No ensino de ciências, o uso de jogos tem se tornado uma ferramenta didática importante para a construção do conhecimento, tendo em vista que eles auxiliam no desenvolvimento cognitivo do aluno, além de proporcionarem estratégias divertidas de aprendizagem. Nesta direção, os jogos são ferramentas que podem ser adaptadas conforme a necessidade da disciplina, bem como, para retratar características da região onde vive o educando. Assim, o objetivo deste estudo foi construir e testar um jogo didático com foco nas características dos animais da Caatinga. Para tanto, contou-se com a participação de 100 estudantes de uma escola pública localizada na cidade de Juazeiro-BA. Inicialmente foi aplicado um questionários pré-teste, que teve o objetivo de diagnosticar o conhecimento dos estudantes sobre o tema. Em seguida, foi construído um jogo didático composto por dois tabuleiros com vinte e quatro cartas cada um e um conjunto de cartas extras. Em relação as regras do jogo, o adversário deveria fazer perguntas sobre as características do animal misterioso, sendo permitidas apenas perguntas que poderiam ser respondidas com sim ou não. Se o palpite estivesse certo, o jogador deveria abaixar as cartas que não possuíam as características mencionadas. Após a aplicação do jogo, o pós-teste foi aplicado para analisar a aprendizagem do aluno e a eficiência do jogo como facilitador neste processo. As médias de acertos no pré e pós-teste foram comparadas e os resultados demonstraram diferenças significativas, de modo que os valores dos pós-testes foram maiores em relação ao pré-teste, evidenciando que o jogo é eficaz como instrumento facilitador da aprendizagem dos conteúdos que se propôs a trabalhar. Assim a pesquisa contribui para uma maior aceitação de estratégias lúdicas bem como fornece uma ferramenta didática que pode ser utilizada pelo professor no ensino de ciências.