Na atualidade o termo letramento passou a fazer parte dos discursos de studiosos em educação com o objetivo de atender às mudanças sócio-históricas no que concerne ao uso da escrita como prática social, inclusive sendo seu uso conceitualmente mais apropriado para a área de ciência, tecnologia e sociedade. A teoria da objetivação - TO é uma abordagem educacional contemporânea influenciada pelo materialismo dialético e pelo sócio-interacionismo vygotskiano, que entende o ensino integrado ao aprendizado e este, por sua vez, como fruto de um processo cultural-histórico coletivo. Este processo envolve tanto a aquisição de conhecimento (dimensão do saber - objetivação), quanto o vir a ser (dimensão do sujeito - subjetivação), superando abordagens educacionais individualistas. De acordo com o projeto educacional da TO, à luz de Radford, o ensino de ciências pode ser entendido como uma iniciativa política, social, histórica e cultural que visa à criação de sujeitos reflexivos, éticos e críticos, capazes de contemplar novas formas de pensar e agir. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é analisar a utilização da teoria da objetivação no ensino de ciências e suas contribuições para o letramento científico. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e bibliográfica. A partir do material coletado e analisado encontramos que a teoria da objetivação no ensino de ciências contribui com o desenvolvimento do letramento científico, ampliando os conceitos científicos e incorporando aspectos sociais. Para Radford o sujeito aprendente deve estar ciente de seu papel em um processo que é reflexivo-construtivo-reflexivo, assumindo uma posição consciente na aquisição de conhecimento para uma ação não-alienante, política, social, cultural e histórica. Assim, como resultante desta aquisição de conhecimento, tem-se o pleno exercício da cidadania, objetivo central tanto da alfabetização, quanto do letramento científico, assuntos amplamente debatidos no campo do ensino de ciências.