A aprendizagem de alguns conteúdos de Química sempre foi considerada complicada e em algumas vezes decorativa. Afim de mudar esse pensamento e fazer com que o processo de aprendizagem se torne mais fácil e dinâmico, vem sendo desenvolvidas novas metodologias de ensino ao longo dos tempos. Uma metodologia que vem recebendo destaque são os jogos lúdicos. Alguns pesquisadores consideram os jogos uma ferramenta eficiente e de bom rendimento, favorecendo a compreensão dos conteúdos. É importante ressaltar que os jogos não substituem nenhum outro método de ensino e que atuam como um auxílio didático e atrativo para as aulas. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar jogos lúdicos para alunos da disciplina de Química Analítica, bem como avaliar como se deu o aprendizado dos estudantes a partir do uso dessa metodologia. Os jogos desenvolvidos foram identificados por “Trilhas dos Cátions” e por “Passa ou Repassa da Gravimetria”. Estes jogos são uma proposta de novos métodos para o ensino de conteúdos teóricos da Química Analítica I e II respectivamente, e, apresentaram-se como uma ferramenta eficiente, pois possibilitaram aos estudantes aprenderem em um clima de competição e descontração. A diversão proporcionada pelo jogo, fez com que os jogadores compreendessem o assunto abordado com mais facilidade. As regras dos referidos jogos são de fácil compreensão e assemelha-se a jogos conhecidos popularmente. Observou-se uma ótima aceitação dessa atividade por parte dos alunos, com um desempenho satisfatório de conhecimentos nos conteúdos abordados, indicando a eficiência da metodologia proposta.