o tecnicismo e o modelo de desenvolvimento e modernidade eurocêntrico têm tomado importante espaço nas discussões da formação de professores de Ciências e Biologia, tendo este programa de formação inicial de professores se consolidado em um potente espaço de crítica e construção de identidade docente. Partindo do pressuposto pedagógico Freiriano, que se apoia na indissociabilidade entre formação docente e a pesquisa, assentada numa construção de aprendizagens a partir do diálogo e reflexões críticas, propusemos como questão problematizadora: qual ciência temos discutido e propomos que os nossos licenciandos/residentes ensinem? Objetivou-se a partir do presente trabalho compreender quais as concepções sobre o conhecimento científico nortearam as reflexões e construções identitárias de licenciandos participantes do Programa de Residência Pedagógica (CAPES – Edital N° 24/2022) do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), entre estudantes participantes do Programa de Residência Pedagógica. Optamos pelos pressupostos metodológicos de grupo focal, tendo sido aplicados questionários, com o prévio estabelecimento do TCLE, por meio da ferramenta do Google forms, com questões abertas, elaboradas a partir da problematização e objetivos descritos pela investigação. Utilizou-se a hermenêutica como princípio epistemológico para a análise doa resultados e interpretação dos significados produzidos pelo grupo. A constância dos posicionamentos mencionados pelos participantes acerca da formação dos estudantes deve se dar a partir repertórios didático-pedagógicos que estejam amparados numa perspectiva crítica e contextualizada a saberes e referenciais socioculturais dos estudantes, nos encaminha a uma compreensão de que as percepções científicas construídas pelos alunos(a)s residentes estejam pautadas em: transformação social, visão crítica e consciente de mundo, conhecer a si e o meio que o cerca e a autonomia argumentativa.