Artigo CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-015-8

APRENDENDO OS CONCEITOS BÁSICOS SOBRE ELETRICIDADE DE FORMA DIVERTIDA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 16 - Ensino de ciências
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119298
    "edicao_id" => 374
    "trabalho_id" => 3404
    "inscrito_id" => 11826
    "titulo" => "APRENDENDO OS CONCEITOS BÁSICOS SOBRE ELETRICIDADE DE FORMA DIVERTIDA"
    "resumo" => "A Física tem fundamental importância na Educação Básica pela sua aplicabilidade e contextualização ao cotidiano dos estudantes. Porém, o processo de aprendizagem no ensino de Física é bastante complexo por se tratar de uma disciplina a qual é associada pelos alunos à aplicação de fórmulas e cálculos. No entanto, a Física é uma ciência experimental e muitos dos conteúdos podem ser ministrados utilizando exemplos do cotidiano dos estudantes e/ou através de aulas práticas por meio de experimentos ou por simuladores. O ensino experimental pode ser enriquecedor e prazeroso, mostrando que a Física é uma ciência viva. O objetivo deste trabalho é relatar uma sequência didática com o tema eletricidade, aplicada na disciplina eletiva Práticas Laboratoriais de Física com alunos do 1º e 2º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra, na cidade de Massapê, Ceará. Foram realizadas duas aulas teóricas expositivas sobre os conceitos básicos de eletricidade, após, foram realizadas duas aulas práticas, nas quais os estudantes construíram o Labirinto Elétrico, com o intuito de aprimorarem seus conhecimentos sobre eletricidade e por fim, aplicado um questionário para identificar como os estudantes associaram os conceitos básicos sobre eletricidade na prática. Como resultado, foi identificado que os estudantes conseguiram trabalhar em equipe, assimilar e aprofundar os conceitos básicos sobre eletricidade no cotidiano. Por fim, é fundamental usar estratégias que levem em consideração a realidade de vida desses alunos buscando conectar os fenômenos com suas experiências diárias, procurando sempre facilitar o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11826_TB3404_15102024174019.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:25:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA RODRIGUES MADEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA R."
    "autor_email" => "antonia.madeiro@edu.sobral.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119298
    "edicao_id" => 374
    "trabalho_id" => 3404
    "inscrito_id" => 11826
    "titulo" => "APRENDENDO OS CONCEITOS BÁSICOS SOBRE ELETRICIDADE DE FORMA DIVERTIDA"
    "resumo" => "A Física tem fundamental importância na Educação Básica pela sua aplicabilidade e contextualização ao cotidiano dos estudantes. Porém, o processo de aprendizagem no ensino de Física é bastante complexo por se tratar de uma disciplina a qual é associada pelos alunos à aplicação de fórmulas e cálculos. No entanto, a Física é uma ciência experimental e muitos dos conteúdos podem ser ministrados utilizando exemplos do cotidiano dos estudantes e/ou através de aulas práticas por meio de experimentos ou por simuladores. O ensino experimental pode ser enriquecedor e prazeroso, mostrando que a Física é uma ciência viva. O objetivo deste trabalho é relatar uma sequência didática com o tema eletricidade, aplicada na disciplina eletiva Práticas Laboratoriais de Física com alunos do 1º e 2º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra, na cidade de Massapê, Ceará. Foram realizadas duas aulas teóricas expositivas sobre os conceitos básicos de eletricidade, após, foram realizadas duas aulas práticas, nas quais os estudantes construíram o Labirinto Elétrico, com o intuito de aprimorarem seus conhecimentos sobre eletricidade e por fim, aplicado um questionário para identificar como os estudantes associaram os conceitos básicos sobre eletricidade na prática. Como resultado, foi identificado que os estudantes conseguiram trabalhar em equipe, assimilar e aprofundar os conceitos básicos sobre eletricidade no cotidiano. Por fim, é fundamental usar estratégias que levem em consideração a realidade de vida desses alunos buscando conectar os fenômenos com suas experiências diárias, procurando sempre facilitar o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11826_TB3404_15102024174019.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:25:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA RODRIGUES MADEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA R."
