Desenvolver práticas de leitura e de escrita em ciências é uma tarefa necessária, porém desafiadora para as atividades docentes, e requer estratégias didáticas e pedagógicas que estejam centradas no desenvolvimento de novas habilidades nos estudantes. Em consonância com esse contexto, temos a seguinte problemática: como a leitura e a produção de histórias em quadrinhos podem contribuir para o processo de letramento científico em ciências na educação básica? O artigo tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento de uma oficina de leitura e de produção de histórias em quadrinhos sobre energia no processo de letramento científico em ciências na educação básica? Os objetivos específicos são: a) Fundamentar a pesquisa na perspectiva das discussões teóricas sobre Letramento Científico em Ciências; b) analisar o desenvolvimento de uma oficina de leitura e produção de Histórias em Quadrinhos sobre energia em uma turma de 5º ano da educação básica; c) compreender os limites e possibilidades do Gênero Histórias em Quadrinhos em atividades de leitura e escrita no ensino de ciências. Para análise dos dados, temos um referencial teórico embasado em Street (2012), Vergueiro e Ramos (2020), Araújo (2013), Ramos (2019), Carvalho (2013), entre outros autores que fomentam as discussões desenvolvidas no artigo. A pesquisa foi desenvolvida com respaldo na metodologia de revisão bibliográfica e na análise dos dados coletados na oficina de leitura e de produção de histórias em quadrinhos. Os resultados das Investigações Científicas nos possibilitam perceber que os aprendizes conseguiram ampliar os conhecimentos sobre energia a partir das práticas científicas requeridas no Ensino de Ciências.