O ensino da Botânica, em geral, é uma das principais problemáticas enfrentadas pelos professores de Ciências e Biologia na educação básica; dado que envolve uma grande quantidade de conceitos frequentemente considerados abstratos, exige do educando muita imaginação. Com isto, é preciso que o professor procure elaborar alternativas didáticas e metodológicas que permita a fácil compreensão do conteúdo, servindo de apoio na aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o uso de modelos didáticos que representem, de forma concreta, as estruturas ou partes do vegetal, pode ser uma excelente ferramenta pedagógica, pois permite uma maior percepção das estruturas, seja ela macroscópica ou microscópica, ao mesmo tempo em que: (i) torna o estudante um agente ativo no processo de aprendizagem, fazendo-os relacionar os aspectos teóricos à prática, (ii) estimula a curiosidade, interesse e a colaboração entre os estudantes, (iii) torna as aulas mais atrativas, dinâmicas e significativas, e (iv) leva diversão para a sala de aula. Neste contexto, este material descreve a elaboração de diversos modelos didáticos, em um total de 11 modelos, abordando o conteúdo de morfologia e anatomia vegetal, transitando pelos principais temas destas áreas, com o intuito principal de estimular os professores a replicar tais modelos em suas instituições e aplicar o desenvolvimento destes em sala de aula, ao mesmo tempo em busca-se expandir a compreensão de uma forma diversificada, possibilitando aos alunos uma aproximação mais sistemática do objeto de estudo e, dessa forma, do seu aprendizado. A partir da percepção e análise dos objetos em maior tamanho os discentes abstém-se um pouco somente das observações de desenhos de livros didáticos, tornando assim o ensino e a aprendizagem mais criativos e instigantes.