QUE CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA TEMOS PROPOSTO AOS NOSSOS LICENCIANDOS: RELATOS DE RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119302 "edicao_id" => 374 "trabalho_id" => 4009 "inscrito_id" => 11798 "titulo" => "QUE CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA TEMOS PROPOSTO AOS NOSSOS LICENCIANDOS: RELATOS DE RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA" "resumo" => "Percebe-se que o Programa de Residência Pedagógica da CAPES, tem contribuído de forma significativa e problematizadora na formação inicial de professores. Em cenários onde o tecnicismo e o modelo de desenvolvimento e modernidade eurocêntrico têm tomado importante espaço nas discussões da formação de professores de Ciências e Biologia, tendo este programa de formação inicial de professores se consolidado em um potente espaço de crítica e construção de identidade docente. Partindo do pressuposto pedagógico Freiriano, que se apoia na indissociabilidade entre formação docente e a pesquisa, assentada numa construção de aprendizagens a partir do diálogo e reflexões críticas, propusemos como questão problematizadora: qual ciência temos discutido e propomos que os nossos licenciandos/residentes ensinem? Objetivou-se a partir do presente trabalho compreender quais as concepções sobre o conhecimento científico nortearam as reflexões e construções identitárias de licenciandos participantes do Programa de Residência Pedagógica (CAPES – Edital N° 24/2022) do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), entre estudantes participantes do Programa de Residência Pedagógica. Optamos pelos pressupostos metodológicos de grupo focal, tendo sido aplicados questionários, com o prévio estabelecimento do TCLE, por meio da ferramenta do Google forms, com questões abertas, elaboradas a partir da problematização e objetivos descritos pela investigação. Utilizou-se a hermenêutica como princípio epistemológico para a análise doa resultados e interpretação dos significados produzidos pelo grupo. A constância dos posicionamentos mencionados pelos participantes acerca da formação dos estudantes deve se dar a partir repertórios didático-pedagógicos que estejam amparados numa perspectiva crítica e contextualizada a saberes e referenciais socioculturais dos estudantes, nos encaminha a uma compreensão de que as percepções científicas construídas pelos alunos(a)s residentes estejam pautadas em: transformação social, visão crítica e consciente de mundo, conhecer a si e o meio que o cerca e a autonomia argumentativa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11798_TB4009_27102024132124.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:25:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FILIPE GUTIERRE CARVALHO DE LIMA BESSA" "autor_nome_curto" => "FILIPE GUTIERRE" "autor_email" => "filipe_carvalho@uvanet.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119302 "edicao_id" => 374 "trabalho_id" => 4009 "inscrito_id" => 11798 "titulo" => "QUE CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA TEMOS PROPOSTO AOS NOSSOS LICENCIANDOS: RELATOS DE RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA" "resumo" => "Percebe-se que o Programa de Residência Pedagógica da CAPES, tem contribuído de forma significativa e problematizadora na formação inicial de professores. Em cenários onde o tecnicismo e o modelo de desenvolvimento e modernidade eurocêntrico têm tomado importante espaço nas discussões da formação de professores de Ciências e Biologia, tendo este programa de formação inicial de professores se consolidado em um potente espaço de crítica e construção de identidade docente. Partindo do pressuposto pedagógico Freiriano, que se apoia na indissociabilidade entre formação docente e a pesquisa, assentada numa construção de aprendizagens a partir do diálogo e reflexões críticas, propusemos como questão problematizadora: qual ciência temos discutido e propomos que os nossos licenciandos/residentes ensinem? Objetivou-se a partir do presente trabalho compreender quais as concepções sobre o conhecimento científico nortearam as reflexões e construções identitárias de licenciandos participantes do Programa de Residência Pedagógica (CAPES – Edital N° 24/2022) do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), entre estudantes participantes do Programa de Residência Pedagógica. Optamos pelos pressupostos metodológicos de grupo focal, tendo sido aplicados questionários, com o prévio estabelecimento do TCLE, por meio da ferramenta do Google forms, com questões abertas, elaboradas a partir da problematização e objetivos descritos pela investigação. Utilizou-se a hermenêutica como princípio epistemológico para a análise doa resultados e interpretação dos significados produzidos pelo grupo. A constância dos posicionamentos mencionados pelos participantes acerca da formação dos estudantes deve se dar a partir repertórios didático-pedagógicos que estejam amparados numa perspectiva crítica e contextualizada a saberes e referenciais socioculturais dos estudantes, nos encaminha a uma compreensão de que as percepções científicas construídas pelos alunos(a)s residentes estejam pautadas em: transformação social, visão crítica e consciente de mundo, conhecer a si e o meio que o cerca e a autonomia argumentativa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11798_TB4009_27102024132124.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:25:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FILIPE GUTIERRE CARVALHO DE LIMA BESSA" "autor_nome_curto" => "FILIPE GUTIERRE" "autor_email" => "filipe_carvalho@uvanet.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 374 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "logo" => null "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 374 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-de-ciencias-vol3" "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16" "logo" => null "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg" "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 243 "edicao_id" => 374 "codigo" => "978-65-5222-015-8" "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "prefacio" => """ É com profunda satisfação que se apresenta esta coleção de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ciências, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educação - CONEDU. Esta obra reúne trabalhos que trazem contribuições, que se espera serem valiosas, para enriquecer a prática pedagógica, assim como para fomentar o pensamento científico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opinião no cenário educacional.<br />\r\n Nos capítulos seguintes, os leitores encontrarão estudos teóricos e empíricos, com relatos de experiências e práticas didáticas e pedagógicas no Ensino de Ciências, com reflexões tematizadas em “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflexões, assim como expor vivências exitosas, para contribuir para continua lapidação e construção de conhecimento da área.<br />\r\n A Ciência está intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avanços tecnológicos do século XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e competências investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor não apenas se inspire, mas também se sinta encorajado a implementar práticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ciências a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspiração para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conteúdo contribua para a formação de cidadãos mais informados, reflexivos e críticos.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n ANDRÉ DOS SANTOS<br />\r\n HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n TAÍS OLIVEIRA<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf" "arquivo" => "11022025144246-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-02-11 14:42:46" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 243 "edicao_id" => 374 "codigo" => "978-65-5222-015-8" "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png" "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)" "prefacio" => """ É com profunda satisfação que se apresenta esta coleção de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ciências, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educação - CONEDU. Esta obra reúne trabalhos que trazem contribuições, que se espera serem valiosas, para enriquecer a prática pedagógica, assim como para fomentar o pensamento científico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opinião no cenário educacional.<br />\r\n Nos capítulos seguintes, os leitores encontrarão estudos teóricos e empíricos, com relatos de experiências e práticas didáticas e pedagógicas no Ensino de Ciências, com reflexões tematizadas em “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflexões, assim como expor vivências exitosas, para contribuir para continua lapidação e construção de conhecimento da área.<br />\r\n A Ciência está intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avanços tecnológicos do século XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e competências investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor não apenas se inspire, mas também se sinta encorajado a implementar práticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ciências a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspiração para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conteúdo contribua para a formação de cidadãos mais informados, reflexivos e críticos.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA <br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n ANDRÉ DOS SANTOS<br />\r\n HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n TAÍS OLIVEIRA<br />\r\n MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf" "arquivo" => "11022025144246-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-12 09:27:50" "updated_at" => "2025-02-11 14:42:46" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }