Estimular a aprendizagem em Física é um desafio. Recorrer ao cotidiano dos estudantes é um caminho para a desmistificação do componente curricular Física “chato”. Reconhecemos que o processo de aprendizagem no ensino de Física é bastante complexo por se tratar de uma disciplina a qual é associada pelos alunos como a disciplina que não utilizaram na vida. No entanto, a Física é uma ciência experimental e muitos dos conteúdos podem ser ministrados de forma prazerosa. O objetivo deste trabalho é descrever as sequências didáticas com o tema pressão, aplicada na disciplina Física com alunos do 2º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra, na cidade de Massapê, Ceará. Foram realizadas duas aulas teóricas expositivas sobre os conceitos básicos sobre pressão, após, foram realizadas duas aulas práticas, nas quais a professora apresentou experimentos com o uso da água para demonstração e assimilação dos conteúdos estudados sobre a pressão. Como resultado, foi identificado que os estudantes conseguiram compreender os conceitos básicos sobre pressão, bem como assimilaram aos seus cotidianos. Assim acreditamos que é fundamental usar estratégias que levem em consideração a realidade de vida desses alunos buscando conectar os fenômenos com suas experiências diárias, procurando sempre facilitar o processo de ensino e aprendizagem.