    "autor_email" => "antonia.madeiro@edu.sobral.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:27:50"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 374
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg"
        "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:27:50"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 374
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "679117f995a8a_22012025130825.jpg"
        "timbrado" => "679117f996b07_22012025130825.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:27:50"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 243
                "edicao_id" => 374
                "codigo" => "978-65-5222-015-8"
                "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com profunda satisfa&ccedil;&atilde;o que se apresenta esta cole&ccedil;&atilde;o de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ci&ecirc;ncias, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educa&ccedil;&atilde;o - CONEDU. Esta obra re&uacute;ne trabalhos que trazem contribui&ccedil;&otilde;es, que se espera serem valiosas, para enriquecer a pr&aacute;tica pedag&oacute;gica, assim como para fomentar o pensamento cient&iacute;fico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opini&atilde;o no cen&aacute;rio educacional.<br />\r\n
                  Nos cap&iacute;tulos seguintes, os leitores encontrar&atilde;o estudos te&oacute;ricos e emp&iacute;ricos, com relatos de experi&ecirc;ncias e pr&aacute;ticas did&aacute;ticas e pedag&oacute;gicas no Ensino de Ci&ecirc;ncias, com reflex&otilde;es tematizadas em &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflex&otilde;es, assim como expor viv&ecirc;ncias exitosas, para contribuir para continua lapida&ccedil;&atilde;o e constru&ccedil;&atilde;o de conhecimento da &aacute;rea.<br />\r\n
                  A Ci&ecirc;ncia est&aacute; intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avan&ccedil;os tecnol&oacute;gicos do s&eacute;culo XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e compet&ecirc;ncias investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor n&atilde;o apenas se inspire, mas tamb&eacute;m se sinta encorajado a implementar pr&aacute;ticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ci&ecirc;ncias a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n
                  Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspira&ccedil;&atilde;o para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conte&uacute;do contribua para a forma&ccedil;&atilde;o de cidad&atilde;os mais informados, reflexivos e cr&iacute;ticos.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n
                  RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n
                  KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; DOS SANTOS<br />\r\n
                  HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n
                  KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n
                  MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n
                  TA&Iacute;S OLIVEIRA<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n
                  FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n
                  ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf"
                "arquivo" => "28012025154700-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:27:50"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 243
                "edicao_id" => 374
                "codigo" => "978-65-5222-015-8"
                "capa" => "679117f99955e_22012025130825.png"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de ciências (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com profunda satisfa&ccedil;&atilde;o que se apresenta esta cole&ccedil;&atilde;o de artigos do Grupo de Trabalho 16, focada no Ensino de Ci&ecirc;ncias, que foram submetidos ao X Congresso Nacional da Educa&ccedil;&atilde;o - CONEDU. Esta obra re&uacute;ne trabalhos que trazem contribui&ccedil;&otilde;es, que se espera serem valiosas, para enriquecer a pr&aacute;tica pedag&oacute;gica, assim como para fomentar o pensamento cient&iacute;fico e transformador para educadores, pesquisadores e formadores de opini&atilde;o no cen&aacute;rio educacional.<br />\r\n
                  Nos cap&iacute;tulos seguintes, os leitores encontrar&atilde;o estudos te&oacute;ricos e emp&iacute;ricos, com relatos de experi&ecirc;ncias e pr&aacute;ticas did&aacute;ticas e pedag&oacute;gicas no Ensino de Ci&ecirc;ncias, com reflex&otilde;es tematizadas em &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;. Sendo pesquisas selecionadas com o objetivo de estimular novas reflex&otilde;es, assim como expor viv&ecirc;ncias exitosas, para contribuir para continua lapida&ccedil;&atilde;o e constru&ccedil;&atilde;o de conhecimento da &aacute;rea.<br />\r\n
                  A Ci&ecirc;ncia est&aacute; intrinsecamente ligada ao processo de desenvolvimento da sociedade, e aos grandes avan&ccedil;os tecnol&oacute;gicos do s&eacute;culo XXI, ancorados em uma trilha de habilidades e compet&ecirc;ncias investigativas. Por meio dos trabalhos aqui apresentados, espera-se que o leitor n&atilde;o apenas se inspire, mas tamb&eacute;m se sinta encorajado a implementar pr&aacute;ticas inovadoras, que elevem o Ensino de Ci&ecirc;ncias a um patamar mais inclusivo e significativo.<br />\r\n
                  Almeja-se que esta obra seja uma fonte de consulta e inspira&ccedil;&atilde;o para todos os envolvidos no processo educacional e que seu conte&uacute;do contribua para a forma&ccedil;&atilde;o de cidad&atilde;os mais informados, reflexivos e cr&iacute;ticos.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JOCIMARIO ALVES PEREIRA&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n
                  RENALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  RHAYSA MYRELLE FARIAS DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  PAULA CAVALCANTE MONTEIRO<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES<br />\r\n
                  KAYO DA SILVA JACOBINO<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; DOS SANTOS<br />\r\n
                  HENRIQUE VICTOR CAMPOS DE MOURA<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA<br />\r\n
                  KARLA JEANE VILELA DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA<br />\r\n
                  MAYARA GABRIELLA OLIVEIRA DE ALMEIDA<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS<br />\r\n
                  TA&Iacute;S OLIVEIRA<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE<br />\r\n
                  FREDSON MURILO DA SILVA<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA<br />\r\n
                  ALINE RAFAELA SILVA DOS ANJOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eb8bddfb0_24012025163539.pdf"
                "arquivo" => "28012025154700-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:27:50"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:57:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A Física tem fundamental importância na Educação Básica pela sua aplicabilidade e contextualização ao cotidiano dos estudantes. Porém, o processo de aprendizagem no ensino de Física é bastante complexo por se tratar de uma disciplina a qual é associada pelos alunos à aplicação de fórmulas e cálculos. No entanto, a Física é uma ciência experimental e muitos dos conteúdos podem ser ministrados utilizando exemplos do cotidiano dos estudantes e/ou através de aulas práticas por meio de experimentos ou por simuladores. O ensino experimental pode ser enriquecedor e prazeroso, mostrando que a Física é uma ciência viva. O objetivo deste trabalho é relatar uma sequência didática com o tema eletricidade, aplicada na disciplina eletiva Práticas Laboratoriais de Física com alunos do 1º e 2º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra, na cidade de Massapê, Ceará. Foram realizadas duas aulas teóricas expositivas sobre os conceitos básicos de eletricidade, após, foram realizadas duas aulas práticas, nas quais os estudantes construíram o Labirinto Elétrico, com o intuito de aprimorarem seus conhecimentos sobre eletricidade e por fim, aplicado um questionário para identificar como os estudantes associaram os conceitos básicos sobre eletricidade na prática. Como resultado, foi identificado que os estudantes conseguiram trabalhar em equipe, assimilar e aprofundar os conceitos básicos sobre eletricidade no cotidiano. Por fim, é fundamental usar estratégias que levem em consideração a realidade de vida desses alunos buscando conectar os fenômenos com suas experiências diárias, procurando sempre facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.