Este artigo, embasado à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS), visou apresentar a importância do uso de desenhos feitos por estudantes de um curso técnico integrado ao ensino médio em informática de uma instituição pública federal para a investigação de subsunçores sobre agentes causadores de doenças, com foco do grupo dos protozoários. Foram aplicadas atividades com o uso de desenhos, visando conhecer os subsunçores relativos ao tema, que foram analisados por meio de categorias previamente estabelecidas para esse tipo de análise, de acordo com o nível de conhecimento dos estudantes envolvidos. Após a aplicação desta atividade, que envolveu a realização de desenhos sobre os agentes patogênicos, foi possível identificar a presença ou não de conhecimentos prévios sobre o grupo dos protozoários. Um pré-teste e um pós-teste, permeados pelo uso de organizadores prévios, foram os principais instrumentos utilizados para a análise dos dados. Houve, no pós-teste, a percepção da identificação de estruturas, em protozoários, que não foram observadas nos esquemas do pré-teste, como os flagelos, vacúolos, pseudópodes e cílios. Houve também, no pós-teste, a demonstração correta da morfologia de amebas, tripanosomas, giardias e leishmanias. Alguns escreveram nomes dos gêneros do Protozoa, outros indicaram estruturas importantes para a identificação do grupo. Assim, após essa análise e a identificação dos subsunçores, bem como a realização de atividades com organizadores prévios, fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa, foi possível analisar evolução dos conceitos e a qualidade das imagens sobre o grupo biológico dos protozoários.